As 12 vítimas do atentado ao Charlie Hebdo em Paris

A França continua em estado de choque depois do atentado terrorista ao jornal satírico Charlie Hebdo, na manhã de quarta-feira, que vitimou 12 pessoas, entre as quais cinco dos principais caricaturistas do semanário – Charb, Wolinski, Cabu, Tignous e Honoré – e o economista Bernard Maris.

Três homens vestidos de preto, encapuzados e armados atacaram a sede do Charlie Hebdo, no centro de Paris, provocando 12 mortos e 11 feridos, quatro dos quais em estado grave, no atentado mais mortífero dos últimos 50 anos em França.

Fique a conhecer as vítimas do atentado:

Stéphane Charbonnier
Conhecido por Charb, era caricaturista e director do Charlie Hebdo. Tinha um traço satírico irreverente, como poucos, e provocador. Tinha 47 anos.

Jean Cabut
Ou simplesmente Cabu, como assinava os seus desenhos. Caricaturista considerado um dos pilares do Charlie Hebdo e o seu mais antigo elemento – colaborava com o jornal desde a sua fundação, em 1970. Tinha 76 anos.

Georges Wolinski
Desenhador e também um dos caricaturistas elementares do Charlie Hebdo. Considerado um dos melhores cartoonistas do mundo, é ainda conhecido pelas suas Bandas Desenhadas eróticas. Era presidente do júri da competição portuguesa Porto Cartoon. Tinha 80 anos.

Bernard Verlhac
De nome artístico Tignous, era desenhador e outro dos elementos fundamentais da caricatura no Charlie Hebdo. Tinha 57 anos.

Philippe Honoré
Editor e desenhador do Charlie Hebdo que assinava simplesmente como Honoré. Tinha 73 anos.

Bernard Maris
Conhecido por “Tio Bernard”, foi um dos fundadores do Charlie Hebdo. Era accionista e cronista do jornal. Economista de formação e comentador no France Inter. Tinha 68 anos.

Michel Renaud
Cronista do Charlie Hebdo e fundador do “Rendez-vous du carnet de voyage” de Clermont-Ferrand, um festival em torno das viagens e dos livros de viagens.

Elsa Cayat
Psicanalista e Cronista.

Mustapha Ourrad
Revisor de texto.

Franck Brinsolaro
Polícia. Era o responsável pela protecção pessoal ao caricaturista Charb, várias vezes ameaçado de morte por causa dos seus desenhos. Tinha 49 anos.

Ahmed Merabet
Polícia. Foi abatido no meio da rua, quando estava ferido e estendido no chão. Tinha 42 anos.

Frédéric Boisseau
Agente de serviço. Estaria de visita ao edifício do jornal.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …