As 12 vítimas do atentado ao Charlie Hebdo em Paris

A França continua em estado de choque depois do atentado terrorista ao jornal satírico Charlie Hebdo, na manhã de quarta-feira, que vitimou 12 pessoas, entre as quais cinco dos principais caricaturistas do semanário – Charb, Wolinski, Cabu, Tignous e Honoré – e o economista Bernard Maris.

Três homens vestidos de preto, encapuzados e armados atacaram a sede do Charlie Hebdo, no centro de Paris, provocando 12 mortos e 11 feridos, quatro dos quais em estado grave, no atentado mais mortífero dos últimos 50 anos em França.

Fique a conhecer as vítimas do atentado:

Stéphane Charbonnier
Conhecido por Charb, era caricaturista e director do Charlie Hebdo. Tinha um traço satírico irreverente, como poucos, e provocador. Tinha 47 anos.

Jean Cabut
Ou simplesmente Cabu, como assinava os seus desenhos. Caricaturista considerado um dos pilares do Charlie Hebdo e o seu mais antigo elemento – colaborava com o jornal desde a sua fundação, em 1970. Tinha 76 anos.

Georges Wolinski
Desenhador e também um dos caricaturistas elementares do Charlie Hebdo. Considerado um dos melhores cartoonistas do mundo, é ainda conhecido pelas suas Bandas Desenhadas eróticas. Era presidente do júri da competição portuguesa Porto Cartoon. Tinha 80 anos.

Bernard Verlhac
De nome artístico Tignous, era desenhador e outro dos elementos fundamentais da caricatura no Charlie Hebdo. Tinha 57 anos.

Philippe Honoré
Editor e desenhador do Charlie Hebdo que assinava simplesmente como Honoré. Tinha 73 anos.

Bernard Maris
Conhecido por “Tio Bernard”, foi um dos fundadores do Charlie Hebdo. Era accionista e cronista do jornal. Economista de formação e comentador no France Inter. Tinha 68 anos.

Michel Renaud
Cronista do Charlie Hebdo e fundador do “Rendez-vous du carnet de voyage” de Clermont-Ferrand, um festival em torno das viagens e dos livros de viagens.

Elsa Cayat
Psicanalista e Cronista.

Mustapha Ourrad
Revisor de texto.

Franck Brinsolaro
Polícia. Era o responsável pela protecção pessoal ao caricaturista Charb, várias vezes ameaçado de morte por causa dos seus desenhos. Tinha 49 anos.

Ahmed Merabet
Polícia. Foi abatido no meio da rua, quando estava ferido e estendido no chão. Tinha 42 anos.

Frédéric Boisseau
Agente de serviço. Estaria de visita ao edifício do jornal.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Itália. Eleição de Ursula Von der Leyen para a UE ameaça romper Governo

Quase todos os dias os dois chefes aliados, Luigi Di Maio, do Movimento 5 Estrelas (M5S), e Matteo Salvini, da Liga, atacam-se diretamente. Dentro de uma aliança de contrários, os dois partidos mobilizam as suas …

Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco. Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi …

Ilhan Omar promete continuar a ser o "pesadelo" de Donald Trump

"O pesadelo dele é ver uma refugiada imigrante somali a ascender ao Congresso. Vamos continuar a ser um pesadelo porque as suas políticas são um pesadelo para nós", disse Ilhan Omar. Esta quinta-feira, Ilhan Omar classificou …

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …