21 estudantes indianos suicidaram-se depois de reprovar nos exames. Notas podem ter sido mal atribuídas

Stephen Zane / Flickr

Escola em Chittoor, na Índia

Mais de 20 estudantes suicidaram-se no estado de Telangana, na Índia central, depois de terem reprovado em exames de acesso ao Ensino Superior. Desde 18 de abril, data em que os resultados foram divulgados, registaram-se 21 casos. 

De acordo com o média local India Today, alguns dos resultados da prova em causa podem ter sido mal atribuídos devido a um erro no sistema de avaliação. Tendo em conta as suspeitas de que alguns dos resultados possam ter sido mal atribuídos, o estado de Telengana ordenou que todos os exames fossem revistos.

Estas suspeitas ganharam mais força na passada quinta-feira, quando um relatório do Governo indiano confirmou que o sistema utilizado para a correção das provas apresenta erros graves. De acordo com a Fox News, cerca de um milhão de jovens fizeram o exame entre fevereiro e março. Destes, 350.000 reprovaram.

Entre os casos de suicídio reportados recentemente – a 26 de abril estavam confirmadas 18 mortos, de acordo com o Indian Express – está um jovem que se atirou para uma linha de comboio e um aluno que se imolou em chamas.

G Nagendra, estudante do colégio de Narayana, enforcou-se pouco tempo depois de ter descoberto que tinha reprovado a Matemática. “Não acreditava que tinha chumbado à sua disciplina preferida”, conta o pai, G Vivekananda, ao Indian Express. “Fechou-se [em casa] e recusava-se a comer. Mas nunca pensámos que se ia suicidar.”

Também na quinta-feira, o primeiro-ministro de Telangana, Kalvakuntla Chandrashekar Rao, instou os alunos a não tentarem pôr fim à sua vida por falharem numa prova.

A onda de suicídios provou protestos entre pais e alunos, que também suspeitam que o elevado números de reprovações foi causado por um erro de correção. Pais e estudantes protestam ainda contra a falta de informação sobre o novo processo de avaliação adotado.

Os manifestantes pedem ainda ao Governo um indemnização de 2,4 milhões de rupias (cerca de 31.900 euros) para as famílias de cada estudante que cometeu suicídio.

Tal como observa a Russia Today, este não é a primeira onda de suicídios de jovens estudantes na Índia. Entre setembro e outubro de 2017, mais de 50 alunos suicidaram-se nos estados de Telangana e Andhra Pradesh.

SA, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …