Costa obrigado a mini-remodelação. Pedro Nuno Santos apontado para ministro

Tiago Petinga / Lusa

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos

A saída de Pedro Marques para as europeias vai obrigar António Costa a mexer no Governo. Nada está fechado, mas Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a ser promovido a ministro.

A informação é avançada pelo Expresso esta quinta-feira. A futura composição do Governo ainda não está fechada, mas uma das hipóteses mais seguras é a de que, após a saída do atual ministro do Planeamento, Pedro Marques, o primeiro-ministro avance para uma mini-remodelação que dê ao atual secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares uma pasta ministerial.

Pedro Marques foi o nome escolhido pera cabeça de lista do PS às eleições europeias de 26 de maio, obrigando assim António Costa a mexer mais uma vez na sua equipa.

Ainda não está garantido que Pedro Nuno Santos venha a ocupar a pasta que será deixada livre pelo ministro Pedro Marques., mas a subida a ministro é uma hipótese que está a ser trabalhada, adianta o semanário.

Uma das principais missões do secretário de Estado era a articulação com outros partidos à esquerda, para negociar o apoio em matérias decisivas para a governação, designadamente o Orçamento do Estado. Cumprida essa tarefa, e estando o país a aquecer os motores para a campanha eleitoral, Pedro Nuno Santos ficou mais livre, abrindo a porta a que assumisse novas funções no Governo de António Costa.

Caso se confirme, António Costa não só promove uma das suas peças-chave do sucesso desta solução de Governo, como encontra uma solução interna para resolver um problema que poderia ser difícil, estando a legislatura a chegar ao fim, explica o Observador.

Aliás, na última entrevista que deu ao jornal, Pedro Nuno Santos admitia que quatro anos eram “suficientes” nas funções que ocupa, e assumia ter “competências que são adquiridas ao longo dos anos de atividade política” relevantes “para qualquer função ministeriável”.

Essa possibilidade, que não se concretizou na última remodelação governamental, pode concretizar-se agora. Prevê-se que, terminada a Convenção para as europeias do Partido Socialista, António Costa confirme os nomes escolhidos para a lista às eleições e anuncie as mudanças no Governo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. qual remodelacao? a remodelacao e o costa desaparecer de portugal e de preferencia levar todos os ministros com ele e rezemos que o aviao dele “nao?” caia no oceano atlantico. e so.

RESPONDER

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …