/

Erro no tratamento químico deixa água cor-de-rosa em cidade no Canadá

c6wb-onuyaaeaj4

Os cidadãos de Onoway, Alberta, ficaram surpreendidos (e assustados) quando, na segunda-feira, observaram que a água que saía da torneira estava cor-de-rosa.

O presidente da câmara, Dale Krasnow, assegurou que não havia nenhum tipo de risco para a saúde dos habitantes, mas admitiu que a administração local poderia “ter feito um trabalho melhor em comunicar o que estava a acontecer”.

De acordo com a autarquia do município, a mudança de cor da água foi um efeito colateral comum no tratamento químico com permanganato de potássio. A administração local explicou que o composto químico entrou no reservatório devido a um problema numa válvula durante o processo de esvaziamento e lavagem dos filtros.

“O reservatório foi drenado, mas alguns dos produtos químicos entraram no sistema de distribuição.”

Ainda que seja alarmante ver água cor-de-rosa a sair das torneiras, o permanganato de potássio é usado em processos normais de tratamento para ajudar a remover ferro e magnésio da água e as autoridades da cidade canadiana garantem que a saúde dos mil habitantes da vila de Onoway nunca esteve em risco.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o permanganato de potássio pode causar irritação na pele, mas não houve registo de qualquer reação ao produto químico.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.