/

Marcelo está preocupado com o crescimento das ditaduras. “Não é uma boa notícia”

11

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República está preocupado com o aumento de ditaduras no mundo. Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o grande desafio da justiça é, por um lado, mais liberdade e, por outro, mais igualdade.

No Porto, onde esteve esta terça-feira para a abertura do Congresso da União Internacional de Advogados que debateu a luta contra a escravatura, Marcelo Rebelo de Sousa questionou o aumento do número de ditaduras no mundo, afirmando não ser “uma boa notícia”, defendendo que o “grande desafio da justiça é, por um lado, mais liberdade e, por outro, mais igualdade”.

“Se olharmos para o mundo, o número de democracias vai diminuindo e o número de ditaduras vai aumentando, isso não é uma boa noticia”, afirmou o Presidente, em declarações aos jornalistas, no final da sua intervenção na Alfândega do Porto.

Segundo o Público, Marcelo sublinhou ainda que “há cada vez mais leis contra a escravatura e, infelizmente, há cada vez mais novos escravos a começar em muitos imigrantes nas redes clandestinas que os exploram”.

Durante a sua intervenção, o chefe de Estado deteve-se nos radicalismos, na xenofobia e no hipernacionalismo. “A crise nos sistemas económicos, sociais e políticos criam um tipo de tentação ao radicalismo, à xenofobia e ao hipernacionalismo e, por às vezes, ao populismo, o que é contrário à racionalidade nesses casos”, afirmou.

A justiça mereceu também a atenção do Presidente da república, que manifestou a sua preocupação pela lentidão deste setor, dizendo ainda que cabe aos advogados continuar a defender o princípios fundamentais do Estado de direito.

Ver que o “direito e a política não acompanham a velocidade da mudança científica, tecnológica, económica, financeira e social” preocupa Marcelo, que, dirigindo-se à plateia de advogados presente na sala, decretou: “Cabe a vocês defender a constitucionalidade, a legalidade, os direitos humanos e lutar contra o abuso de poder político, económico, social, administrativo”.

O congresso da União Internacional de Advogados decorre até sábado, no Porto, cidade que o Presidente da República apontou como um exemplo de liberdade e que sempre lutou pela democracia.

ZAP //

11 Comments

  1. coitado do marcelo…… ele fala como se vivesse numa verdadeira democracia….. esquece se de dizer que ele proprio, rasgando a constituiçao permitiu que fosse empossado primeiro ministro um politico que nao foi eleito pelo povo…..
    hipocrita demais este sujeitinho
    ao menos em cuba o povo vota e e eleito o que determina a constituiçao
    ou sera que marcelo estava a falar de outras ” ditaduras”???? sera que ele queria dizer o brasil????
    nunca me enganou esse marcelo.. desde quando mergulhou nas bostas do tejo!!!!

    • O que a ignorância faz!…
      Além das palermices habituais, deverias pelo menos saber que o actual primeiro ministro foi empossado pelo Cavaco!…

      • de facto apenas um pequeno promenor, a troca de nome nao troca nem o perfil nem a verticalidade nem sequer os objetivos. quanto as palermices, nao mais do que as tuas.

  2. Não sou da área politica do actual Presidente da Republica, mas aqui tenho que concordar 100% com as suas preocupações. O advento de “ditaduras softs”, que rápidamente se podem transformar em regimes autoritários, belicistas e intolerantes podem por em causa a relativa paz (nunca na História da Humanidade morreram tão poucas pessoas devido a guerras como nos últimos 40 anos) que o Mundo vive desde o fim do conflito do Vietname. O horror da 1ª e 2ª Grandes Guerras, as chacinas na Coreia e no Vietname fizeram muitos governantes compreender que só as ideias Humanistas, a tolerância e o diálogo podem levar a bom porto a grande aventura Humana.
    Quanto a “bocas” sobre o “rasgar a Constituição” é bom que se fale quando se sabe o que se diz. Somos um regime parlamentar, para quem não saiba; “”sistema parlamentar ou simplesmente parlamentarismo é um sistema de governo democrático, em que o poder executivo baseia a sua legitimidade democrática a partir do poder legislativo (representado pelo parlamento nacional)””; não votamos em pessoas, votamos em partidos políticos que depois têm que “jogar” com a composição da Assembleia da Républica.

  3. de facto tens razao quanto à forma mas o conteudo e o mesmo!!!. equivoquei me no nome peço desculpa… mas como e obvio marcelo é a mudança da continuidade de comportamento de um poder semi democratico neo socialista( marcelo pede para os partidos nao “berrarem ” sobre A VENEZUELA”)…..SERA PRECISO OUVIR ALGO MAIS????

    • Estás desculpado!!
      “poder semi democratico neo socialista”
      Lindo!… foi algum pastor da IURD que citou essas palavras?!
      Já sabemos que esses seres são os únicos que tem o “exclusivo” para falar com deus….

      • eheheheheeh…. nao percebo se e limitaçao tua ou vontade de contrariar…..mas afinal nao comentaste o me post, apenas debitaste uma parvoice qualquer que te veio a cabeça!!!!!
        agora tambem ja gostas do marcelo??? eheheheheeh….
        embora o tempo seja feito de mudança… nao deveria ser por da ca aquela palha que se mudassem as opinioes.

  4. ehehehe..portanto fica com o marcelo, com o costa com o jeronimo, com o rio com toda a equipe …..e ja que tens azia com o que eu digo…pede um beijinho presidenciavel que te fara bem. se nao fossem os erros o que seria dos escrivaes? se nao fosse a “cegueira” o que seria do detestavel?

  5. hehehheheh v

    Eehehe vai la vai todos as ralham e ninguem tem razao ,mas bem vistas as coisas iiiiii aie todos e todas RAZOESTEEMMM pois quando as BARRACAS CUBATAS ABANAM iiiiiiiii uiui os ventos assopam e quem se lixa e o MEXILHAO iiiiiiiiiiiiiiii aleluiaaaaa
    AGP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.