Mário Centeno eleito presidente do Eurogrupo

Olivier Hoslet / EPA

Centeno eleito presidente do Eurogrupo

O ministro das Finanças foi, esta segunda-feira, eleito presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, venceu as eleições para a presidência do Eurogrupo à segunda volta da votação realizada hoje à tarde em Bruxelas.

Depois de se ter dado como certo que o ministro contaria com, pelo menos, nove votos, o português só conseguiu somar oito na primeira volta, adiando a decisão para uma segunda fase.

Para o ministro das Finanças ser eleito presidente do Eurogrupo, teria que alcançar dez votos num universo de 19 países que integram atualmente a zona euro. O voto é secreto.

Logo na primeira volta, os candidatos ficaram reduzidos a três com a desistência da candidata letã Dana Reizniece-Ozola. Já durante a segunda volta, foi o candidato eslovaco Peter Kazimir a desistir, deixando Centeno num frente a frente com o luxemburguês Pierre Gramega.

O português tomará posse a 12 de janeiro, altura em que o holandês Jeroen Dijsselbloem abandona o cargo. Centeno presidirá ao Eurogrupo durante dois anos e meio.

O presidente cessante destacou hoje que o governante português foi o escolhido entre “quatro candidatos excelentes”, desejando-lhe felicidades no futuro cargo.

Na sala de imprensa do Conselho da União Europeia, após ter sido eleito, Mário Centeno afirmou que “é uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo”.

Ao lado de Dijsselbloem, do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e do diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, Centeno agradeceu aos seus colegas, “em particular” aos seus concorrentes na eleição, por “uma corrida justa e muito democrática”.

“E é uma honra devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos”, declarou o ministro, que sublinhou que esse trabalho “tem de ser feito por todos os membros que pertence ao euro, Comissão, instituições europeias”.

Centeno torna-se assim o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Mario Centeno, Parabéns pela sua eleição…, o Durão Barroso também foi eleito, ricos táxos, estes afinal de contas o dinheiro, segundo afirmação do Deputado Holandês, sem pedir desculpas, é para o Vinho e Mulheres.
    Será que desta vez vamos sair do LIXO, tenho as minhas duvidas, alias tenho a certeza que tal não vai acontecer, a não ser um novo 25 de Abril.

    • Senhor Firmino Pereira, Durão burroso, lixou-se no governo para que tinha sido eleito, foi para presidente da Comissão Europeia depois de ter tomado parte da decisão de guerra ao Iraque.
      Mário Centeno foi eleito para presidente do Eurogrupo por mérito próprio e provas dadas, pelos bons serviços prestados a Portugal.
      Durão Burroso continua a dar provas reais dos interesses obscuros que defende…
      Não faça comparações venenosas….

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …