//

Centeno acredita ter perfil para governador do Banco de Portugal

1

partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Apesar de querer cumprir o mandato no Eurogrupo até ao fim, Mário Centeno não esconde que acredita ter perfil para ser governador do Banco de Portugal.

Em declarações à TSF, Mário Centeno afirmou ter perfil para ser governador do Banco de Portugal (BdP), apesar de garantir que está empenhado em terminar o mandato de presidente do Eurogrupo até ao fim.

“Deus nos livre que tivéssemos que aprender sobre o nosso futuro pelo Dr. Marques Mendes”, disse o atual ministro das Finanças, referindo-se ao facto do comentador político ter especulado, no passado domingo, que Centeno não iria cumprir mais uma legislatura completa e que estaria a fazer mira ao cargo de líder do banco central português.

Quando questionado sobre se se vê com perfil para desempenhar o cargo de governador, Centeno respondeu que “se houver um perfil para ser governador do BdP, é mais ou menos a mesma coisa que ser diretor-geral do FMI do ponto de vista das qualificações. Não vejo onde é que pudesse estar aí uma dificuldade”.

Na mesa entrevista, abordou outras questões, como o abrandamento económico mundial e os receios em torno de uma nova recessão. No caso concreto da Alemanha, que viu o PIB contrair 0,1% no segundo trimestre, Mário Centeno disse que o país “tem todos os instrumentos” para dar uma resposta.

No entanto, aquilo que mais preocupa o ministro das Finanças português é o Brexit, sobretudo se a saída do Reino Unido da União Europeia for feita sem acordo. “Haverá sempre mais alguma coisa no dia em que o Brexit acontecer, sobretudo se for sem acordo.”

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.