30 pessoas encontradas em paragem respiratória no Monte Ontake

30 pessoas foram encontradas este domingo em paragem cardio-respiratória junto ao pico do vulcão japonês que entrou em atividade no sábado.

As forças policiais recusaram-se a confirmar o óbito antes da chegada dos médicos legistas, mas as vítimas não apresentavam sinais vitais no momento em que foram encontradas.

O Monte Ontake, a cerca de 200 quilómetros de Tóquio, entrou em erupção este sábado por volta do meio-dia (3:00 em Lisboa) de forma inesperada. A erupção causou a morte confirmada de uma mulher, pelo menos 40 feridos graves e 45 desaparecidos.

Não havia sinais de uma erupção iminente como movimentos da Terra ou da superfície da montanha”, disse à Reuters um responsável da Agência Meteorológica Japonesa, apesar de se registarem pequenos sismos desde o dia 10 de setembro.

“Não conseguíamos dizer só pelos sismos que iria haver uma erupção”, acrescentou o responsável.

Quando o céu limpo no topo da montanha foi substituído por uma nuvem negra de fumo, muitos caminhantes começaram a descer a encosta.

“A cinza acumulou-se tão rapidamente que nem conseguíamos abrir a porta”, disse à Reuters Shuichi Mukai, empregado num estabelecimento hoteleiro abaixo do pico da montanha que acolheu cerca de 150 pessoas em fuga.

Na manhã de domingo a erupção mantinha-se com libertação de cinza e fumo. As cinzas dispersaram-se ao longo de 80 quilómetros.

Mais de 500 agentes das forças militares e policias participam em operações de busca e salvamento, mas, até ao momento, as autoridades japonesas ainda não conseguiram confirmar quantas pessoas estariam na encosta do vulcão, um local muito popular entre montanhistas.

Durante o dia de sábado, cerca de 230 conseguiram regressar da montanha, noticiava o canal de televisão japonês NHK.

O aeroporto de Haneda em Tóquio informou que os voos domésticos sofreram atrasos de 40 a 50 minutos para evitar passar por cima do vulcão, mas os voos internacionais não foram afetados.

Ao final do dia, o horário dos voos tinha retomado a normalidade.

O Monte Ontake, com 3.067 metros, é o segundo maior vulcão do Japão, a seguir ao Monte Fuji, com 3.776 metros, e está localizado entre as localidades de Gifu e Nagano.

Em 1979 expeliu cerca de 200 mil toneladas de cinzas e a última erupção aconteceu em 2007.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …

Em França, Portugal é destacado como bom exemplo (mas também pela sorte da sua geografia)

Portugal tem "11 vezes menos mortes" do que Espanha, em proporção das respectivas populações, e parece estar a lidar melhor com a pandemia de Covid-19 do que o país vizinho. Esta é a conclusão de …

Do confinamento alargado aos limites nos despedimentos. O que pode mudar com o "novo" estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs esta quarta-feira ao Parlamento a renovação do estado de emergência em Portugal por novo período de 15 de quinze dias para permitir medidas de contenção da …

Chefe do principal hospital russo responsável por tratar Covid-19 infetado depois de apertar mão a Putin

O chefe do principal hospital de tratamento ao coronavírus de Moscovo, que se reuniu com o Presidente Vladimir Putin há uma semana, divulgou na terça-feira que testou positivo à doença, depois de o Kremlin anunciar …