Covid-19. Mais 20 mortes e 92 novos casos em Portugal

José Sena Goulão / Lusa

O boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) revelou, este domingo, que há mais 20 mortes e 92 novos infetados com covid-19 em Portugal.

Este domingo, a habitual divulgação do boletim diário da Direção-Geral de Saúde e a conferência de imprensa das autoridade de saúde atrasaram cerca de duas horas. Em declarações aos jornalistas, a ministra da Saúde, Marta Temido, pediu desculpa pelo atraso e justificou-o com a necessidade de rever todos os dados.

“Houve muito poucas notificações médicas de casos nas últimas 24 horas, o que nos obrigou a rever todas as notificações laboratoriais para verificar todos os casos”, explicou.

O boletim epidemiológico da DGS registou mais 20 mortos com covid-19 nas últimas 24 horas (um aumento de 2%). No total, o número de vítimas mortais é de 1043 em Portugal.

Relativamente aos novos casos, houve mais 92, ou seja, um acréscimo de 0,4%, o mais baixo registada desde o início deste surto. Até este domingo, foram identificados 25.282 casos.

De acordo com o Observador, que cita o mapa da DGS, só no Centro e no Norte é que houve novos casos registados: 3426 confirmações no Centro e 15.021 no Norte. Em toda a zona de Lisboa e Vale do Tejo não houve novos casos (mantêm-se os 6047). O mesmo acontece no Alentejo (218), Algarve (331), Açores (132) e Madeira (86).

Os números dão ainda conta de 856 pessoas internadas (mais uma do que ontem), das quais 144 estão nos cuidados intensivos (menos seis do que no sábado). O número de pessoas recuperadas subiu para 1689 (mais 18 do que no dia anterior).

A ministra destacou, porém, que estes números “devem ser lidos com prudência”, uma vez que estamos a passar por um fim-de-semana prolongado, em que houve menos testagem.

Com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, a ministra destacou que atualmente a taxa de letalidade em Portugal é de 4,1%, enquanto a taxa de letalidade em pessoas maiores de 70 anos é de 14,7%.

Questionada sobre o número de camas disponíveis nas unidades de cuidados intensivos, a ministra começou por explicar que existem três tipologias diferentes: “para adultos, pediátricas e neonatais”.

“A resposta para os pacientes adultos ronda as 400 camas, que neste momento estão com uma taxa de ocupação de 49%”, afirmou Temido, acrescentando que este é um número que “nos permite encarar o próximo período com prudência e tranquilidade”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Anda aqui uma pantominice neste números. Tudo leva a crer que estão a manipulá-los de forma a obterem consonância com a decisão de porem o povo na rua. Uma panaceia que pode até proporcionar dividendos políticos.

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …