Vouchers para manuais escolares gratuitos já estão disponíveis (mas só para alguns)

USP Imagens

O Orçamento de Estado 2019 prevê que os manuais escolares sejam gratuitos a toda a escolaridade obrigatória. No entanto, há prazos para a requisição dos livros que variam entre os diferentes anos.

Esta terça-feira, os vouchers para os manuais escolares gratuitos já estão disponíveis, mas apenas para alguns, por enquanto. Os alunos do 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º, 11º e 12º anos já podem inscrever-se na plataforma que atribui vouchers para levantar os manuais nas escolas.

Já os restantes alunos do 1º, 5º, 7º e 10º anos só poderão fazê-lo a partir do dia 1 de agosto. De acordo com o Diário de Notícias, esta divisão foi uma estratégia optada pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGEFE) para evitar uma grande afluência de pessoas à plataforma de atribuição de vouchers.

“Temos de notar que o número de anos abrangidos pelos manuais gratuitos vai duplicar, portanto parece-me bem que haja esta calendarização que evite que os pedidos se concentrem todos na mesma altura”, disse o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

No ano passado, a utilização da plataforma online MEGA causou atrasos na entrega dos livros e nos pagamentos às livrarias aderentes. Situação que o presidente da ANDAEP acredita que não se voltará a repetir, apesar do alargamento do prazo concedido às escolas para “inserirem dados dos manuais na plataforma” para se saber o número de livros que podem ser reutilizados.

Depois de serem atribuídos os vouchers, a plataforma permite consultar uma lista de livrarias onde se pode fazer o levantamento dos manuais. Para facilitar o processo de registo na plataforma, a MEGA criou um vídeo explicativo para os educandos perceberem como podem proceder à requisição dos vouchers. Em último caso, pode fazer o pedido presencialmente nas escolas.

No final do ano, caso os manuais sejam entregues em más condições, o valor do livro deve ser pago na totalidade. Caso não seja entregue de todo, o aluno não terá direito a um voucher no ano letivo seguinte.

“Há alunos que têm todas as condições do mundo para chegar ao final do ano com os livros em muito bom estado e outros que não. Vivem perto da escola, têm boas casas e locais de estudo, têm condições para os transportar. E há outros que saem da escola, vão tomar conta de gado e levam os livros para o monte enquanto vigiam as ovelhas”, disse o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares ao DN.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …