/

“La Bomba”, gelado com ouro e ovo gigante. 9 das sobremesas mais caras do mundo

Há sobremesas para todos os gostos e carteiras. Mas estas nove que aqui apresentamos só estão ao alcance dos mais endinheirados.

As sobremesas são uma delícia universal! Quase todas as culturas têm algum doce típico, e em Portugal, há muitos e para todos os paladares.

Mas, mais do que iguarias para adoçar os dias, algumas sobremesas são verdadeiras experiências degustativas únicas, o que as transforma em pequenos prazeres só ao alcance de quem tem mais dinheiro.

É isso que acontece com nove sobremesas destacadas pela plataforma de notícias e análise Quartz, que se dedica às áreas dos negócios, da tecnologia e da inovação, como as mais caras do mundo.

Prepara-se para ficar com muita água na boca…

1. A indulgência do pescador de estacas do Fortress

O “Fortress Stilt Fisherman Indulgence” [algo que, em português, pode ser traduzido como a indulgência do pescador de estacas da fortaleza] é servido num resort do Sri Lanka – Fortress Resort and Spa – e é inspirado na tradicional pesca em estacas, uma prática centenária no país.

Esta sobremesa é constituída por uma “cassata” italiana (uma sobremesa tradicional da Sicília que tem uma base de pão-de-ló e um recheio de ricota doce) aromatizada com Baileys, e compota de manga e romã sobre uma base de sabayon (um creme leve de origem francesa feito com emulsão de gemas de ovo e açúcar) de champanhe. Ainda é decorada com folhas de ouro comestível.

Tem a forma de uma escultura de chocolate que representa um pescador em estacas, e cuja base é uma pedra preciosa aquamarina, conhecida pela tonalidade azul-clara ou azul-esverdeada, de 80 quilates.

Custava a módica quantia de 13.843 euros em 2018, segundo a Quartz, e para a provar, é preciso fazer um pedido com 24 horas de antecedência.

Fortress Resort and Spa

Sobremesa "Fortress Stilt Fisherman Indulgence" é uma das mais caras do mundo.

Sobremesa “Fortress Stilt Fisherman Indulgence” é uma das mais caras do mundo.

2. O gelado mais caro do mundo

O “Byakuya” da marca japonesa Cellato é considerado o gelado mais caro do mundo no livro de recordes do Guinness. Uma dose de 130 mililitros custa 880.000 ienes japoneses (cerca de 5.460 euros).

A Cellato é uma marca especializada em gelados de luxo, que são conhecidos pelos seus ingredientes raros e os preços elevados. E é isso mesmo que acontece com o “Byakuya”, que é feito com trufas brancas italianas, também conhecidas como “diamantes brancos” por serem muito caras.

Mas este gelado especial também leva borras de saquê japonês, queijo parmesão e é decorado com folhas de ouro comestível. E ainda é servido com óleo de trufa branca à parte.

Se quiser experimentar, pode encomendar o “Byakuya” online – mas não é garantido que chegue em condições a sua casa! Além do gelado, receberá uma colher feita à mão por artesãos japoneses, com materiais utilizados na construção de santuários e templos.

Cellato

"Byakuya" da marca japonesa Cellato é o gelado mais caro do mundo.

“Byakuya” da marca japonesa Cellato é o gelado mais caro do mundo.

3. “A Bomba” do Bar Franco

“La Bomba” é uma sobremesa exclusiva do Bar Franco em Montclair, Nova Jérsia, nos EUA, que custa 923 euros.

Tem uma base de bolacha de baunilha, moldada em formato de diamante, mousse de chocolate feita com 72% de chocolate Valrhona de origem única da Venezuela, infundido com café Kopi Luwak. Inclui ainda creme de baunilha, elaborado com seis tipos diferentes de baunilha, pérolas de caramelo e uma folha de ouro comestível de 24 quilates.

Esta sobremesa única é servida com um garfo incrustado de diamantes, que os clientes podem levar para casa como recordação.

Também é acompanhada por um shot de conhaque Louis XIII, uma bebida sofisticada que custa cerca de 4.343 euros por garrafa.

Bar Franco

La Bomba, sobremesa do Bar Franco.

“La Bomba” é uma sobremesa exclusiva do Bar Franco em Nova Jérsia, que custa 923 euros.

4. Sundae salpicado de ouro numa taça de 322 euros

O “Golden Opulence Sundae” é servido no famoso restaurante Serendipity 3, em Nova Iorque, e custa cerca de 900 euros.

Quem o quiser provar, precisa de encomendar a sobremesa exclusiva com 48 horas de antecedência, pois inclui ingredientes importados de várias partes do mundo.

Este gelado especial tem três bolas de baunilha do Taiti, infundidas com baunilha de Madagáscar, e uma folha de ouro comestível de 23 quilates a cobrir o recheio. Também é composta por molho de chocolate feito com Amedei Porcelana, um dos chocolates mais caros do mundo.

Inclui ainda pedaços de chocolate Chuao, proveniente da Venezuela, frutas cristalizadas de Paris, amêndoas cobertas de ouro, trufas de chocolate e cerejas de maçapão, e Caviar Grand Passion, um caviar doce infundido com maracujá e Armagnac.

Para um toque final requintado, leva uma flor de açúcar dourada e é servido num cálice de cristal Baccarat Harcourt, avaliado em 322 euros, e que os clientes podem levar para casa como recordação.

Este sundae único foi criado para celebrar o 50.º aniversário do restaurante.

@serendipity3nyc / Instagram

"Golden Opulence Sundae" é servido no famoso Serendipity 3, em Nova Iorque, e custa 900 euros.

“Golden Opulence Sundae” é servido no famoso Serendipity 3, em Nova Iorque, e custa 900 euros.

5. Chocolate feito de árvores ancestrais

O “Masters Series Enriquestuardo” é uma edição especial de chocolate da marca equatoriana To’ak Chocolate. Uma barra de 50 gramas custa cerca de 450 euros na loja online.

O chocolate tem 78% de cacau originário de árvores equatorianas quase extintas, incluindo notas de caramelo amanteigado, ameixa, mel e castanha de caju.

Além disso, cada unidade vem acompanhada de uma gravura artesanal impressa em papel de algodão, e finalizada com folha de ouro, que foi concebida pelo artista equatoriano Enrique Estuardo Alvarez Cruz, conhecido por Enriquestuardo.

Esta “edição rara de chocolate” presta “tributo à história e cultura antigas do Equador”, como refere a To’ak. E chega numa caixa de madeira de olmo espanhol gravada em bronze, incluindo uma espécie de pinça para degustação e um grão de cacau encapsulado de uma árvore antiga.

To'ak Chocolate

Masters Series Enriquestuardo

“Masters Series Enriquestuardo” é uma edição especial de chocolate da marca equatoriana To’ak Chocolate.

6. Doce japonês feito de castanhas raras

O “Manyokan Hitachi” é um doce japonês sofisticado que é fabricado pela confeitaria Hitachi Fugetsudo. É uma gelatina de feijão-doce que contém 80% de castanhas Iinuma, uma variedade rara e de alta qualidade cultivada em Ibaraki, no Japão.

Estas castanhas são envelhecidas durante duas semanas, após a colheita, para maximizar a sua doçura e textura.

O doce em si também passa por um processo de maturação de cinco dias para equilibrar os sabores das castanhas e do feijão-doce.

Cada unidade contém 11 castanhas Iinuma, que são descascadas manualmente para preservar o seu sabor único.

Considerada uma iguaria luxuosa, este doce custa à roda de 300 dólares (cerca de 276 euros) e também o pode encomendar online.

Hitachi Fugetsudo

Manyokan Hitachi

O “Manyokan Hitachi” é um doce japonês sofisticado da confeitaria Hitachi Fugetsudo.

7. Uma tarte impressionante com 10 quilos

A “Pumpecapple Piecake” é uma sobremesa que impressiona e que foi criada pela Three Brothers Bakery, em Houston, no Texas. Combina três camadas de bolo, cada uma contendo um recheio diferente. Basicamente, são três tartes numa só.

A primeira camada inclui recheio de abóbora dentro de um bolo de especiarias de abóbora. Na segunda camada, encontra-se uma tarte de noz-pecã dentro de um bolo de chocolate. Finalmente, a terceira camada inclui recheio de maçã assada dentro de um bolo de especiarias tradicional.

Além de tudo isto, ainda inclui uma cobertura com creme de queijo caseiro, pedaços de noz-pecã e um generoso fio de caramelo.

Tem quase 30 centímetros de altura e pesa à roda de 10 quilos!

No site da Three Brothers Bakery, pode comprar-se uma tarte inteira por 300 dólares (cerca de 276 euros). E é preciso encomendá-la com cinco dias de antecedência – e, infelizmente, não fazem entregas em Portugal.

Three Brothers Bakery

Pumpecapple Piecake

“Pumpecapple Piecake” foi criada pela Three Brothers Bakery no Texas.

8. Ovo de dinossauro de chocolate

O ovo de dinossauro de chocolate da marca norte-americana House of Knipschildt pesa quase 7 quilos e tem cerca de 35,5 centímetros de altura.

É feito com chocolate de leite artesanal, e polvilhado à mão com chocolate branco e negro, o que cria um efeito marmorizado.

Está à venda na loja online da marca de chocolates artesanais por 300 dólares (cerca de 276 euros). Agora que a Páscoa se aproxima, seria, certamente, uma boa prenda para dar aos afilhados!

House of Knipschildt

Ovo de dinossauro de chocolate

Ovo de dinossauro de chocolate da norte-americana House of Knipschildt pesa quase 7 quilos!

9. Os biscoitos mais luxuosos do mundo

A terminar esta lista de sobremesas exclusivas, temos os biscoitos luxuosos da padaria Last Crumb, de Los Angeles (EUA), que já se tornaram virais no TikTok. É mais uma tendência que se junta a tantas outras, como o chocolate do Dubai, e que ajuda a alimentar a fama de um produto.

Neste caso, estamos a falar de simples biscoitos, mas que são feitos com ingredientes exclusivos e de qualidade, o que inflaciona o seu preço.

Uma caixa com 12 biscoitos da chamada “Core Collection” da Last Crumb, a colecção principal da marca, custa 120 dólares (mais de 110 euros). Mas uma versão personalizada pode chegar aos 140 dólares (cerca de 129 euros).

Os biscoitos têm nomes particulares e alguns dos mais populares são o “Floor is Lava” (o chão é lava), que inclui uma mistura de chocolates (leite, negro e holandês) e um núcleo de ganache de chocolate; o “James Dean”, que é uma combinação de leite maltado, bolas de malte, cacau claro, chocolate branco, chocolate semiamargo e pedaços de Oreo; e o “Donkey Kong” (o burro Kong), que é feito com bananas maduras, marshmallows, pudim, bolachas de baunilha e pepitas de chocolate branco.

Cada biscoito é feito à mão ao longo de três dias, para garantir uma textura e sabor perfeitos. A marca, que aposta na exclusividade e no conceito de luxo, assegura que são “melhores do que sexo”.

Para complementar o conceito, chegam numa caixa preta elegante, com um livreto de 40 páginas que descreve toda a experiência gastronómica.

Last Crumb

Caixa com os biscoitos luxuosos da padaria Last Crumb, de Los Angeles.

Caixa com os biscoitos luxuosos da padaria Last Crumb, de Los Angeles.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.