//

É o fim das bananas? Fungo devastador chegou à América Latina

1

Más notícias para os amantes de bananas. O fungo Fusarium oxysporum, que transmite uma doença às bananas conhecida como o “mal do Panamá”, chegou à América Latina, tal como os cientistas tanto receavam.

Recentemente, as autoridades da Colômbia declararam o estado de emergência nacional depois de terem confirmado a presença do fungo Fusarium oxysporum, que transmite uma doença às bananas conhecida como o “mal do Panamá”, avança o Live Science.

As autoridades reportaram que o fungo foi encontrado numa área de 175 hectares em La Guajira, no norte do país. A zona foi colocada em quarentena e foram destruídas as áreas afetadas num esforço para combater o fungo.

A doença do Panamá já afetou várias plantações na Ásia, na Austrália, no Médio Oriente e em África. Esta é a primeira vez que chega a este continente, o que poderá traduzir-se numa verdadeira catástrofe, uma vez que a América Latina é um importante produtor deste fruto, sobretudo a América Central (o Equador é o principal exportador deste fruto).

Embora o F. oxysporum não seja prejudicial aos humanos, é uma “séria ameaça” à produção de banana. O fungo ataca as raízes da planta e bloqueia o seu sistema vascular — a rede usada para transportar água e nutrientes —, matando a planta.

Quando chega ao solo, o fungo não pode ser tratado com fungicidas e é muito difícil de ser removido. Além disso, o F. oxysporum ataca a banana Cavendish, o tipo mais comummente exportado e consumido em todo o mundo.

Este tipo de banana reproduzem-se de forma assexuada, o que significa que as plantas são essencialmente clones dos seus pais, ou seja, as culturas de banana não possuem diversidade genética e as infeções podem espalhar-se rapidamente.

“O que temos neste momento é um cenário quase apocalíptico em que provavelmente vamos perder as bananas Cavendish” explica Sarah Gurr, professora de segurança alimentar da Universidade de Exeter, à revista Wired.

Preocupados com o problema, alguns cientistas começaram já a tentar arranjar uma forma para evitar a extinção do fruto. A solução passa por criar uma nova planta resistente à infeção causada pela doença do Panamá.

Há ainda uma banana selvagem, que só existe em Madagáscar, que pode ser crucial para a proteção das plantações de banana, no entanto, a má notícia é que está na lista de espécies ameaçadas de extinção.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.