Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Benedict J. Fernandez / Wikimedia

Martin Luther King Jr.

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das escolas, empresas e departamentos não essenciais.

Por se tratar de um feriado relativamente recente, ainda não existe uma tradição festiva para assinalar o dia que presta homenagem à vida e aos feitos do mais famoso proponente do fim da segregação racial na América do Norte.

Mas a história deste feriado tem quase tantos anos quantos aqueles que passaram desde o assassinato de Martin Luther King Jr., em 1968, no Lorraine Motel, em Memphis, no estado do Tennessee.

Pouco depois de morrer, a 4 de abril, foi lançada uma campanha para tornar o seu dia de aniversário, 15 de janeiro, num feriado. O Congresso norte-americano, que tem competências para estabelecer feriados federais nos EUA, só o aprovou em 1986, depois de uma petição que reuniu cerca de seis milhões de assinaturas e o patrocínio do músico Stevie Wonder, com a música “Happy Birthday”.

Eternizado pelo discurso “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”, em português), Martin Luther King Jr. marcou gerações pelo movimento que defendia a igualdade racial. Foi assassinado em Memphis depois de uma ação de apoio à comunidade afro-americana, funcionários dos serviços sanitários desta cidade do Tennessee, que reclamavam igualdade nas condições de trabalho e nos salários.

Na altura, o mayor Henry Loeb pagava salários mais baixos aos trabalhadores negros em comparação com os funcionários caucasianos. Não existiam uniformes, casas de banho, sindicatos reconhecidos nem contratos coletivos de trabalho para estes trabalhadores, sendo assim vítimas de discriminação.

Martin Luther King Jr. deixou um legado importante e inter-geracional num país que sofre com problemas sociais, como o racismo. Em 2004, a política norte-americana deu um passo decisivo na igualdade racial ao eleger o primeiro presidente negro da história dos EUA, Barack Obama.

A bolsa de Nova Iorque estará fechada esta segunda-feira, não havendo transações numa das maiores praças bolsistas do mundo. Até ao final do ano, Wall Street estará encerrada mais sete vezes, de acordo com o Jornal Económico: no aniversário de George Washington (18 de fevereiro), Sexta-feira Santa (19 de abril), Memorial Day (27 de maio), Dia da Independência (4 de julho), Dia do Trabalhador (2 de setembro), Dia de Ação de Graças (28 de novembro) e Dia de Natal (25 de dezembro).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …