Vulcão Sakurajima em erupção a 50km de central nuclear

O vulcão japonês Sakurajima, a 50km da central nuclear de Sendai, entrou esta sexta-feira em erupção e lançou uma nuvem de cinzas de quase dois quilómetros de expansão.

A erupção do Sakurajima ocorreu a 50 quilómetros da central nuclear de Sendai, que foi reactivada o ano passado, depois do grande tsunami e terremoto que atingiu o país em 2011 e causou a tragédia de Fukushima.

A Kyushu Electric Power, que administra a central de Sendai, revelou já que não foi registado nenhum dano no local em consequência da erupção.

As imagens da estação estatal de televisão NHK mostram rios de lava a descer o vale de Sendai, mas as autoridades revelaram já que não há nenhum ferido registado no incidente.

Segundo as autoridades japonesas, citadas pela agência ANSA, a área circundante ao vulcão tem uma densidade populacional nula ou residual, uma vez que na região ocorrem centenas de pequenas explosões por ano.

Porém, dada a intensidade das explosões registadas esta sexta-feira, a Agência Meteorológica japonesa colocou a região em nível de alerta três – numa escala de cinco.

A última vez que o Sakurajima entrou em atividade foi em setembro de 2015.

O Japão possui mais de 100 vulcões activos, e o último que provocou grandes danos foi o Monte Ontake, que matou 57 pessoas numa estância turística em 2014.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …