/

Costa obrigado a mini-remodelação. Pedro Nuno Santos apontado para ministro

1

Tiago Petinga / Lusa

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos

A saída de Pedro Marques para as europeias vai obrigar António Costa a mexer no Governo. Nada está fechado, mas Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a ser promovido a ministro.

A informação é avançada pelo Expresso esta quinta-feira. A futura composição do Governo ainda não está fechada, mas uma das hipóteses mais seguras é a de que, após a saída do atual ministro do Planeamento, Pedro Marques, o primeiro-ministro avance para uma mini-remodelação que dê ao atual secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares uma pasta ministerial.

Pedro Marques foi o nome escolhido pera cabeça de lista do PS às eleições europeias de 26 de maio, obrigando assim António Costa a mexer mais uma vez na sua equipa.

Ainda não está garantido que Pedro Nuno Santos venha a ocupar a pasta que será deixada livre pelo ministro Pedro Marques., mas a subida a ministro é uma hipótese que está a ser trabalhada, adianta o semanário.

Uma das principais missões do secretário de Estado era a articulação com outros partidos à esquerda, para negociar o apoio em matérias decisivas para a governação, designadamente o Orçamento do Estado. Cumprida essa tarefa, e estando o país a aquecer os motores para a campanha eleitoral, Pedro Nuno Santos ficou mais livre, abrindo a porta a que assumisse novas funções no Governo de António Costa.

Caso se confirme, António Costa não só promove uma das suas peças-chave do sucesso desta solução de Governo, como encontra uma solução interna para resolver um problema que poderia ser difícil, estando a legislatura a chegar ao fim, explica o Observador.

Aliás, na última entrevista que deu ao jornal, Pedro Nuno Santos admitia que quatro anos eram “suficientes” nas funções que ocupa, e assumia ter “competências que são adquiridas ao longo dos anos de atividade política” relevantes “para qualquer função ministeriável”.

Essa possibilidade, que não se concretizou na última remodelação governamental, pode concretizar-se agora. Prevê-se que, terminada a Convenção para as europeias do Partido Socialista, António Costa confirme os nomes escolhidos para a lista às eleições e anuncie as mudanças no Governo.

ZAP //

1 Comment

  1. qual remodelacao? a remodelacao e o costa desaparecer de portugal e de preferencia levar todos os ministros com ele e rezemos que o aviao dele “nao?” caia no oceano atlantico. e so.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.