Rio falta ao congresso do PSD para não “perturbar” e lança farpas a Passos

presidencia.pt

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

Ex-presidente da Câmara do Porto vai faltar à reunião dos sociais-democratas porque não quer “perturbar”. Quanto às críticas de Passos Coelho sobre a intervenção na banca, Rio acredita que o primeiro-ministro e o Presidente da República só fizeram bem em envolver-se nessa questão.

O ex-autarca Rui Rio deu recentemente uma entrevista à TSF, na qual explica as razões que o levam a faltar ao próximo congresso do PSD, marcado para este fim de semana em Espinho.

“Se eu lá fosse ainda me arriscava a ser um elemento central do congresso. O dr. Pedro Passos Coelho resolveu candidatar-se, com base em ter sido o mais votado (embora não o vencedor). Tem essa legitimidade, eu não quero perturbar”, afirmou.

Na mesma entrevista, o ex-presidente da Câmara do Porto não resistiu em deixar cair a farpa ao atual líder do PSD, que há pouco tempo criticou a intervenção do Governo nas questões da banca.

Rio considera que tanto António Costa como Marcelo Rebelo de Sousa fizeram bem em tentar “influenciar” o futuro da banca nacional, até pelo “valor estratégico muito grande” que o setor tem.

“O poder político, podendo, deve interferir e influenciar as grandes questões estratégicas para o país”, considera. “Se calhar não é assim para um liberal, mas tenho uma perspetiva social-democrata”, deixou o recado a Passos Coelho.

Além disso, o social-democrata deixou inúmeras críticas ao sistema financeiro europeu, considerando que é preciso bater o pé à Europa, que forçou uma venda rápida do Banif ao Santander que se revelou prejudicial ao país.

“Foram 3 mil milhões num fim-de-semana, é disto que estamos a falar”, declara o economista, que andou a rever as últimas contas do banco e lembra que este valia 675 milhões poucos meses antes da venda.

“Há aqui uma certa hipocrisia quando não entraram soldados, mas entram instâncias europeias a dizer: esse banco é para ali e façam favor de por os contribuintes portugueses a pagar”, acrescenta.

Perante este cenário, Rio apoia os que defendem que é preciso contrariar a “espanholização” da banca portuguesa e, a propósito das notícias que dizem que o BCE está contra a entrada de Isabel dos Santos no BCP e o impasse no BPI, deixa ainda uma outra crítica.

“Uma coisa é usar poderes de supervisão, outra é prejudicar o interesse nacional. Não permitir que Isabel dos Santos entre no BCP é intolerável. Porque o que está em causa é conseguir que seja determinado banco o acionista do BCP”, neste caso um espanhol.

Relativamente ao Novo Banco, o ex-autarca entende que “não pode ser vendido à pressa” e que não o “choca nada capitalizar o Novo Banco com dinheiro público, para ficar em condições de ser bem vendido”.

“Se quiserem chamar a isso nacionalização do NB chamem, não me choca nada. Não tenho preconceitos ideológicos”, opina.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A cama já há muito que anda a ser feita para o pior pm de sempre que apareceu em portugal!Agora vamos ver é para quando a cadeia pelos crimes cometidos e que têm que vir cá para fora!!!

  2. Pelo menos o Primeiro Ministro visado não foi preso preventivamente, nem parece ter sinais exteriores de riqueza de outros, de ter motoristas a pagar funerais da família, de enviar garrafas pequenas por envelopes e tantas coisas hilariantes que vamos sabendo. Se algum dos que integraram a geração de 70 ainda estivessem entre nós, seguramente tinham na sua vida, rica em episódios “emocionantes”, muitos motivos para as suas ironias, que tanto nos deliciaram a todos. Relativamente ao Dr. Rui Rio, seria importante que em vez de vir para os jornais dar entrevistas a falar de atitudes morais para não perturbar, discutir estes assuntos no seu congresso, que é o local próprio para ele discutir o que não está de acordo. Isto é válido para qualquer partido político.

RESPONDER

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …