A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água.

Nenhum habitante de Coal Grove quis acreditar quando, ao abrirem a torneira, viram água cor-de-rosa a escorrer pelo ralo abaixo. O caso é relativo ao dia 3 de junho e aconteceu da noite para o dia, surpreendendo todos os cidadãos.

De acordo com os relatórios oficiais das autoridades competentes, o problema teve a ver com uma avaria na bomba da estação local de tratamento de água. O defeito na bomba fez com que permanganato de sódio fosse libertado na água em quantidades excessivas. Este composto químico é normalmente usado para controlar o cheiro e o sabor da água da torneira.

Além disso, também é usado para tornar a água mais límpida e apelativa. No entanto, o exagero no composto foi tanto que acabou fez com que a água parecesse algo saído de um filme de ficção científica.

Segundo a IFL Science, a água é normalmente tratada com uma dose entre 1 a 3 miligramas de permanganato de sódio por litro. Feitas as contas, ao fim de um dia, cerca de três quilogramas do composto são adicionadas à agua. Esta avaria levou a que esse valor fosse 14 vezes superior ao normal.

Apesar do seu aspeto, as autoridades garantiram que o consumo da água, desde que em quantidades reduzidas, não traz problemas de saúde. O susto acabou por passar e a água voltou à sua cor normal após resolvido o problema.

Esta não é a primeira vez que acontece um caso semelhante. Em março de 2017, uma cidade canadiana também viu a sua água da torneira ficar cor-de-rosa. Poucas semanas depois, o mesmo aconteceu a um lago salgado na Austrália, com a água a ficar num tom de rosa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois é… como pode acontecer tamanho erro na dosagem?.. Estamos realmente vivendo entre as atrocidades da era nazista. Tudo que não conseguiram os alemães na segunda guerra, devido a muitas falhas nos seus objetivos, hoje são importânticimos documentos descobertos em que vem nos mostra as grandes tecnologias que o mundo vivência…Salvem-se quem puder!

  2. Para todo o processo ser transparente, devia de estar claro o que adicionam à água, quantidades, porquê, efeitos nefastos possíveis, etc. Em vez disso, divulgam as análises periódicas apenas sobre alguns componentes.
    Contudo, eles analisam isso à saída da estação de tratamento. Enquanto a água para a população tem de percorrer longos percursos em tubagens, boa parte antigas e degradadas, cujas consequências são variadas. Podemos ter uma ideia concreta na reportagem Linha da Frente da RTP –
    https://www.rtp.pt/play/p4231/e377106/linha-da-frente

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …