/

Conservadores avançam contra May. Moção de censura interna à vista

David Levenson / Pool

Theresa May, líder do governo britânico e do Partido Conservador, pode enfrentar um moção de desconfiança dentro do próprio partido. Publicamente, são já 20 os deputados que assinaram o requerimento contra a líder após a apresentação do rascunho do acordo para o Brexit.

De acordo com o jornal Público, estarão já confirmadas 20 cartas de moção de desconfiança, não se sabendo ainda ao certo o número total, uma vez que os políticos o podem fazer secretamente. Para haver votação, são necessárias 48 cartas.

Os média britânicos adiantam que é provável que cheguem já nesta sexta-feira ao chamado Comité 1922 do Partido Conservador as 48 cartas necessárias para desencadear a moção de censura interna à líder do partido. A confirmar-se a totalidade das cartas, a votação deverá acontecer na terça-feira.

Para se votar esta moção de desconfiança, importa frisar, é necessário que 15% dos atuais 315 deputados conservadores escrevam cartas ao líder do Comité 1922 – órgão representativo de todos os deputados conservadores.

O influente eurocético Jacob Rees-Mogg foi um dos primeiros políticos a subscrever esta moção de confiança interna a May. “Lamentavelmente, o projeto de acordo de saída apresentado hoje [nesta quinta-feira] no parlamento revelou-se pior do que o previsto e não cumpre as promessas feitas ao país pela primeira-ministra, seja por conta própria ou em nome de todos nós no programa do Partido Conservador”, sustentou.

Já nesta quinta-feira, noticiava o britânico Guardian, que um grupo de 50 deputados conservadores preparava-se para para seguir os passos de Rees-Mogg, tornando assim o cenário de uma moção interna cada vez mais próximo.

“É o ‘agora ou nunca’ para o ERG [European Research Group]: será que têm o número [suficiente de apoiantes]?”, escreveu a jornalista e editora do Guardian Heather Stewart na sua conta de Twitter.

Tem sido também através desta rede social que têm surgido algumas confirmações dos nomes que vão avançar com o voto contra Theresa May. Os conservadores Mark Francois e Adam Holloway já fizeram seguir as suas cartas moção de desconfiança.

Entrentanto, nesta manhã a Sky News avançou que foi pedido a todos os whips do Governo – responsáveis por garantir, entre outras funções, que a disciplina de voto é cumprida na bancada parlamentar do partido -, que cancelem os seus compromissos e que regressem a Londres, uma vez que a moção ganha cada vez mais força.

Na quinta-feira, o Governo britânico aprovou “coletivamente” o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas o documento não agradou a todos os membros do Executivo, desencadeando a demissão de cinco ministros.

SA, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.