/

Rio falta ao congresso do PSD para não “perturbar” e lança farpas a Passos

2

presidencia.pt

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

Ex-presidente da Câmara do Porto vai faltar à reunião dos sociais-democratas porque não quer “perturbar”. Quanto às críticas de Passos Coelho sobre a intervenção na banca, Rio acredita que o primeiro-ministro e o Presidente da República só fizeram bem em envolver-se nessa questão.

O ex-autarca Rui Rio deu recentemente uma entrevista à TSF, na qual explica as razões que o levam a faltar ao próximo congresso do PSD, marcado para este fim de semana em Espinho.

“Se eu lá fosse ainda me arriscava a ser um elemento central do congresso. O dr. Pedro Passos Coelho resolveu candidatar-se, com base em ter sido o mais votado (embora não o vencedor). Tem essa legitimidade, eu não quero perturbar”, afirmou.

Na mesma entrevista, o ex-presidente da Câmara do Porto não resistiu em deixar cair a farpa ao atual líder do PSD, que há pouco tempo criticou a intervenção do Governo nas questões da banca.

Rio considera que tanto António Costa como Marcelo Rebelo de Sousa fizeram bem em tentar “influenciar” o futuro da banca nacional, até pelo “valor estratégico muito grande” que o setor tem.

“O poder político, podendo, deve interferir e influenciar as grandes questões estratégicas para o país”, considera. “Se calhar não é assim para um liberal, mas tenho uma perspetiva social-democrata”, deixou o recado a Passos Coelho.

Além disso, o social-democrata deixou inúmeras críticas ao sistema financeiro europeu, considerando que é preciso bater o pé à Europa, que forçou uma venda rápida do Banif ao Santander que se revelou prejudicial ao país.

“Foram 3 mil milhões num fim-de-semana, é disto que estamos a falar”, declara o economista, que andou a rever as últimas contas do banco e lembra que este valia 675 milhões poucos meses antes da venda.

“Há aqui uma certa hipocrisia quando não entraram soldados, mas entram instâncias europeias a dizer: esse banco é para ali e façam favor de por os contribuintes portugueses a pagar”, acrescenta.

Perante este cenário, Rio apoia os que defendem que é preciso contrariar a “espanholização” da banca portuguesa e, a propósito das notícias que dizem que o BCE está contra a entrada de Isabel dos Santos no BCP e o impasse no BPI, deixa ainda uma outra crítica.

“Uma coisa é usar poderes de supervisão, outra é prejudicar o interesse nacional. Não permitir que Isabel dos Santos entre no BCP é intolerável. Porque o que está em causa é conseguir que seja determinado banco o acionista do BCP”, neste caso um espanhol.

Relativamente ao Novo Banco, o ex-autarca entende que “não pode ser vendido à pressa” e que não o “choca nada capitalizar o Novo Banco com dinheiro público, para ficar em condições de ser bem vendido”.

“Se quiserem chamar a isso nacionalização do NB chamem, não me choca nada. Não tenho preconceitos ideológicos”, opina.

ZAP

2 Comments

  1. A cama já há muito que anda a ser feita para o pior pm de sempre que apareceu em portugal!Agora vamos ver é para quando a cadeia pelos crimes cometidos e que têm que vir cá para fora!!!

  2. Pelo menos o Primeiro Ministro visado não foi preso preventivamente, nem parece ter sinais exteriores de riqueza de outros, de ter motoristas a pagar funerais da família, de enviar garrafas pequenas por envelopes e tantas coisas hilariantes que vamos sabendo. Se algum dos que integraram a geração de 70 ainda estivessem entre nós, seguramente tinham na sua vida, rica em episódios “emocionantes”, muitos motivos para as suas ironias, que tanto nos deliciaram a todos. Relativamente ao Dr. Rui Rio, seria importante que em vez de vir para os jornais dar entrevistas a falar de atitudes morais para não perturbar, discutir estes assuntos no seu congresso, que é o local próprio para ele discutir o que não está de acordo. Isto é válido para qualquer partido político.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.