Zero Roaming: cidadãos lançam campanha contra a última fronteira da Europa

A DECO, a OCU – Organização de Consumidores e Usuários de Espanha, o Eixo Atlântico, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças – RIET, com o apoio da Organização Europeia de Consumidores – BEUC, lançaram uma campanha para eliminar o roaming a partir de dezembro de 2015.

A campanha de recolha de assinaturas, lançada sob o lema Zero Roaming, quer mobilizar os cidadãos contra o injustificado sobrecusto nas telecomunicações que afeta os direitos dos cidadãos e atenta contra o mercado único europeu.

A petição para acabar com o roaming na União Europeia a partir de 15 de dezembro de 2015 pode ser assinada na plataforma Change.org.

A associação de defesa do consumidor afirma que o roaming constitui a última fronteira da Europa, com um impacto muito negativo para os cidadãos, prejudicando uma grande parte da população europeia.

Este não é um problema exclusivo dos turistas, mas também de estudantes residentes no estrangeiro, empresários, trabalhadores e cidadãos que habitam nas regiões das fronteiras internas da União Europeia.

Por isso, a Comissão Europeia propôs a sua eliminação e o Parlamento ratificou-a, concretizando o seu desaparecimento para o dia 15 de dezembro de 2013.

No entanto, alguns Governos dos Estados-membros – especialmente os do Sul – travaram a proposta do Parlamento, privilegiando as operadoras de telecomunicações, em detrimento da posição dos cidadãos, e pretende adiar, de maneira injustificada, a eliminação do roaming até ao ano de 2018.

Este é, de acordo com a DECO, mais um exemplo de como as grandes empresas impõem os seus interesses particulares em detrimento dos interesses dos consumidores e contra as decisões das organizações que representam os cidadãos.

Coincidindo com a reunião do Parlamento, a Comissão e Estados-membros, da qual se esperam avanços significativos sobre um possível acordo antes do verão, as organizações promotoras da campanha Zero Roaming lançaram a petição para que os cidadãos se façam ouvir a favor do fim do roaming.

ZAP / DECO

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É isso o preço das chamadas. O IVA em cima do Imposto automóvel, o Iva em cima da taxa de radiodifusão, O barril a descer e na bomba a subir todas as semanas ( e fazem os jornalistas grande alarido nas TV quando baixa 1 reles cêntimo depois de ter subido perto de 1 euro blá blá blá whiskas saquetas…
    Portugal um quase não país cheio de ciganos uns genuínos outros também não!

RESPONDER

Chega propõe até 12 anos de prisão para violadores e castração química dos reincidentes

Esta segunda-feira, André Ventura, deputado único do Chega, entregou no Parlamento um projeto de lei que altera o Código Penal e endurece as penas pelo crime de violação. O deputado único do Chega, André Ventura, entregou …

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA. Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …