//

Oi aprova venda da PT Portugal à Altice

tuvalkin / Flickr

-

A Oi aprovou a venda da PT Portugal ao grupo Altice, que já detém a Cabovisão e a Oni. O grupo francês oferece 7,4 mil milhões de euros. As informações estão a ser avançadas pelo jornal brasileiro Estado de São Paulo.

O negócio terá sido aprovado pelo conselho de administração da Oi por unanimidade.

A Oi, segunda maior companhia de telecomunicações brasileira, e a Altice, francesa, estavam a negociar a venda da participação da brasileira na PT Portugal desde 1 de dezembro e o acordo surge depois da francesa ter aumentado o valor da proposta de compra.

A proposta vai agora à assembleia de acionistas da PT até ao próximo dia 20. Além dos acionistas da PT, o negócio com a Altice terá também de ter a aprovação por parte da Autoridade para a Concorrência.

A Altice é detida pelo franco-israelita Patrick Drahi.

A proposta do grupo francês, que estabeleceu uma parceria comercial com os CTT, avalia a PT Portugal em 7.400 milhões de euros, excluindo caixa e dívida, e um pagamento diferido de 500 milhões de euros relativos à geração futura de receitas da empresa.

A operação exclui os investimentos da PT Portugal em África, o endividamento e os investimentos na Rioforte.

A PT SGPS detém cerca de 25% da Oi. No âmbito do processo de combinação de negócios entre as duas operadoras, a PT Portugal passou para a alçada da Oi em Maio passado.

Paralelamente, a PT SGPS está a ser alvo de uma oferta pública voluntária geral por parte da Terra Peregrin, da empresária angolana Isabel dos Santos, que oferece mais de 1,21 mil milhões de euros pela totalidade das ações da empresa portuguesa, ao preço de 1,35 euros por ação.

Tendo em conta que a PT SGPS está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA), o Conselho de Administração terá de convocar uma reunião magna de acionistas para se pronunciar sobre a venda da PT Portugal, sobre a qual tem direito de veto.

/Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.