Zero Roaming: cidadãos lançam campanha contra a última fronteira da Europa

A DECO, a OCU – Organização de Consumidores e Usuários de Espanha, o Eixo Atlântico, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças – RIET, com o apoio da Organização Europeia de Consumidores – BEUC, lançaram uma campanha para eliminar o roaming a partir de dezembro de 2015.

A campanha de recolha de assinaturas, lançada sob o lema Zero Roaming, quer mobilizar os cidadãos contra o injustificado sobrecusto nas telecomunicações que afeta os direitos dos cidadãos e atenta contra o mercado único europeu.

A petição para acabar com o roaming na União Europeia a partir de 15 de dezembro de 2015 pode ser assinada na plataforma Change.org.

A associação de defesa do consumidor afirma que o roaming constitui a última fronteira da Europa, com um impacto muito negativo para os cidadãos, prejudicando uma grande parte da população europeia.

Este não é um problema exclusivo dos turistas, mas também de estudantes residentes no estrangeiro, empresários, trabalhadores e cidadãos que habitam nas regiões das fronteiras internas da União Europeia.

Por isso, a Comissão Europeia propôs a sua eliminação e o Parlamento ratificou-a, concretizando o seu desaparecimento para o dia 15 de dezembro de 2013.

No entanto, alguns Governos dos Estados-membros – especialmente os do Sul – travaram a proposta do Parlamento, privilegiando as operadoras de telecomunicações, em detrimento da posição dos cidadãos, e pretende adiar, de maneira injustificada, a eliminação do roaming até ao ano de 2018.

Este é, de acordo com a DECO, mais um exemplo de como as grandes empresas impõem os seus interesses particulares em detrimento dos interesses dos consumidores e contra as decisões das organizações que representam os cidadãos.

Coincidindo com a reunião do Parlamento, a Comissão e Estados-membros, da qual se esperam avanços significativos sobre um possível acordo antes do verão, as organizações promotoras da campanha Zero Roaming lançaram a petição para que os cidadãos se façam ouvir a favor do fim do roaming.

ZAP / DECO

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É isso o preço das chamadas. O IVA em cima do Imposto automóvel, o Iva em cima da taxa de radiodifusão, O barril a descer e na bomba a subir todas as semanas ( e fazem os jornalistas grande alarido nas TV quando baixa 1 reles cêntimo depois de ter subido perto de 1 euro blá blá blá whiskas saquetas…
    Portugal um quase não país cheio de ciganos uns genuínos outros também não!

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …