/

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença.

O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e os mais esquisitos no que toca à alimentação podem ser os mais visados, sugere uma notícia da Metro. Mas é com isso que as pessoas se devem preocupar? Como na maioria das coisas, não é tão claro quanto parece.

O escorbuto surge quando não se ingere vitamina C suficiente na dieta. Os sintomas incluem sentir-se mais cansado do que o habitual, gengivas inchadas ou sangrentas e magoar-se facilmente. No entanto, é preciso entre um a três meses com pouquíssima vitamina C para chegar a esse ponto.

A vitamina C está presente em tantos alimentos que é realmente muito difícil obter escorbuto. Naturalmente, a maioria das pessoas sabe que laranjas, limas, limões e kiwis contêm muita vitamina C, mas batatas novas, brócolos e pimentos também são boas fontes desta vitamina. Ainda assim, não é impossível apanhar escorbuto, como mostram os números oficiais do NHS — o serviço nacional de saúde britânico.

Em 2007/08, 61 pessoas hospitalizadas em Inglaterra tinham escorbuto. Este número saltou para 128 em 2016/17 — mais do que o dobro dos casos.

Mas, contextualizando, em 2016/17, houve 16 milhões de pessoas internadas no total. Isto significa que 0,0008% dos internamentos hospitalares envolveram escorbuto. É um aumento, mas num panorama alargado, não é uma calamidade nacional.

O verdadeiro problema

O escorbuto é apenas a consequência de uma dieta inadequada. As taxas de desnutrição mostram um aumento muito mais intenso. Em 2007/08, houve 2.702 casos de desnutrição em internamentos hospitalares. Em 2016/17, esse número mais do que triplicou para 9.006.

A desnutrição não afeta apenas as pessoas com baixo peso — você pode estar com excesso do peso ou obeso e desnutrido ao mesmo tempo. Pode estar a comer muita comida, mas não estar a receber nutrientes suficientes. Ou pode estar a comer a quantidade certa de comida em termos de calorias, mas o tipo errado de comida em termos de nutrientes.

Comer muito de um nutriente específico também pode ser um problema, pois você pode acabar por consumir níveis tóxicos de vitaminas e minerais. Todas estas coisas podem levar à desnutrição.

As taxas de desnutrição também diferem por idade. O apetite diminui à medida que você envelhece, por isso pode ser comum em pessoas mais velhas. A maioria das pessoas referidas no artigo da Metro é da geração dos millennials, mas olhando para os números oficiais, não há muita diferença nas taxas de escorbuto entre as várias faixas etárias. Portanto, ser millennial não aumenta a probabilidade de apanhar escorbuto.

De todas as causas, a desigualdade é a que realmente nos devemos focar. No ano passado, foi relatado que 14 milhões de pessoas no Reino Unido vivem na pobreza. Isso é mais do que um quinto da população. O mesmo relatório afirma que a pobreza infantil aumentou mais de meio milhão nos últimos cinco anos. Esta é uma grande parte da população que pode não ser capaz de pagar uma dieta saudável.

Não deveríamos estar a lidar com desnutrição ou escorbuto em 2019, mas estamos. O que podemos mudar é como reagimos a ela. Como o artigo da Metro diz, é preciso ter mais compreensão e menos julgamento sobre o que as pessoas estão a comer. Mas também precisamos de reconhecer e abordar as desigualdades sociais responsáveis por estas “doenças vitorianas”. Até que façamos, o escorbuto continuará a existir.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.