Covid-19. Mais 20 mortes e 92 novos casos em Portugal

José Sena Goulão / Lusa

O boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) revelou, este domingo, que há mais 20 mortes e 92 novos infetados com covid-19 em Portugal.

Este domingo, a habitual divulgação do boletim diário da Direção-Geral de Saúde e a conferência de imprensa das autoridade de saúde atrasaram cerca de duas horas. Em declarações aos jornalistas, a ministra da Saúde, Marta Temido, pediu desculpa pelo atraso e justificou-o com a necessidade de rever todos os dados.

“Houve muito poucas notificações médicas de casos nas últimas 24 horas, o que nos obrigou a rever todas as notificações laboratoriais para verificar todos os casos”, explicou.

O boletim epidemiológico da DGS registou mais 20 mortos com covid-19 nas últimas 24 horas (um aumento de 2%). No total, o número de vítimas mortais é de 1043 em Portugal.

Relativamente aos novos casos, houve mais 92, ou seja, um acréscimo de 0,4%, o mais baixo registada desde o início deste surto. Até este domingo, foram identificados 25.282 casos.

De acordo com o Observador, que cita o mapa da DGS, só no Centro e no Norte é que houve novos casos registados: 3426 confirmações no Centro e 15.021 no Norte. Em toda a zona de Lisboa e Vale do Tejo não houve novos casos (mantêm-se os 6047). O mesmo acontece no Alentejo (218), Algarve (331), Açores (132) e Madeira (86).

Os números dão ainda conta de 856 pessoas internadas (mais uma do que ontem), das quais 144 estão nos cuidados intensivos (menos seis do que no sábado). O número de pessoas recuperadas subiu para 1689 (mais 18 do que no dia anterior).

A ministra destacou, porém, que estes números “devem ser lidos com prudência”, uma vez que estamos a passar por um fim-de-semana prolongado, em que houve menos testagem.

Com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a ministra destacou que atualmente a taxa de letalidade em Portugal é de 4,1%, enquanto a taxa de letalidade em pessoas maiores de 70 anos é de 14,7%.

Questionada sobre o número de camas disponíveis nas unidades de cuidados intensivos, a ministra começou por explicar que existem três tipologias diferentes: “para adultos, pediátricas e neonatais”.

“A resposta para os pacientes adultos ronda as 400 camas, que neste momento estão com uma taxa de ocupação de 49%”, afirmou Temido, acrescentando que este é um número que “nos permite encarar o próximo período com prudência e tranquilidade”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Anda aqui uma pantominice neste números. Tudo leva a crer que estão a manipulá-los de forma a obterem consonância com a decisão de porem o povo na rua. Uma panaceia que pode até proporcionar dividendos políticos.

RESPONDER

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …