Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água.
Nenhum habitante de Coal Grove quis acreditar quando, ao abrirem a torneira, viram água cor-de-rosa a escorrer pelo ralo abaixo. O caso é relativo ao dia 3 de junho e aconteceu da noite para o dia, surpreendendo todos os cidadãos.
De acordo com os relatórios oficiais das autoridades competentes, o problema teve a ver com uma avaria na bomba da estação local de tratamento de água. O defeito na bomba fez com que permanganato de sódio fosse libertado na água em quantidades excessivas. Este composto químico é normalmente usado para controlar o cheiro e o sabor da água da torneira.
Além disso, também é usado para tornar a água mais límpida e apelativa. No entanto, o exagero no composto foi tanto que acabou fez com que a água parecesse algo saído de um filme de ficção científica.
Segundo a IFL Science, a água é normalmente tratada com uma dose entre 1 a 3 miligramas de permanganato de sódio por litro. Feitas as contas, ao fim de um dia, cerca de três quilogramas do composto são adicionadas à agua. Esta avaria levou a que esse valor fosse 14 vezes superior ao normal.
Apesar do seu aspeto, as autoridades garantiram que o consumo da água, desde que em quantidades reduzidas, não traz problemas de saúde. O susto acabou por passar e a água voltou à sua cor normal após resolvido o problema.
Esta não é a primeira vez que acontece um caso semelhante. Em março de 2017, uma cidade canadiana também viu a sua água da torneira ficar cor-de-rosa. Poucas semanas depois, o mesmo aconteceu a um lago salgado na Austrália, com a água a ficar num tom de rosa.
Pois é… como pode acontecer tamanho erro na dosagem?.. Estamos realmente vivendo entre as atrocidades da era nazista. Tudo que não conseguiram os alemães na segunda guerra, devido a muitas falhas nos seus objetivos, hoje são importânticimos documentos descobertos em que vem nos mostra as grandes tecnologias que o mundo vivência…Salvem-se quem puder!
Para todo o processo ser transparente, devia de estar claro o que adicionam à água, quantidades, porquê, efeitos nefastos possíveis, etc. Em vez disso, divulgam as análises periódicas apenas sobre alguns componentes.
Contudo, eles analisam isso à saída da estação de tratamento. Enquanto a água para a população tem de percorrer longos percursos em tubagens, boa parte antigas e degradadas, cujas consequências são variadas. Podemos ter uma ideia concreta na reportagem Linha da Frente da RTP –
https://www.rtp.pt/play/p4231/e377106/linha-da-frente