Apoio a compra de elétricos esgotou em 3 dias. Governo quer duplicar verbas

Resultados são bem diferentes do ano passado,  em que um terço das verbas ficaram por atribuir. O objetivo daqui para a frente? 27 milhões “seria interessante”, admite ministra.

Em apenas 3 dias, esgotaram as verbas destinadas a veículos elétricos e bicicletas. Assim avança a ministra do Ambiente à Renascença.

Maria da Graça Carvalho diz que “mostra, em três dias, um grande interesse da população em geral, porque este é para as pessoas que devem concorrer individualmente, em descarbonizar a sua mobilidade”.

Este número contrasta com os resultados do ano passado, onde a adesão foi tão fraca que mais de um terço das verbas para a compra destes veículos ficou por atribuir.

A diferença prender-se-á com alterações feitas às regras: nomeadamente, a entrada nos apoio de carros elétricos num valor até aos 55.000 euros, desde que esse veículo tenha mais de 5 lugares. As verbas também aumentaram este ano para 13,5 milhões de euros.

De acordo com a ministra, o trabalho foi este ano simplificado e num só dia 90% das candidaturas foram avaliadas. “É um desenho muito mais simples, que nos permitiu, em poucas horas, avaliar as candidaturas que foram submetidas”, afirma.

De seguida, explica, “fazem o abate do veículo com mais de 10 anos, compram o novo, chegam cá e numa questão de dois, três dias, recebem o valor”.

Citada pelo ECO, a ministra admite ainda que “seria interessante” duplicar o valor das verbas atualmente atribuídas, ou seja, passar para 27 milhões o pacote destinado para esta ajuda.

“Há coisas que demoram a executar, que não executam, que desistem, e a gestão dos fundos é assim, quando não executam, quando demoram, tem que se pôr onde se executa”, admite a ministra. No entanto, o governo garante que pretende procurar financiamento adicional “para alargar”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.