Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia.

Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas 24 horas, foram reportados 10.947 novos casos de infeção por covid-19 e 166 óbitos na sequência da doença, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este é o sexto dia com mais de 10 mil casos e a primeira vez que Portugal passa as 160 mortes por covid-19. É também o 9.º dia consecutivo com mais de 100 mortes registadas.

O número de internamentos voltou a subir de forma significativa neste sábado. O número de pessoas hospitalizadas é de 4.653 (mais 93 do que na sexta-feira) e, destas, 638 (mais 16) encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

As autoridades de saúde têm em vigilância 15.5401 contactos, mais 12.661 relativamente a sexta-feira.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que regista um maior aumento de novos casos, com 3975, seguindo-se a região Norte com um valores muito semelhantes, 3.795 casos de infeção. A região Centro do país regista mais 2.136 casos, o Alentejo mais 510 e o Algarve aparece com mais 402 de casos positivos infeção. Os Açores têm mais 50 casos e a Madeira mais 79.

Dos óbitos registados nas últimas 24 horas, 69 registaram-se na Região de Lisboa e Vale do Tejo, 46 no Norte, 28 na Região Centro, 17 no Alentejo, cinco no Algarve e um na Madeira.

O novo confinamento geral entrou em vigor às 00h00 de sexta-feira. As medidas de restrição, que incluem o dever de recolhimento domiciliário, terão a duração de quinze dias, mas há diferenças em relação a março: escolas mantêm-se com o ensino presencial e as cerimónias religiosas serão permitidas.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. … E viva a palhaçada do “confinamento” desconfinado, mais o jurássico do MAI.
    – Este (DES)governo mostra, a cada momento, a FALTA DE PAÍS.

RESPONDER

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …