30 pessoas encontradas em paragem respiratória no Monte Ontake

30 pessoas foram encontradas este domingo em paragem cardio-respiratória junto ao pico do vulcão japonês que entrou em atividade no sábado.

As forças policiais recusaram-se a confirmar o óbito antes da chegada dos médicos legistas, mas as vítimas não apresentavam sinais vitais no momento em que foram encontradas.

O Monte Ontake, a cerca de 200 quilómetros de Tóquio, entrou em erupção este sábado por volta do meio-dia (3:00 em Lisboa) de forma inesperada. A erupção causou a morte confirmada de uma mulher, pelo menos 40 feridos graves e 45 desaparecidos.

Não havia sinais de uma erupção iminente como movimentos da Terra ou da superfície da montanha”, disse à Reuters um responsável da Agência Meteorológica Japonesa, apesar de se registarem pequenos sismos desde o dia 10 de setembro.

“Não conseguíamos dizer só pelos sismos que iria haver uma erupção”, acrescentou o responsável.

Quando o céu limpo no topo da montanha foi substituído por uma nuvem negra de fumo, muitos caminhantes começaram a descer a encosta.

“A cinza acumulou-se tão rapidamente que nem conseguíamos abrir a porta”, disse à Reuters Shuichi Mukai, empregado num estabelecimento hoteleiro abaixo do pico da montanha que acolheu cerca de 150 pessoas em fuga.

Na manhã de domingo a erupção mantinha-se com libertação de cinza e fumo. As cinzas dispersaram-se ao longo de 80 quilómetros.

Mais de 500 agentes das forças militares e policias participam em operações de busca e salvamento, mas, até ao momento, as autoridades japonesas ainda não conseguiram confirmar quantas pessoas estariam na encosta do vulcão, um local muito popular entre montanhistas.

Durante o dia de sábado, cerca de 230 conseguiram regressar da montanha, noticiava o canal de televisão japonês NHK.

O aeroporto de Haneda em Tóquio informou que os voos domésticos sofreram atrasos de 40 a 50 minutos para evitar passar por cima do vulcão, mas os voos internacionais não foram afetados.

Ao final do dia, o horário dos voos tinha retomado a normalidade.

O Monte Ontake, com 3.067 metros, é o segundo maior vulcão do Japão, a seguir ao Monte Fuji, com 3.776 metros, e está localizado entre as localidades de Gifu e Nagano.

Em 1979 expeliu cerca de 200 mil toneladas de cinzas e a última erupção aconteceu em 2007.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …

Alzheimer ataca regiões do cérebro que nos mantêm acordados durante o dia

Demasiadas sonecas durante o dia são um dos primeiros sinais externos do Alzheimer, embora seja difícil dizer por que isso acontece. Alguns cientistas sugeriram que a doença perturba as regiões do cérebro que promovem o …

Caminhar e correr torna-se agora mais fácil com estes novos calções robóticos

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criaram uns calções robóticos que nos fazem sentir até sete quilos mais leves quando estamos a caminhar ou a correr. Esta invenção poderá ajudar pessoas que caminhem …

Imagens da NASA mostram que a Lua brilha mais do que o Sol

Se os nossos olhos pudessem ver radiação altamente energética chamada raios-gama, a Lua pareceria mais brilhante do que o Sol. É assim que o Telescópio Espacial de Raios-gama Fermi da NASA tem visto o nosso …

Novo estudo adensa mistério sobre "Lago dos Esqueletos" nos Himalaias

Esqueletos humanos encontrados no lago Roopkund, na Índia, pertenceram a pessoas de origens várias, algumas do Mediterrâneo, que morreram em eventos separados por mil anos. O lago Roopkund, na Índia, é famoso por terem sido descobertos …

Livro que pertencia à biblioteca particular de Fernando Pessoa vai a leilão

Um livro que pertenceu à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi colocado à venda na leiloeira BestNet Leilões, que funciona apenas online. O leilão n.º 2291 só termina na segunda semana de setembro, mas o valor …