Dois a três copos de café por dia… só bem fazia se não pusesse açúcar. Café negro ajuda a prolongar o tempo de vida.
Diz-se que os verdadeiros amantes de café o tomam sem adições. E se quer viver mais tempo deve mesmo considerar esta opção.
Uma nova investigação concluiu que beber café negro, sem açúcar adicionado, pode mesmo ajudar a prolongar a vida, reduzindo até 14% o risco de morte precoce.
O consumo ideal parece situar-se entre duas a três chávenas por dia, realça a Science Alert.
As ligações entre o café e o prolongamento do tempo de vida tinham já sido feitas noutras investigações, mas o novo estudo, publicado no The Journal of Nutrition, mostra que os resultados são evidentes quando toma o café sem leite ou outros complementos.
“Os benefícios do café para a saúde podem dever-se aos seus compostos bioactivos, mas os nossos resultados indicam que a adição de açúcar e gordura saturada pode reduzir esses benefícios” diz Fang Fang Zhang, investigadora da Tufts University.
E é provável que estejam envolvidos múltiplos fatores — incluindo o momento do dia em que o café é consumido. Novas investigações deverão confirmar essa possibilidade.
“O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e, com quase metade dos adultos norte-americanos a relatar o consumo de pelo menos uma chávena por dia, é importante compreendermos o que isso pode significar para a saúde”.