Mário Centeno eleito presidente do Eurogrupo

Olivier Hoslet / EPA

Centeno eleito presidente do Eurogrupo

O ministro das Finanças foi, esta segunda-feira, eleito presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, venceu as eleições para a presidência do Eurogrupo à segunda volta da votação realizada hoje à tarde em Bruxelas.

Depois de se ter dado como certo que o ministro contaria com, pelo menos, nove votos, o português só conseguiu somar oito na primeira volta, adiando a decisão para uma segunda fase.

Para o ministro das Finanças ser eleito presidente do Eurogrupo, teria que alcançar dez votos num universo de 19 países que integram atualmente a zona euro. O voto é secreto.

Logo na primeira volta, os candidatos ficaram reduzidos a três com a desistência da candidata letã Dana Reizniece-Ozola. Já durante a segunda volta, foi o candidato eslovaco Peter Kazimir a desistir, deixando Centeno num frente a frente com o luxemburguês Pierre Gramega.

O português tomará posse a 12 de janeiro, altura em que o holandês Jeroen Dijsselbloem abandona o cargo. Centeno presidirá ao Eurogrupo durante dois anos e meio.

O presidente cessante destacou hoje que o governante português foi o escolhido entre “quatro candidatos excelentes”, desejando-lhe felicidades no futuro cargo.

Na sala de imprensa do Conselho da União Europeia, após ter sido eleito, Mário Centeno afirmou que “é uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo”.

Ao lado de Dijsselbloem, do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e do diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, Centeno agradeceu aos seus colegas, “em particular” aos seus concorrentes na eleição, por “uma corrida justa e muito democrática”.

“E é uma honra devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos”, declarou o ministro, que sublinhou que esse trabalho “tem de ser feito por todos os membros que pertence ao euro, Comissão, instituições europeias”.

Centeno torna-se assim o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Mario Centeno, Parabéns pela sua eleição…, o Durão Barroso também foi eleito, ricos táxos, estes afinal de contas o dinheiro, segundo afirmação do Deputado Holandês, sem pedir desculpas, é para o Vinho e Mulheres.
    Será que desta vez vamos sair do LIXO, tenho as minhas duvidas, alias tenho a certeza que tal não vai acontecer, a não ser um novo 25 de Abril.

    • Senhor Firmino Pereira, Durão burroso, lixou-se no governo para que tinha sido eleito, foi para presidente da Comissão Europeia depois de ter tomado parte da decisão de guerra ao Iraque.
      Mário Centeno foi eleito para presidente do Eurogrupo por mérito próprio e provas dadas, pelos bons serviços prestados a Portugal.
      Durão Burroso continua a dar provas reais dos interesses obscuros que defende…
      Não faça comparações venenosas….

RESPONDER

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …