126 municípios empatam programa de realojamento

26 mil famílias precisam de ser realojadas, mas até agora apenas 174 municípios responderam ao questionário, com 126 câmaras a empatar o programa de reabilitação.

A TSF avança que, até ao momento, apenas 174 municípios responderam ao questionário sobre as necessidades de habitação social em Portugal.

programa de realojamento foi aprovado no início do ano por todos os partidos no parlamento. O último tinha sido lançado há mais de duas décadas e este vem garantir o “efetivo direito à habitação”.

No entanto, apesar das insistências do Ministério do Ambiente junto das autarquias, permanecem por responder 126 municípios. Uma resposta enviada pelo gabinete do ministro ao grupo parlamentar do PSD, a que a TSF teve acesso, faz o ponto da situação e sublinha as múltiplas insistências que foi preciso fazer junto de muitas câmaras municipais.

Nos dias finais da segunda data limite, no início de setembro, os serviços sublinham que tiveram de contactar 140 municípios que ainda nem tinham iniciado a introdução dos dados.

Já semanas depois da data limite, no final de setembro, foi feito novo contacto telefónico para quem ainda estava em falta, sendo que muitos municípios voltaram a pedir o link de acesso à plataforma eletrónica de resposta enviado mais de três meses antes.

Quase três meses depois da data limite, além de faltarem as respostas de 126 municípios e de duas secretarias regionais, que irão certamente aumentar os números (26.591 foram contabilizadas até ao momento), as necessidades de realojamento terão de ser avaliadas caso a caso, para evitar abusos ou duplicações, algo que ainda não começou devido ao “elevado número de municípios” que ainda não preencheram o questionário.

O novo programa nacional de realojamento começa assim já atrasado logo de início por falta de resposta de muitos municípios.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As tarântulas habitam nos quatro cantos do planeta (e os cientistas já sabem porquê)

Hoje em dia as tarântulas podem ser encontradas em todo o mundo, pois habitam em todos os continentes, exceto na Antártica. Agora, os cientistas explicam de que forma esta espécie de aranha se tornou tão …

Plano de Recuperação e Resiliência já foi entregue em Bruxelas. Portugal foi o primeiro

O Governo português já entregou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à Comissão Europeia. Foi o primeiro estado-membro a fazê-lo, de acordo com o primeiro-ministro. Portugal entregou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em …

Míssil lançado da Síria atinge Israel. Sirenes de alerta soaram perto de reator nuclear

Um míssil lançado da Síria atingiu o sul de Israel esta quinta-feira, lançando alertas perto do reator nuclear ultrassecreto nacional, disseram os militares israelitas, que responderam com ataques no país vizinho. O incidente, marca a mais …

Por que as nozes maiores chegam sempre ao topo? Físicos decifram o "enigma das castanhas-do-brasil"

Porque é que as castanhas-do-brasil chegam sempre ao topo do saco? Uma equipa de cientistas desvendou finalmente um dos mais estranhos mistérios da Física. Quem já colocou a mão num pacote de frutos secos variados pode …

Exoplaneta orbita um "jovem Sol" 20 vezes mais longe do que Júpiter (e intriga os cientistas)

Uma equipa de astrónomos captou um planeta gigante a orbitar a uma grande distância em torno de uma estrela parecida com o Sol. De acordo com o Phys, uma equipa de astrónomos, liderada por cientistas holandeses, …

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …