/

Portugueses passam a precisar de uma ETA para visitar o Reino Unido. O que é e quanto custa?

3

Não é um visto, não é um passaporte estranho. É uma Autorização Eletrónica e se não ativer pode ser multado. Quando viajar para o Reino Unido, junte mais 19€ às previsões de despesas.

A partir desta quarta feira, cidadãos europeus que visitem o Reino Unido vão precisar de apresentar uma ETA (Autorização Eletrónica de Viagem).

Não se trata de um visto — não permite ou deixa de permitir a entrada no país —, mas sim de uma autorização. Quem tem um visto, aliás, não precisa de uma ETA. Aqui está a lista dos países que passam a ter de a pedir.

A ETA pode ser pedida através de uma aplicação ou de uma candidatura online. Não precisa de introduzir dados de viagem, mas precisa de deixar um endereço de correio eletrónico, o seu número de passaporte, uma fotografia e um cartão de crédito/débito.

O pedido está associado a uma taxa de 12 euros, que no dia 9 de abril passa a subir para 19 euros. Depois de concluir o processo, pode desinstalar a aplicação, assegura a Euronews: a ETA fica associada ao seu passaporte (sim, tem sempre de ter um passaporte para viajar para lá).

No momento de embarcar, não deverá ter de mostrar mais nada que não a ETA. Mas se mudar de passaporte, terá de mudar a ETA.

O governo britânico afirma, no entanto, que é possível viajar para o Reino Unido mesmo que ainda não tenha o processo concluído: “Deve solicitar uma ETA antes de viajar para o Reino Unido. Pode viajar para o Reino Unido enquanto espera por uma decisão“.

Ainda assim, o pedido deverá por norma ser aprovado num espaço de 3 dias, pelo que deve solicitá-la 3 dias antes do seu voo. Deverá receber uma confirmação por e-mail.

Se não fizer o pedido, o governo britânico afirma que pode ser multado, mas não avança a quantia.

A ETA é válida por um período de dois anos, e permite a estadia por 6 meses no Reino Unido a quantidade de vezes que quiser. Se viajar com bebés ou crianças, estes também precisam de uma ETA. É possível submeter o pedido por outra pessoa, mas separadamente.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

3 Comments

  1. Hoje em dia não me apanhavam no Reino Unido ou nos Estados Unidos por nenhum dinheiro do mundo. Podem ficar com as ETAs e vistos todos porque não tenciono usar deles…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.