99 anos de PCP. Festa arrancou com beijinhos e “uma mera tosse” de Jerónimo

CDU / Facebook

Jerónimo de Sousa

Arrancaram em Lisboa as celebrações dos 99 anos do PCP que só vão terminar daqui a dois anos. Com muitos beijos e abraços, apesar das recomendações contrárias por causa do Covid-19, e com Jerónimo de Sousa a garantir que a sua tosse nada tinha a ver com o coronavírus, depois de disparar em todas as direcções, com críticas para todos os gostos.

Jerónimo de Sousa, secretário-geral comunista, abriu, nesta sexta-feira, o comício dos 99 anos do partido, em Lisboa, com a evocação de “um partido comunista digno desse nome” que “continua de pé”.

No Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, onde o PCP fez o seu primeiro congresso após o 25 de Abril, em Outubro de 1974, decorado em tons de um vermelho forte e com alguns milhares de militantes e simpatizantes, o líder dos comunistas lembrou a história do partido, da fundação em 6 de Março de 1921 à luta anti-fascista, do “luminoso tempo da revolução” dos cravos à actualidade.

“Quase um Século depois da sua fundação, aqui estamos. Somos o Partido Comunista Português. Um partido comunista digno desse nome“, vincou, para depois sublinhar que o PCP “não se deixou, nem se deixa intimidar” e “continua de pé, determinado, confiante e combativo a olhar e a caminhar para a frente”.

Pelo meio do discurso, Jerónimo tossiu duas ou três vezes, mas tratou de descansar os ouvintes. “É uma mera tosse, não se preocupem”, apontou numa altura em que os casos de doentes com coronavírus continuam a aumentar em Portugal.

Jerónimo ataca “os peões de brega” Chega e IL

Durante o seu discurso, o secretário-geral comunista disparou para todos os lados, da esquerda à direita, acusando o PS de ter uma “assumida convergência nos seus eixos essenciais com o PSD, o CDS e agora também com os peões de brega do Chega e do Iniciativa Liberal”.

Na tauromaquia, os peões de brega são os toureiros, consideradas figuras subalternas, que, a pé e com a capa, ajudam na lide de um cavaleiro ou a posicionar o toiro para a pega pelos forcados.

Perante os assobios da assistência, Jerónimo referiu aos “camaradas” que “como eles são, não vale a pena assobiar nem gritar, é desmascarar porque os objectivos deles são iguais aos do PSD e do CDS, contra os trabalhadores, contra o nosso povo, contra a Constituição”.

A outra referência aos partidos dos deputados André Ventura e João Cotrim Figueiredo foi feita quando o líder dos comunistas acusou o “grande capital” de “tirar partido” da actual situação política e do Governo do PS, e “patrocinando o branqueamento de PSD e CDS, promovendo o Chega e a Iniciativa Liberal e difundindo concepções reaccionárias e anti-democráticas”.

O discurso de Jerónimo de Sousa demorou 45 minutos, rodeado por membros da direcção dos comunistas e da JCP, e também não poupou o Governo nas críticas, sublinhando que há “graves problemas económicos e sociais” e “profundos défices estruturais que estão na origem da grande dependência do país” do exterior. Falou de “insuficientes níveis de crescimento económico”, de “profundas desigualdades sociais” e da “degradação dos serviços públicos”, criticando “uma política que, ao longo de décadas, tem servido os interesses do grande capital e submetido o país às imposições da União Europeia e do Euro”.

“Não é possível continuar a iludir que a solução dos problemas nacionais não encontra resposta com a actual política e com o actual quadro de constrangimentos”, referiu Jerónimo, criticando o PS pela “obsessão pelo défice”.

A solução, segundo o líder comunista, passa por uma “política patriótica e de esquerda, em ruptura com a política de direita, por uma democracia avançada, pelo socialismo e o comunismo”.

No final, e como é hábito neste tipo de comício, todos cantaram os hinos “Avante, camarada” e “A Internacional”, com a inovação de serem acompanhados por uma guitarra eléctrica e um violino, e, por fim, cantou-se o Hino de Portugal, sem acompanhamento musical.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …