/

Mais 3 mortes por legionella em Vila Franca. 180 casos confirmados

O hospital de Vila Franca de Xira já registou 180 casos de doentes infectados com legionella, tendo registado mais 3 mortes hoje, que se somam a outra ocorrida no sábado, segundo segundo declarações do Director Geral da Saúde.

“Temos 180 casos confirmados dos quais 24 internados em cuidados intensivos, e 4 óbitos e há uma quinta situação que ainda está em investigação em termos de diagnóstico mas que irá seguramente juntar-se a estes quatro casos”, disse Francisco George à entrada de uma reunião na Direção Geral de Saúde.

Na manhã de sábado, tinha sido confirmada a primeira morte de uma das pessoas infectadas, um homem de 59 anos, que “já tinha morbilidades associadas, doenças respiratórias, doença pulmonar obstrutiva crónica, era fumador e tinha uma pneumonia”.

Esta manhã, registaram-se dois óbitos, um homem de 66 anos de idade, e uma mulher de 81 anos, ambos com história clínica de patologia diversa e grave».

No ponto de situação enviado à Lusa às 13:30, afirmava-se que se encontram, de momento, 59 doentes internados e acrescenta-se que “foram igualmente transferidos para unidades centrais um total de 32 doentes”.

Sobre o tempo médio de espera no serviço de urgência, diz-se que é de 15 minutos e garante-se que o hospital “ativou os mecanismos necessários para responder a este aumento de procura excepcional, encontrando-se em articulação com as autoridades de saúde”.

O Hospital de Vila Franca Xira começou na sexta-feira a receber doentes contaminados com a bactéria legionella, sendo que um dos doentes faleceu.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse no sábado que foi accionado um plano de contingência para lidar com o surto de legionella, enquanto o Diretor geral da Saúde já havia admitido que o surto verificado “é um problema que não é habitual” dada “a magnitude e gravidade”.

A bactéria legionella é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.