30 apoiantes de Sócrates em vigília noturna junto à cadeia de Évora

Chourka Glogowski / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Cerca de 30 pessoas, oriundas de vários pontos do país, iniciaram hoje à noite uma vigília solidária de apoio a José Sócrates junto à cadeia de Évora, onde o antigo primeiro-ministro socialista está em prisão preventiva.

Empunhando cravos e gritando “José Sócrates sempre“, os apoiantes do ex-primeiro-ministro concentraram-se cerca das 19:00 junto ao Estabelecimento Prisional de Évora para uma “noite solidária” que, asseguram, se prolongará ao longo de 14 horas, até às 09:00 de domingo.

Sócrates amigo, o povo está contigo“, “Sócrates amigo, estamos aqui contigo” e “presos políticos nunca mais” foram outras das frases entoadas pelos apoiantes do ex-primeiro-ministro, que se deslocaram de localidades como Vila do Conde, Porto, Braga, Covilhã, Leiria, Lisboa e Mafra.

Durante a vigília noturna, organizada por um grupo de pessoas através das redes sociais, os apoiantes preveem acender velas e tochas, assim como dar a volta ao estabelecimento prisional, conforme adiantou à agência Lusa Luísa Lopes, uma das promotoras.

Segundo Luísa Lopes, a “noite solidária” pretende “demonstrar amizade e solidariedade” para com o antigo chefe de governo, cuja prisão preventiva considerou “injusta”.

O empresário José António Pinho, promotor de uma excursão de apoiantes da Covilhã, que se concentraram, a 25 de janeiro, junto à cadeia de Évora, é outro dos organizadores da vigília, voltando a considerar que a prisão preventiva de José Sócrates é “um ato político”.

“Num Estado democrático, José Sócrates não pode estar preso”, argumentou o apoiante, dizendo que o ex-primeiro-ministro “está preso sem culpa formada“.

Junto à prisão de Évora, onde decorre a vigília, encontravam-se também, ao início da noite, vários agentes da PSP.

José Sócrates está em prisão preventiva, desde o dia 25 de novembro do ano passado, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem também como arguidos João Perna, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro.

/Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      estou quase a fazer xixi e não consigo parar!….

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      por favor tirem esse comentário daí!…

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  1. miséria humana, é por isso que Portugal merece estes incompetentes governantes corruptos, este grupo de 30 representa isso mesmo. Eu tenho vergonha deste tipo de gente.

  2. ”Cerca de 30 pessoas, oriundas de vários pontos do país, iniciaram hoje à noite uma vigília solidária de apoio a José Sócrates junto à cadeia de Évora.” SERÁ QUE NÃO FORAM ELES QUE LEVARAM AS PULGAS? Seria um acto de solidariedade, porque assim o José já tinha com que se entreter – coçava-se.

RESPONDER

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …