Rio falta ao congresso do PSD para não “perturbar” e lança farpas a Passos

presidencia.pt

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

Ex-presidente da Câmara do Porto vai faltar à reunião dos sociais-democratas porque não quer “perturbar”. Quanto às críticas de Passos Coelho sobre a intervenção na banca, Rio acredita que o primeiro-ministro e o Presidente da República só fizeram bem em envolver-se nessa questão.

O ex-autarca Rui Rio deu recentemente uma entrevista à TSF, na qual explica as razões que o levam a faltar ao próximo congresso do PSD, marcado para este fim de semana em Espinho.

“Se eu lá fosse ainda me arriscava a ser um elemento central do congresso. O dr. Pedro Passos Coelho resolveu candidatar-se, com base em ter sido o mais votado (embora não o vencedor). Tem essa legitimidade, eu não quero perturbar”, afirmou.

Na mesma entrevista, o ex-presidente da Câmara do Porto não resistiu em deixar cair a farpa ao atual líder do PSD, que há pouco tempo criticou a intervenção do Governo nas questões da banca.

Rio considera que tanto António Costa como Marcelo Rebelo de Sousa fizeram bem em tentar “influenciar” o futuro da banca nacional, até pelo “valor estratégico muito grande” que o setor tem.

“O poder político, podendo, deve interferir e influenciar as grandes questões estratégicas para o país”, considera. “Se calhar não é assim para um liberal, mas tenho uma perspetiva social-democrata”, deixou o recado a Passos Coelho.

Além disso, o social-democrata deixou inúmeras críticas ao sistema financeiro europeu, considerando que é preciso bater o pé à Europa, que forçou uma venda rápida do Banif ao Santander que se revelou prejudicial ao país.

“Foram 3 mil milhões num fim-de-semana, é disto que estamos a falar”, declara o economista, que andou a rever as últimas contas do banco e lembra que este valia 675 milhões poucos meses antes da venda.

“Há aqui uma certa hipocrisia quando não entraram soldados, mas entram instâncias europeias a dizer: esse banco é para ali e façam favor de por os contribuintes portugueses a pagar”, acrescenta.

Perante este cenário, Rio apoia os que defendem que é preciso contrariar a “espanholização” da banca portuguesa e, a propósito das notícias que dizem que o BCE está contra a entrada de Isabel dos Santos no BCP e o impasse no BPI, deixa ainda uma outra crítica.

“Uma coisa é usar poderes de supervisão, outra é prejudicar o interesse nacional. Não permitir que Isabel dos Santos entre no BCP é intolerável. Porque o que está em causa é conseguir que seja determinado banco o acionista do BCP”, neste caso um espanhol.

Relativamente ao Novo Banco, o ex-autarca entende que “não pode ser vendido à pressa” e que não o “choca nada capitalizar o Novo Banco com dinheiro público, para ficar em condições de ser bem vendido”.

“Se quiserem chamar a isso nacionalização do NB chamem, não me choca nada. Não tenho preconceitos ideológicos”, opina.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A cama já há muito que anda a ser feita para o pior pm de sempre que apareceu em portugal!Agora vamos ver é para quando a cadeia pelos crimes cometidos e que têm que vir cá para fora!!!

  2. Pelo menos o Primeiro Ministro visado não foi preso preventivamente, nem parece ter sinais exteriores de riqueza de outros, de ter motoristas a pagar funerais da família, de enviar garrafas pequenas por envelopes e tantas coisas hilariantes que vamos sabendo. Se algum dos que integraram a geração de 70 ainda estivessem entre nós, seguramente tinham na sua vida, rica em episódios “emocionantes”, muitos motivos para as suas ironias, que tanto nos deliciaram a todos. Relativamente ao Dr. Rui Rio, seria importante que em vez de vir para os jornais dar entrevistas a falar de atitudes morais para não perturbar, discutir estes assuntos no seu congresso, que é o local próprio para ele discutir o que não está de acordo. Isto é válido para qualquer partido político.

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …