A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água.

Nenhum habitante de Coal Grove quis acreditar quando, ao abrirem a torneira, viram água cor-de-rosa a escorrer pelo ralo abaixo. O caso é relativo ao dia 3 de junho e aconteceu da noite para o dia, surpreendendo todos os cidadãos.

De acordo com os relatórios oficiais das autoridades competentes, o problema teve a ver com uma avaria na bomba da estação local de tratamento de água. O defeito na bomba fez com que permanganato de sódio fosse libertado na água em quantidades excessivas. Este composto químico é normalmente usado para controlar o cheiro e o sabor da água da torneira.

Além disso, também é usado para tornar a água mais límpida e apelativa. No entanto, o exagero no composto foi tanto que acabou fez com que a água parecesse algo saído de um filme de ficção científica.

Segundo a IFL Science, a água é normalmente tratada com uma dose entre 1 a 3 miligramas de permanganato de sódio por litro. Feitas as contas, ao fim de um dia, cerca de três quilogramas do composto são adicionadas à agua. Esta avaria levou a que esse valor fosse 14 vezes superior ao normal.

Apesar do seu aspeto, as autoridades garantiram que o consumo da água, desde que em quantidades reduzidas, não traz problemas de saúde. O susto acabou por passar e a água voltou à sua cor normal após resolvido o problema.

Esta não é a primeira vez que acontece um caso semelhante. Em março de 2017, uma cidade canadiana também viu a sua água da torneira ficar cor-de-rosa. Poucas semanas depois, o mesmo aconteceu a um lago salgado na Austrália, com a água a ficar num tom de rosa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois é… como pode acontecer tamanho erro na dosagem?.. Estamos realmente vivendo entre as atrocidades da era nazista. Tudo que não conseguiram os alemães na segunda guerra, devido a muitas falhas nos seus objetivos, hoje são importânticimos documentos descobertos em que vem nos mostra as grandes tecnologias que o mundo vivência…Salvem-se quem puder!

  2. Para todo o processo ser transparente, devia de estar claro o que adicionam à água, quantidades, porquê, efeitos nefastos possíveis, etc. Em vez disso, divulgam as análises periódicas apenas sobre alguns componentes.
    Contudo, eles analisam isso à saída da estação de tratamento. Enquanto a água para a população tem de percorrer longos percursos em tubagens, boa parte antigas e degradadas, cujas consequências são variadas. Podemos ter uma ideia concreta na reportagem Linha da Frente da RTP –
    https://www.rtp.pt/play/p4231/e377106/linha-da-frente

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …