/

Vulcão Sakurajima em erupção a 50km de central nuclear

O vulcão japonês Sakurajima, a 50km da central nuclear de Sendai, entrou esta sexta-feira em erupção e lançou uma nuvem de cinzas de quase dois quilómetros de expansão.   

A erupção do Sakurajima ocorreu a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, que foi reactivada o ano passado, depois do grande tsunami e terremoto que atingiu o país em 2011 e causou a tragédia de Fukushima.

A Kyushu Electric Power, que administra a central de Sendai, revelou já que não foi registado nenhum dano no local em consequência da erupção.

As imagens da estação estatal de televisão NHK mostram rios de lava a descer o vale de Sendai, mas as autoridades revelaram já que não há nenhum ferido registado no incidente.

Segundo as autoridades japonesas, citadas pela agência ANSA, a área circundante ao vulcão tem uma densidade populacional nula ou residual, uma vez que na região ocorrem centenas de pequenas explosões por ano.

Porém, dada a intensidade das explosões registadas esta sexta-feira, a Agência Meteorológica japonesa colocou a região em nível de alerta três – numa escala de cinco.

A última vez que o Sakurajima entrou em atividade foi em setembro de 2015.

O Japão possui mais de 100 vulcões activos, e o último que provocou grandes danos foi o Monte Ontake, que matou 57 pessoas numa estância turística em 2014.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.