Governo vai comprar 15 milhões de euros em publicidade para apoiar media

European Committee of the Regions / Flickr

Graça Fonseca, ministra da Cultura

O Estado vai fazer a compra antecipada de publicidade institucional, alocando 15 milhões de euros, para ajudar o setor dos media face ao impacto da pandemia de covid-19.

O anúncio, feito pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, na Presidência do Conselho de Ministros, contou ainda com as presenças da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e do secretário do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva.

“O Estado decidiu alocar uma verba de 15 milhões de euros na aquisição antecipada de espaço para publicidade institucional, através de televisão e rádio, em programas generalistas e temáticos informativos, e através de publicações periódicas de informação geral”, afirmou a governante.

A publicidade institucional será “orientada para campanhas da Direção-Geral de Saúde e outras instituições de saúde pública, para causas sociais e humanitárias, como a violência doméstica e campanhas para retoma das atividades económicas e sociais”, explicou a ministra, citada pelo jornal ECO.

A ministra da Cultura disse também que 75% desta verba será para órgãos de comunicação social nacional generalistas e os restantes 25% serão destinados à imprensa local e regional.

A Lusa e a RTP não estão incluídas nesta compra antecipada por razões que se prendem com a própria participação do Estado”, afirmou Graça Fonseca, quando questionada sobre o tema.

Questionada sobre quando é que a medida começa a ter impacto nas empresas de media, a ministra disse esperar que ainda “durante este mês”. A governante acrescentou ainda que o montante é “três vezes superior ao que estava previsto” no Orçamento do Estado.

O objetivo é que, “na próxima semana”, se comece a trabalhar “detalhadamente na metodologia e distribuição dos espaços publicitários”, distribuindo também as verbas para eles previstos. “Espero que durante o mês de abril seja possível concretizar a compra antecipada”.

Esta semana, a ministra esteve numa audição parlamentar requerida pelo PAN e pelo PS sobre as consequências da pandemia de covid-19 nos setores da Cultura e da Comunicação Social.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já lhe ouvi chamar muitas coisa, inclusive comprar votos… Agora já percebi o porquê de neste país não existir oposição e escrutínio ao governo dando a sensação que estamos numa ditadura onde o dinheiro paga o silêncio…. Já agora todo nós mais cedo ou mais tarde vamos ser infectados pelo vírus, esta é a realidade que ninguém pode escapar mas em caso de problemas de saúde o que é que você gostaria de ter? Se calhar um sistema nacional de saúde robusto e pronto para responder à sua necessidade, certo? Ou é daqueles que ainda acredita que pode ficar fechado numa gruta e os outros que trabalhem para si?… Pois sistema nacional de saúde está falido sem recursos humanos e pior está a tornar se cheio de dívidas que só irão piorar a situação num futuro próximo.

  2. bem vindos a Cuba, NK e paraísos similares.

    que palhaçada.

    tal como a Banca, as presstitutes tb são too big to fail, percebe-se o pq, sem os papagaios do regime para ajudarem à lavagem cerebral do zé povinho seria mais difícil aos camaradas no poder passarem a propaganda.

RESPONDER

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …