/

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

2

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água.

Nenhum habitante de Coal Grove quis acreditar quando, ao abrirem a torneira, viram água cor-de-rosa a escorrer pelo ralo abaixo. O caso é relativo ao dia 3 de junho e aconteceu da noite para o dia, surpreendendo todos os cidadãos.

De acordo com os relatórios oficiais das autoridades competentes, o problema teve a ver com uma avaria na bomba da estação local de tratamento de água. O defeito na bomba fez com que permanganato de sódio fosse libertado na água em quantidades excessivas. Este composto químico é normalmente usado para controlar o cheiro e o sabor da água da torneira.

Além disso, também é usado para tornar a água mais límpida e apelativa. No entanto, o exagero no composto foi tanto que acabou fez com que a água parecesse algo saído de um filme de ficção científica.

Segundo a IFL Science, a água é normalmente tratada com uma dose entre 1 a 3 miligramas de permanganato de sódio por litro. Feitas as contas, ao fim de um dia, cerca de três quilogramas do composto são adicionadas à agua. Esta avaria levou a que esse valor fosse 14 vezes superior ao normal.

Apesar do seu aspeto, as autoridades garantiram que o consumo da água, desde que em quantidades reduzidas, não traz problemas de saúde. O susto acabou por passar e a água voltou à sua cor normal após resolvido o problema.

Esta não é a primeira vez que acontece um caso semelhante. Em março de 2017, uma cidade canadiana também viu a sua água da torneira ficar cor-de-rosa. Poucas semanas depois, o mesmo aconteceu a um lago salgado na Austrália, com a água a ficar num tom de rosa.

ZAP //

2 Comments

  1. Pois é… como pode acontecer tamanho erro na dosagem?.. Estamos realmente vivendo entre as atrocidades da era nazista. Tudo que não conseguiram os alemães na segunda guerra, devido a muitas falhas nos seus objetivos, hoje são importânticimos documentos descobertos em que vem nos mostra as grandes tecnologias que o mundo vivência…Salvem-se quem puder!

  2. Para todo o processo ser transparente, devia de estar claro o que adicionam à água, quantidades, porquê, efeitos nefastos possíveis, etc. Em vez disso, divulgam as análises periódicas apenas sobre alguns componentes.
    Contudo, eles analisam isso à saída da estação de tratamento. Enquanto a água para a população tem de percorrer longos percursos em tubagens, boa parte antigas e degradadas, cujas consequências são variadas. Podemos ter uma ideia concreta na reportagem Linha da Frente da RTP –
    https://www.rtp.pt/play/p4231/e377106/linha-da-frente

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.