O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença.

O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e os mais esquisitos no que toca à alimentação podem ser os mais visados, sugere uma notícia da Metro. Mas é com isso que as pessoas se devem preocupar? Como na maioria das coisas, não é tão claro quanto parece.

O escorbuto surge quando não se ingere vitamina C suficiente na dieta. Os sintomas incluem sentir-se mais cansado do que o habitual, gengivas inchadas ou sangrentas e magoar-se facilmente. No entanto, é preciso entre um a três meses com pouquíssima vitamina C para chegar a esse ponto.

A vitamina C está presente em tantos alimentos que é realmente muito difícil obter escorbuto. Naturalmente, a maioria das pessoas sabe que laranjas, limas, limões e kiwis contêm muita vitamina C, mas batatas novas, brócolos e pimentos também são boas fontes desta vitamina. Ainda assim, não é impossível apanhar escorbuto, como mostram os números oficiais do NHS — o serviço nacional de saúde britânico.

Em 2007/08, 61 pessoas hospitalizadas em Inglaterra tinham escorbuto. Este número saltou para 128 em 2016/17 — mais do que o dobro dos casos.

Mas, contextualizando, em 2016/17, houve 16 milhões de pessoas internadas no total. Isto significa que 0,0008% dos internamentos hospitalares envolveram escorbuto. É um aumento, mas num panorama alargado, não é uma calamidade nacional.

O verdadeiro problema

O escorbuto é apenas a consequência de uma dieta inadequada. As taxas de desnutrição mostram um aumento muito mais intenso. Em 2007/08, houve 2.702 casos de desnutrição em internamentos hospitalares. Em 2016/17, esse número mais do que triplicou para 9.006.

A desnutrição não afeta apenas as pessoas com baixo peso — você pode estar com excesso do peso ou obeso e desnutrido ao mesmo tempo. Pode estar a comer muita comida, mas não estar a receber nutrientes suficientes. Ou pode estar a comer a quantidade certa de comida em termos de calorias, mas o tipo errado de comida em termos de nutrientes.

Comer muito de um nutriente específico também pode ser um problema, pois você pode acabar por consumir níveis tóxicos de vitaminas e minerais. Todas estas coisas podem levar à desnutrição.

As taxas de desnutrição também diferem por idade. O apetite diminui à medida que você envelhece, por isso pode ser comum em pessoas mais velhas. A maioria das pessoas referidas no artigo da Metro é da geração dos millennials, mas olhando para os números oficiais, não há muita diferença nas taxas de escorbuto entre as várias faixas etárias. Portanto, ser millennial não aumenta a probabilidade de apanhar escorbuto.

De todas as causas, a desigualdade é a que realmente nos devemos focar. No ano passado, foi relatado que 14 milhões de pessoas no Reino Unido vivem na pobreza. Isso é mais do que um quinto da população. O mesmo relatório afirma que a pobreza infantil aumentou mais de meio milhão nos últimos cinco anos. Esta é uma grande parte da população que pode não ser capaz de pagar uma dieta saudável.

Não deveríamos estar a lidar com desnutrição ou escorbuto em 2019, mas estamos. O que podemos mudar é como reagimos a ela. Como o artigo da Metro diz, é preciso ter mais compreensão e menos julgamento sobre o que as pessoas estão a comer. Mas também precisamos de reconhecer e abordar as desigualdades sociais responsáveis por estas “doenças vitorianas”. Até que façamos, o escorbuto continuará a existir.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …