/

126 municípios empatam programa de realojamento

26 mil famílias precisam de ser realojadas, mas até agora apenas 174 municípios responderam ao questionário, com 126 câmaras a empatar o programa de reabilitação.

A TSF avança que, até ao momento, apenas 174 municípios responderam ao questionário sobre as necessidades de habitação social em Portugal.

programa de realojamento foi aprovado no início do ano por todos os partidos no parlamento. O último tinha sido lançado há mais de duas décadas e este vem garantir o “efetivo direito à habitação”.

No entanto, apesar das insistências do Ministério do Ambiente junto das autarquias, permanecem por responder 126 municípios. Uma resposta enviada pelo gabinete do ministro ao grupo parlamentar do PSD, a que a TSF teve acesso, faz o ponto da situação e sublinha as múltiplas insistências que foi preciso fazer junto de muitas câmaras municipais.

Nos dias finais da segunda data limite, no início de setembro, os serviços sublinham que tiveram de contactar 140 municípios que ainda nem tinham iniciado a introdução dos dados.

Já semanas depois da data limite, no final de setembro, foi feito novo contacto telefónico para quem ainda estava em falta, sendo que muitos municípios voltaram a pedir o link de acesso à plataforma eletrónica de resposta enviado mais de três meses antes.

Quase três meses depois da data limite, além de faltarem as respostas de 126 municípios e de duas secretarias regionais, que irão certamente aumentar os números (26.591 foram contabilizadas até ao momento), as necessidades de realojamento terão de ser avaliadas caso a caso, para evitar abusos ou duplicações, algo que ainda não começou devido ao “elevado número de municípios” que ainda não preencheram o questionário.

O novo programa nacional de realojamento começa assim já atrasado logo de início por falta de resposta de muitos municípios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.