A mentira “mais descarada” do ano vai para… um chocolate da Milka

Milka

Chocolate Milka Alpenmilch

Barra de chocolate fica 33% mais cara – e depois ainda passa de 100 para 90 gramas. Os premiados indesejados do “Golden Windbeutel” alemão.

É um daqueles prémios que as empresas preferiam não receber: o “Golden Windbeutel” é uma distinção na Alemanha para as mentiras “mais descaradas” do ano no que diz respeito a produtos ou anúncios.

É atribuído pela organização de consumidores Foodwatch e, desta vez, o indesejado prémio segue para a Milka. Mais concretamente para o chocolate Milka Alpenmilch.

O chocolate foi eleito o mais enganador do ano por 34% dos participantes. É que o preço do chocolate subiu 33%, de 1,49 euros para 1,99 euros – e, pouco depois, cada unidade ficou mais pequena, já que pesava 100 gramas e passou a pesar 90 gramas.

Contas feitas, foi um aumento real de 48%, destaca a Foodwatch. “A barra Milka Alpenmilch é um excelente exemplo de reduflação, e é exactamente por isso que os consumidores a elegeram a mentira publicitária mais descarada do ano”, explica Rebekka Siegmann, da Foodwatch.

Os aumentos de preços ocultos são uma estratégia cada vez mais popular da indústria alimentar“, alerta a responsável, citado no Der Spiegel.

A Mondelēz, o grupo onde se insere (entre outras) a marca Milka, já reagiu e disse que os preços e os custos do cacau em toda a cadeia de abastecimento tinham aumentado significativamente. Além disso, diz a empresa, o ambiente empresarial está “mais complexo e instável do que nunca”.

Para se manter competitiva, a empresa precisava de tomar “medidas bem ponderadas”. O novo peso das barras, assegura, está indicado na embalagem, e os consumidores tinham sido informados online.

No entanto, a Foodwatch diz que a redução da quantidade não foi indicada de forma clara: “Na frente, está escrito ’90 g’ em letras pequenas — mas muitas vezes não se vê isso nas prateleiras dos supermercados por causa das abas de cartão”.

Outros premiados

Atrás do chocolate da Milka ficou um salmão fumado da Noruega da empresa Fish Tales, com 21,1% dos votos. Este salmão vem de um produtor que viola o bem-estar animal; e a origem do salmão não pode ser rastreada como é anunciado, indica a Foodwatch.

No terceiro lugar (17,8%) ficou outro chocolate, o Menstru Chocbar, da Innonature. Anuncia que tem ferro, maca vermelha e vitamina B6, que “contribuem para o bem-estar durante a menstruação” – mas não há nenhuma evidência científica que confirme essa tese sobre esses componentes.

A margarina Rama, do Flora Food Group, mereceu o quarto lugar; é anunciada com “ingredientes 100% naturais”, mas tem diversos aditivos e ingredientes produzidos industrialmente.

O quinto posto seguiu para o chá gelado DirTea Glow, da rapper alemã Shirin David – que anunciou o seu chá gelado com um efeito glow visível para “pele e unhas bonitas”. Quem confirma isso?

ZAP //

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