“Há 31 dias à espera.” Zelenskyy pede tanques e aviões ao Ocidente

1

(h) UKrainian Presidential Press Service / EPA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy

Esta madrugada, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy pediu tanques e aviões para combater a invasão russa.

Volodymyr Zelenskyy, Presidente da Ucrânia, falou ao país esta madrugada, através de um vídeo no qual voltou a pedir aos países do Ocidente e da NATO “aviões, tanques, sistemas de defesa anti-mísseis e armamento anti-navios”.

“Não pode ser aceitável para ninguém no continente [europeu] que os países bálticos, Polónia, Eslováquia e todo o leste da Europa estejam em risco de ter de lutar contra invasores russos”, afirmou, salientando que o combate na Ucrânia “não é apenas pela liberdade na Ucrânia, mas pela liberdade na Europa“.

O Presidente lembrou que pediu “apenas 1% dos meios aéreos e dos tanques da NATO” e acrescentou: “Há 31 dias que estamos à espera. Portanto, quem lidera a comunidade euro-atlântica? Ainda é Moscovo, graças à intimidação?”

“Os parceiros têm de acelerar o seu apoio à Ucrânia. São estas as palavras: os parceiros têm de o fazer! Porque está em causa a segurança da Europa”, continuou, citado pelo Observador.

“A Ucrânia não pode abater mísseis russos sem metralhadoras, as quais existem em excesso. É impossível libertar Mariupol sem um numero suficiente de carros de combate e outros veículos blindados e especialmente sem jatos. Esta foi a forma usada pelos nazis para tentarem conquistar a Europa há 80 anos.”

Na mensagem, Zelenskyy acusa as forças russas de “raptarem e manterem cativos os nossos presidentes de câmara e ativistas ucranianos” e pede aos líderes europeus para ouvirem a opinião das pessoas, que estão solidárias com a Ucrânia.

“Se não quiserem ouvir a opinião das pessoas, então oiçam o som dos ataques aéreos de mísseis russos a atingir localidades mesmo ao lado da fronteira polaca. Estão à espera para ouvir o rugido dos tanques russos?”, questionou.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.