/

Britânicos estão a usar alfinetes na roupa em defesa dos imigrantes

1

Pessoas por todo o Reino Unido estão a usar um alfinete na roupa para mostrar a sua solidariedade para com os imigrantes que, nos últimos dias, têm sido vítimas de ataques racistas e xenófobos.

O Reino Unido vive vários problemas na sequência do referendo que, na passada quinta-feira, ditou a saída do país da União Europeia.

Entre a instabilidade económica e política, parece que o Brexit também foi capaz de acordar vários xenófobos e racistas que estavam escondidos na sua toca.

Nos últimos dias, são vários os casos de ataques contra imigrantes que vivem no país, nomeadamente, entre portugueses que estão em Inglaterra há vários anos.

De acordo com as autoridades britânicas, desde a sexta-feira que se seguiu ao referendo, registaram-se mais 57% de queixas de crimes de ódio.

O próprio primeiro-ministro, David Cameron, que se mantém em funções até outubro, já condenou estes ataques, alertando para o facto destas pessoas “terem dado uma magnífica contribuição ao país”.

Foi graças a este comportamento que Allison, uma norte-americana a viver em Londres, decidiu fazer alguma coisa que pudesse mostrar a sua solidariedade para com os imigrantes que vivem no Reino Unido.

“Comecei a ver e a ouvir falar de pessoas que tinham sido atacadas em locais como autocarros e comboios”, começou por dizer ao The Guardian.

“Estava a ver o Europeu com o meu marido e perguntei: ‘Como é que podemos mostrar às pessoas em público que estamos com elas?'”.

“Não queríamos obrigar as pessoas a ter de sair de casa para comprar alguma coisa, por isso, lembrei-me de um alfinete. A maior parte das pessoas tem um em algum lugar da casa”, explica.

A ideia foi divulgada por Allison no fim-de-semana através de um tweet e, no início desta semana, a hashtag #safetypin tornou-se viral na rede social, com muitas pessoas a partilhar fotografias com os seus alfinetes.

“É simples porque não temos de ir à rua comprá-lo, não há qualquer língua ou slogan político envolvido. É apenas um pequeno sinal que mostra que as pessoas que sofrem crimes de ódio não estão sozinhas e que o seu direito de estar no Reino Unido é apoiado”, disse ao Independent.

Assim, quem sair de casa com o alfinete preso na roupa mostra estar solidário com os imigrantes que vivem no país.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.