//

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

1

Benedict J. Fernandez / Wikimedia

Martin Luther King Jr.

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das escolas, empresas e departamentos não essenciais.

Por se tratar de um feriado relativamente recente, ainda não existe uma tradição festiva para assinalar o dia que presta homenagem à vida e aos feitos do mais famoso proponente do fim da segregação racial na América do Norte.

Mas a história deste feriado tem quase tantos anos quantos aqueles que passaram desde o assassinato de Martin Luther King Jr., em 1968, no Lorraine Motel, em Memphis, no estado do Tennessee.

Pouco depois de morrer, a 4 de abril, foi lançada uma campanha para tornar o seu dia de aniversário, 15 de janeiro, num feriado. O Congresso norte-americano, que tem competências para estabelecer feriados federais nos EUA, só o aprovou em 1986, depois de uma petição que reuniu cerca de seis milhões de assinaturas e o patrocínio do músico Stevie Wonder, com a música “Happy Birthday”.

Eternizado pelo discurso “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”, em português), Martin Luther King Jr. marcou gerações pelo movimento que defendia a igualdade racial. Foi assassinado em Memphis depois de uma ação de apoio à comunidade afro-americana, funcionários dos serviços sanitários desta cidade do Tennessee, que reclamavam igualdade nas condições de trabalho e nos salários.

Na altura, o mayor Henry Loeb pagava salários mais baixos aos trabalhadores negros em comparação com os funcionários caucasianos. Não existiam uniformes, casas de banho, sindicatos reconhecidos nem contratos coletivos de trabalho para estes trabalhadores, sendo assim vítimas de discriminação.

Martin Luther King Jr. deixou um legado importante e inter-geracional num país que sofre com problemas sociais, como o racismo. Em 2004, a política norte-americana deu um passo decisivo na igualdade racial ao eleger o primeiro presidente negro da história dos EUA, Barack Obama.

A bolsa de Nova Iorque estará fechada esta segunda-feira, não havendo transações numa das maiores praças bolsistas do mundo. Até ao final do ano, Wall Street estará encerrada mais sete vezes, de acordo com o Jornal Económico: no aniversário de George Washington (18 de fevereiro), Sexta-feira Santa (19 de abril), Memorial Day (27 de maio), Dia da Independência (4 de julho), Dia do Trabalhador (2 de setembro), Dia de Ação de Graças (28 de novembro) e Dia de Natal (25 de dezembro).

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.