Mário Centeno eleito presidente do Eurogrupo

Olivier Hoslet / EPA

Centeno eleito presidente do Eurogrupo

O ministro das Finanças foi, esta segunda-feira, eleito presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, venceu as eleições para a presidência do Eurogrupo à segunda volta da votação realizada hoje à tarde em Bruxelas.

Depois de se ter dado como certo que o ministro contaria com, pelo menos, nove votos, o português só conseguiu somar oito na primeira volta, adiando a decisão para uma segunda fase.

Para o ministro das Finanças ser eleito presidente do Eurogrupo, teria que alcançar dez votos num universo de 19 países que integram atualmente a zona euro. O voto é secreto.

Logo na primeira volta, os candidatos ficaram reduzidos a três com a desistência da candidata letã Dana Reizniece-Ozola. Já durante a segunda volta, foi o candidato eslovaco Peter Kazimir a desistir, deixando Centeno num frente a frente com o luxemburguês Pierre Gramega.

O português tomará posse a 12 de janeiro, altura em que o holandês Jeroen Dijsselbloem abandona o cargo. Centeno presidirá ao Eurogrupo durante dois anos e meio.

O presidente cessante destacou hoje que o governante português foi o escolhido entre “quatro candidatos excelentes”, desejando-lhe felicidades no futuro cargo.

Na sala de imprensa do Conselho da União Europeia, após ter sido eleito, Mário Centeno afirmou que “é uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo”.

Ao lado de Dijsselbloem, do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e do diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, Centeno agradeceu aos seus colegas, “em particular” aos seus concorrentes na eleição, por “uma corrida justa e muito democrática”.

“E é uma honra devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos”, declarou o ministro, que sublinhou que esse trabalho “tem de ser feito por todos os membros que pertence ao euro, Comissão, instituições europeias”.

Centeno torna-se assim o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Mario Centeno, Parabéns pela sua eleição…, o Durão Barroso também foi eleito, ricos táxos, estes afinal de contas o dinheiro, segundo afirmação do Deputado Holandês, sem pedir desculpas, é para o Vinho e Mulheres.
    Será que desta vez vamos sair do LIXO, tenho as minhas duvidas, alias tenho a certeza que tal não vai acontecer, a não ser um novo 25 de Abril.

    • Senhor Firmino Pereira, Durão burroso, lixou-se no governo para que tinha sido eleito, foi para presidente da Comissão Europeia depois de ter tomado parte da decisão de guerra ao Iraque.
      Mário Centeno foi eleito para presidente do Eurogrupo por mérito próprio e provas dadas, pelos bons serviços prestados a Portugal.
      Durão Burroso continua a dar provas reais dos interesses obscuros que defende…
      Não faça comparações venenosas….

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …