O Presidente francês desafiou este domingo a chanceler alemã para que os dois países assumam uma refundação da Europa para enfrentar o risco de “caos mundial”. O desafio surge a seis meses das eleições europeias em que os nacionalismos crescem nas sondagens.
“A Europa, e no seu seio a dupla franco-alemã, estão investidos da obrigação de não deixar o mundo deslizar para o caos” e para isso é preciso que a Europa fique “mais forte, mais soberana”, afirmou Emmanuel Macron num discurso perante o parlamento alemão, em Berlim.
O continente europeu “não poderá desempenhar o seu papel se se tornar um joguete de outras potências e se contentar com um papel secundário na cena mundial“, acrescentou Macron, que foi a Berlim participar numa homenagem às vítimas de guerras.
Angela Merkel, que se encontrou com o Presidente francês, apoiou a ideia de que a Europa está “numa encruzilhada” e tem que definir “o seu papel” no mundo.
O Presidente francês defendeu recentemente a criação de um exército único europeu, iniciativa que desagradou o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que teceu duras críticas à iniciativa de Macron.
A chanceler alemã colocou-se ao lado do Presidente francês, defendendo a criação de “um verdadeiro exército europeu”. “Temos cooperação ao nível ao militar, e isso é muito bom, mas o que devemos fazer, e isto é muito importante, é trabalhar na visão de um dia criarmos um verdadeiro exército europeu”, disse a chanceler alemã no seu discurso sobre o Futuro da Europa.
ZAP // Lusa