//

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

1

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo, Mario Centeno

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo.

De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para continuar na presidência do Eurogrupo por mais dois anos e meio. Em declarações ao Expresso, o ministro irlandês das Finanças, Paschal Donohoe, foi um dos que disse que “apoiaria” um segundo mandato.

“Ao menos com Centeno sabem com o que contam”, afirmou ao semanário uma outra fonte europeia ligada ao Eurogrupo.

O jornal aponta que não deve haver grande oposição ao ministro das Finanças português, caso este queira continuar, no entanto, relembra que ainda faltam seis meses do atual mandato e que há também quem considere ser cedo para falar deste assunto.

Neste momento, Centeno encontra-se a preparar o Orçamento do Estado para 2020, que deverá ser entregue no Parlamento no próximo dia 16 de dezembro.

O ministro do Governo de António Costa foi eleito presidente do Eurogrupo a 4 de dezembro de 2017 e assumiu o cargo em janeiro de 2018, sucedendo ao holandês Jeroen Dijsselbloem.

Não é certo que Centeno continue no cargo — até porque, para isso, terá de continuar a ser ministro — e já se falou na possibilidade de vir a ser, já no próximo ano, governador do Banco de Portugal.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.