Mário Centeno eleito presidente do Eurogrupo

Olivier Hoslet / EPA

Centeno eleito presidente do Eurogrupo

O ministro das Finanças foi, esta segunda-feira, eleito presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, venceu as eleições para a presidência do Eurogrupo à segunda volta da votação realizada hoje à tarde em Bruxelas.

Depois de se ter dado como certo que o ministro contaria com, pelo menos, nove votos, o português só conseguiu somar oito na primeira volta, adiando a decisão para uma segunda fase.

Para o ministro das Finanças ser eleito presidente do Eurogrupo, teria que alcançar dez votos num universo de 19 países que integram atualmente a zona euro. O voto é secreto.

Logo na primeira volta, os candidatos ficaram reduzidos a três com a desistência da candidata letã Dana Reizniece-Ozola. Já durante a segunda volta, foi o candidato eslovaco Peter Kazimir a desistir, deixando Centeno num frente a frente com o luxemburguês Pierre Gramega.

O português tomará posse a 12 de janeiro, altura em que o holandês Jeroen Dijsselbloem abandona o cargo. Centeno presidirá ao Eurogrupo durante dois anos e meio.

O presidente cessante destacou hoje que o governante português foi o escolhido entre “quatro candidatos excelentes”, desejando-lhe felicidades no futuro cargo.

Na sala de imprensa do Conselho da União Europeia, após ter sido eleito, Mário Centeno afirmou que “é uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo”.

Ao lado de Dijsselbloem, do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e do diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, Centeno agradeceu aos seus colegas, “em particular” aos seus concorrentes na eleição, por “uma corrida justa e muito democrática”.

“E é uma honra devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos”, declarou o ministro, que sublinhou que esse trabalho “tem de ser feito por todos os membros que pertence ao euro, Comissão, instituições europeias”.

Centeno torna-se assim o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Mario Centeno, Parabéns pela sua eleição…, o Durão Barroso também foi eleito, ricos táxos, estes afinal de contas o dinheiro, segundo afirmação do Deputado Holandês, sem pedir desculpas, é para o Vinho e Mulheres.
    Será que desta vez vamos sair do LIXO, tenho as minhas duvidas, alias tenho a certeza que tal não vai acontecer, a não ser um novo 25 de Abril.

    • Senhor Firmino Pereira, Durão burroso, lixou-se no governo para que tinha sido eleito, foi para presidente da Comissão Europeia depois de ter tomado parte da decisão de guerra ao Iraque.
      Mário Centeno foi eleito para presidente do Eurogrupo por mérito próprio e provas dadas, pelos bons serviços prestados a Portugal.
      Durão Burroso continua a dar provas reais dos interesses obscuros que defende…
      Não faça comparações venenosas….

RESPONDER

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …

Este mamífero consegue sobreviver a quase sete mil metros de altura

Cientistas pensam ter confirmado que um pequeno rato descoberto no vulcão Llullaillaco, nos Andes, é o mamífero que consegue viver à maior altitude já conhecida (6739 metros). Segundo o IFLScience, o Phyllotis xanthopygus rupestris foi descoberto, …

O glaciar Denman recuou quase cinco quilómetros nos últimos 22 anos

O glaciar Denman, na Antártica Oriental, recuou cerca de cinco quilómetros nos últimos 22 anos. Investigadores da Universidade da Califórnia, Irvine e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão preocupados coma topografia exclusiva …

Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas. De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos …

Associação alerta para riscos da mudança da hora em tempos de confinamento

O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu hoje que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas na sequência da pandemia …

Governo português legaliza estrangeiros ilegais. "A prioridade é a defesa da saúde"

O Governo português decidiu regularizar os estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, medida em vigor desde a declaração do estado de emergência, no dia 19, e que lhes garante os mesmos …