A pandemia de covid-19 paralisou a indústria dos laticínios, e é precisamente essa razão que leva os produtores de leite a tomar uma decisão tão drástica.
Nos últimos dias, a imprensa norte-americana tem dado notícia de que vários produtores estão a despejar os seus camiões de leite. Apesar do aumento da procura de alimentos devido à pandemia de covid-19, o surto paralisou a indústria dos laticínios, razão pela qual os produtores são obrigados a tomar esta drástica decisão.
Depois do encerramento de escolas, restaurantes e pontos de venda de alimentos, vários pedidos foram cancelados e os produtores ficaram com tanto leite em stock que não conseguem produzir mais por falta de capacidade de armazenamento.
Como a maioria dos produtos lácteos é perecível, os processadores armazenam apenas uma quantidade limitada de produtos para os quais não têm comprador.
“Quando o armazenamento está cheio, os produtores não têm onde colocar o produto acabado”, explicou Kara O’Connor, diretora de relações governamentais da Wisconsin Farmers Union, citada pelo Gizmodo.
Muitos produtores de leite disseram que os seus processadores – que incluem cooperativas e redes de supermercados, – estão a dizer-lhes para deitarem fora o leite ou abaterem os rebanhos.
A Dairy Farmers of America, composta por mais de 13.000 agricultores dos Estados Unidos, disse à Reuters ter pedido aos agricultores que deitassem fora leite, e que, em troca, receberiam um pagamento pelo produto desperdiçado. Contudo, à semelhança de outras cooperativas, a organização não se encontra nas melhores condições financeiras e só pode sustentar estes pagamentos por um reduzido período de tempo.
Segundo a Reuters, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos deverá canalizar cerca de 15,5 mil milhões de dólares para fazer face aos efeitos da pandemia de coronavírus. O plano inicial deverá incluir pagamentos diretos a agricultores e outras medidas de apoio.
O plano marcaria o primeiro grande impulso do Governo de Donald Trump para garantir que a pandemia não provoca uma escassez de alimentos. Com as reservas dos produtores de leite esgotadas, o ano que deveria ser de recuperação está a transformar-se num grande desastre.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe