/

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

26

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está a reprimir a difusão deste tipo de desinformação.

O YouTube anunciou que vai remover os vídeos que tentam suportar a ligação entre a covid-19 e o 5G, por violação das políticas recentes que proíbem vídeos de promover “métodos sem fundamento médico” para prevenir infeções por coronavírus. Mas a plataforma ainda não conseguiu remover todos estes vídeos, informou o Engadget.

A plataforma de vídeos está a suprimir “conteúdo duvidoso”, que pode enganar as pessoas, como as teorias da conspiração em torno do 5G e do vírus. Isso inclui reduzir recomendações destes vídeos, remove-los dos resultados de pesquisa e bloquear a sua monetização com anúncios.

Estas medidas surgem depois de um relatório divulgado pelo Guardian ter revelado contactos entre o secretário de cultura britânico, Oliver Dowden, e responsáveis pelo Facebook, Twitter e YouTube, numa tentativa para remover material de conspiração.

A decisão do YouTube pode ajudar a impedir novos ataques como os ocorridos nas cidades de Birmingham e Liverpool, onde conspiracionistas incendiaram torres de telecomunicações 5G, a chamada “quinta geração de internet móvel”.

No entanto, a decisão também levanta preocupações sobre a aplicação inconsistente das políticas do You Tube, que proíbem alguns vídeos, ao mesmo tempo que permitem outros com informações igualmente falsas.

Não há provas ou indícios que sustentem as teorias da conspiração sobre a ligação entre 5G e covid-19, que apontam a tecnologia como responsável pelo novo Coronavírus — aparentemente porque Wuhan, local de origem da pandemia, ter sido uma das primeiras províncias chinesas a ter acesso 5G.

A abordagem do YouTube pode ajudar a enfrentar a situação imediata, mas não resolve os problemas de longo prazo com as conspirações anti-5G, que estimulam a violência, realça o Engadgetproblema mais premente em altura de pandemia e quarentena, face às quais importa assegurar a capacidade das redes mundiais de telecomunicações.

ZAP //

26 Comments

  1. É preciso não ter a mínima noção de eletromagnetismo. Nem a mínima noção de biologia. Em suma, é preciso ser ignorante. No final de contas a culpa até é dos desgovernos que desinvestiram na educação. Agora temos um planeta cheio de terraplanistas, gente anti-vacinas e que acredita que o 5G é a causa do COVID-19. Muito triste.

    • É de facto muito triste até porque todos sabemos que a Terra é mesmo plana, as vacinas foram invenção do diabo e a causa da COVID-19 obviamente não é o 5G mas sim as baterias de lítio dos veículos elétricos.

  2. Só comentadores super inteligentes por aqui. Brutal. Verdadeiros iluminados. Vou imprimir e emoldurar esta página de comentários e, juntá-la a algumas outras que decoram a casa de banho da minha casa.

  3. Bem podem remover os vídeos, censurar, tentar calar, mas não vai servir de nada. Apenas mostram que estão em pânico e a única forma que encontram é tentar silenciar os “RED PILLED”. Rapidamente vão perceber que muita malta já acordou e esta onda é absolutamente imparável. Gratidão a quem se lembrou de montar esta farsa do COVID, pois está a ajudar milhões a despertar.

    • Hahahaaa…
      Mais um que viu a “luz”!…
      A Internet não seria tão divertida sem os crentes alienados… “melhor” só os alucinados da IURD!…

      • Mete a máscara, calça as luvas, pois o COVID-19 anda aí. É um vírus super perigoso. Parece que a cura indicada para ti, caso sejas contaminado (e desejo que não sejas) é o MEDIA-20. 😉 WWG1WGA

      • Não uso luvas nem máscara porque tenho estado a trabalhar em casa e, quando saio, é por pouco tempo, longe de multidões e com distância de segurança.
        Não conheço essas siglas porque não sou “sócio” de religiões nem tenho Facebook para seguir a carneirada alienda das conspirações!…

      • Carneirada? Eu não sigo cegamente os MEDIA pah! Tens que rever essa tua postura e deixar de apontar dedos para o espelho lá de casa. Just saying.

      • Ai Filho que tu andas todo queimadinho! Quem é te fez assim tanto mal na tua vida?!
        Tenho pena de ti. Procura ajuda!

      • Sim, carneirada é quem segue cegamente alguma coisa – como tu fazes – e com o resultado que se vê!!
        “Just saying” é mesmo daquelas frases feitas típicas da carneirada!…

      • Não acredito que o covid seja uma farsa. Apenas não tão grave como o querem pintar com todo este pânico generalizado.
        Mas quem o manufacturou tinha essa intenção. Felizmente falharam, podia ser pior.
        SARS, MERS são bem mais graves nos sintomas. Mas não são tão facilmente contagiáveis como o covid.
        Não há que ter medo.

      • Lá por não conseguires ver a “luz”, não quer dizer que ela não exista.
        Só te fica mal ofender os outros e nem sequer contra argumentos plausíveis apresentas (e não, não acredito que o covid seja uma farsa).
        Mas pronto, enfim, cada um é livre de acreditar no que quiser. Há que saber respeitar isso, pelo menos deverias ter essa capacidade. O RESPEITO pelo próximo, independente de raças, credos ou nacionalidades, isso sim faria do Mundo um sítio muito mais divertido e feliz!…

      • É… a electricidade também não se “vê” e existe de certeza absoluta!…
        Claro que cada um livre de acreditar no que quiser – e não faltam crentes estupidificados pelo mundo fora – com o resultado que se vê!…
        Já dizia o outro: “quem estuda, sabe; quem não sabe, acredita”!!
        Tal como cada um tem a liberdade de dizer e escrever os disparates que quer, eu também tenho a liberdade de os comentar e adjetivar!
        Quem não quer ser escrutinado tem bom remédio, não se expõe publicamente e guarda os disparates só si.
        .
        Portanto, não percebi onde está a ofensa ou a falta de respeito…
        Chamar alienado a um alienado é falta de respeito??
        Ou chamar charlatão a um bispo da IURD (ou de outras seitas/religiões) é uma onfesa, só porque há lerdos que acreditam naquelas tretas?
        E chamar alucinados aos palermas que acreditam que a Terra é plana, é insulto?
        .
        Já devias saber que é impossível argumentar com fanáticos religiosos/conspiracionistas/terrapalermistas…
        Se, em 2020, alguém com o ensino básico concluído “jura” que a Terra é plana (como há milhares (milhões?) pelo mundo fora), que argumento se poderá usar??
        Inteligente e sensato de certeza que não é, por isso, só sobra o oposto!…

  4. Monetizar vídeos tem este problema, tal como a TV: é do escândalo que traz audiência.
    Contudo isto resolver-se-ia bem retirando apenas a monetização, e não o vídeo em si, pois isso é literalmente censura simplesmente porque alguém diz que não tem nada a ver.
    Como pode haver essa certeza?
    Uma coisa parece certa: a radiação electromagnética afecta-nos, tanto para o bem como para o mal.
    Engraçado que as entidades oficiais dizem uma coisa sobre isso, mas outros cientistas de renome mostram exactamente o contrário, colocando-se eles mesmo em xeque.
    Ora aqui um exemplo de um investigador doutorado português sobre estes assuntos: https://www.youtube.com/watch?v=-7HhcPfhUbE

    • Engraçado que o “investigador doutorado português” não tem qualquer investigação publicada sobre o tópico em questão, portanto percebe do assunto como qualquer outro “investigador doutorado português” em áreas limítrofes. Limita-se a dar opiniões desinformadas, o que é de facto uma infelicidade ainda maior no caso de um “investigador doutorado”, que não devia ignorar as principais publicações e meta-estudos sobre o tópico, refugiando-se em referências marginais (que até podem vir a revelar-se acertadas no futuro) e não reproduzíveis (ou seja, dificilmente estão corretas) para suportar as suas afirmações.

  5. Eu não sou um genio e tampouco sou uma pessoa super inteligente para saber que sim o 5G sim lugar a duvida afetará nosso sistema imunológico, seja inteligente e consulte meio independentes, organize as informações dispersas para ter uma maior compreensão e intenção das corporações e governos (abelhas, golfinhos, baleias, incremento de câncer) , como também sei que todos os fármacos so envenenan nossa saúde pois desinibe a dor mais não os cura, ( pois a cura esta em você mesmos (medicina quântica) , como também que as melhores mentes e seus descobrimentos em nossa historia foram apagados da historia (Energia ilimitada, Cura do câncer e de todas as enfermidades … a lista e muito grande …. so com o fim de “manter o velo das massas sobre seus rostros”, meu instintos me fala que os principais meios de comunicação , governos , militares, e sobre tudo grandes corporações que nos quer manipular nossa vidas para serem seus escravos em uma vida, que nos a chamamos de normal … mais sim posso afirmar que o dia que usar seu libre arbítrio, e abrir seus olhos viverá de uma forma livre, decidira o que realmente necesita e qual causa devera apoiar, use o que a natureza que deu a você um ser inteligente e com livre arbítrio.

    • Medicina quântica?!
      Energia ilimitada?
      Hahahaaaaa!…
      Só faltou Deus e a Terra plana!…
      Tens toda razão: tu não és um génio – és o oposto!!
      Um completo ignorante que só escreveu disparates e mentiras sem quer fundamento.
      .
      Quero ver essa energia ilimitada e, quando estiveres mesmo doente, recorre à “medicina quântica” e depois anda cá contar como correu… pode ser que batas de frente na realidade e acordes a tempo… ou não, e passas a ser mais um a comprovar a teoria de Darwin…

      • ENERGIA ILIMITADA SIM!!! Nikola Tesla não te diz nada, garantidamente.

        Mas isso é muito estranho, pois tu vendes a imagem de seres um verdadeiro estudioso, um génio, um crâneo, pois não hesitas afirmar que os outros são burros, mentirosos e só dizem disparates.

        Tu é que vais bater de frente com a realidade e já não falta muito,

        OBS: E não, não sou um terraplanista. Mas tu deverias saber que a teoria da Terra Plana foi criada exactamente para desacreditar todos aqueles que não papam o que os media vendem. E a fórmula funciona em pleno, como se comprova ao analisar o teu comentário, que refere Terra Plana, sem isso sequer ser chamado para a conversa.

        Mas fica na tua. Tu é que tens os olhos abertos e és o espertalhão. Convence-te disso.

      • Hahahaaaa…
        Os alienados não desiludem.. só eles para se lembrarem destes “argumentos”…

      • Hahahaaaa!!…
        Já dizia o “outro”: ilimitada só mesmo a estupidez humana e, nisso tu não desiludes!…
        O Tesla diz-me que só mesmo um completo ignorante sem o mínimo de capacidade de raciocínio e de bom senso, tem coragem de espalhar tamanho disparate!…
        Bastava o mínimo de conhecimento/ciência, coisas que, claramente, desconheces!…
        É que foste logo falar de “teorias” na área de conhecimento onde eu trabalho todos os dias… e, até agora, nada de energia ilimitada!…
        .
        Mas é muito fácil: tu mostras essa fonte de energia ilimitada a funcionar e eu retiro tudo o que disse!!.
        .
        Os palermas que acreditam na Terra plana são semelhantes aos que acreditam na energia ilimitada: um bando de carneirinhos alienados!!
        Estão no nível ZERO de Dunning-Kruger!
        Mais uma vez: “quem estuda, sabe; quem não sabe, acredita”
        .

      • Filho da Capital:
        TUDO corretíssimo. Você sabe sobre a realidade oculta.
        Flat earth = psyop
        Não se chateie com quem não quer saber. Brevemente saberão toda a verdade. Ninguém pode parar mais o Grande Despertar.
        WWG1WWA

      • Realidade oculta?
        Hahahahaaaa…. estupidez e ignorância descarada queres tu dizer!!
        .
        Eu quero saber!!
        Mostra lá essa energia ilimitada… ficamos à espera!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.