Voto no PS “legitima” relações familiares no Governo. Rangel atira: “Só a sogra é que não nomeiam”

Paulo Novais / Lusa

O presidente do PSD avisou os eleitores que se votarem PS estão a legitimar a governação socialista em todas as dimensões.

“Estão a dizer que o Governo está bem a fazer despachos a nomear a família para aqui e para acolá, de forma cruzada. Eu nomeio para aqui, tu nomeias para ali. Está a dizer que não tem muito relevo. Estão a dizer: continuem porque têm aqui a minha confiança”.

De Rio não se ouviu mais sobre as nomeações familiares. Isso ficaria para Paulo Rangel. O cabeça de lista do PSD às Europeias disse que discordava do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que defendeu que a lei devia ser alterada para clarificar a nomeação de familiares na administração central. Paulo Rangel defende que “não é preciso lei porque não há nenhuma razão para a ética não chegar. A ética tem de chegar“.

Rangel questionou: “Será que um ministro, um secretário de Estado, precisa de uma lei para saber que não deve nomear a mulher, o marido, o filho, a filha, o sobrinho, a nora, o genro?”. E acrescentou: “Só a sogra é que parece que não nomeiam“.

Para o eurodeputado não é “necessário aprovar uma lei para aplicar bom-senso”, sugere a António Costa que releia alguns “clássicos”. “O primeiro-ministro devia ler a obra Germânia, de Tácito, que dizia a propósito dos germanos, algo essencial: ‘E aí podiam mais os bons costumes do que as boas leis’“.

Rui Rio apresentou as razões para que os eleitores não votem no PS. O presidente do PSD colocou a bola no lado dos portugueses, ao dizer que se votarem nos socialistas estão a legitimar “uma política económica que é de distribuição e não olha para o futuro”, a ideia de que “não é preciso fazer nada nos Serviços Públicos“e que se pode criar um “passe social mais barato” nos grandes centros urbanos esquecendo o resto do país.

Este “marcar a diferença” na política nacional é uma das três frentes de batalha que Rui Rio elege. As outras duas são o combate à abstenção e a política europeia.

“O primeiro objetivo é baixar a abstenção. Se convencermos as pessoas a ir votar, depois vai também a família. O pai também vai, vai a filha, vai a mulher”, afirmou o presidente do PSD. Depois, concretiza, só falta um passo: “Convencê-los a votar no PSD”.

Rui Rio vê três grandes razões para os eleitores votarem no partido: porque a Europa “é cada vez mais importante” no quotidiano dos cidadãos, a defesa da “reforma da União Económica e Monetária” e “a luta contra os nacionalismos e o populismos”.

Além disso, regista que o PSD “não é de direita e não é ponte para extrema-direita”, mas “o PS é de esquerda e é ponte para a extrema-esquerda”. O presidente do PSD afirmou que votar nos sociais democratas nas europeias dá garantia de moderação e perda de influência da extrema direita, enquanto que votar no PS não dá garantia de perda de influência da extrema esquerda.

Rui Rio acusou o PS de fazer da lista às Europeias um repositório de ministros, dizendo que “nos primeiros nove da lista, sete são ex-governantes de Sócrates ou de Costa“

Paulo Rangel, o eurodeputado considera uma “queixa infantil e falsa” a acusação do PS de que “o PSD não tem propostas para a Europa”. O cabeça de lista do PSD elogiou Francisco Assis, afastado das listas por Costa, dizendo que segue “com atenção as pessoas que falam, escrevem e têm visão para a Europa“.

Rangel rebateu as acusações de eleitoralismo dos socialistas, lembrando que foi o PS que colocou o temas das relações familiares na ordem do dia a dois meses das eleições. O PSD ainda não tinha manifesto eleitoral para que as propostas não caiam no esquecimento perto das eleições, como aconteceu com as do PS.

Paulo Rangel avançou com “bandeiras” a que também chamou propostas-alavanca e que passam por uma estratégia comum para a natalidade, que possa vir a ser uma Política Comum para a Natalidade, já que o envelhecimento da população é um problema europeu;
um programa europeu de combate ao cancro; criar uma Força Europeia de Proteção Civil; e criar um Programa Europeu de Voluntariado.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A campanha para as Europeias resume-se a isto para estes dois idiotas.Não têm falado doutra coisa nestes dias.Mas como ele não anda lá a fazer nada nâo é de admirar.Se é isto que estâo à espera já têm um grande candidato.

RESPONDER

Desconfinamento recua em alguns concelhos, e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …

"Nova era". Turquia manda delegação ao Egito para normalizar relações

Uma delegação turca vai deslocar-se em maio ao Egito para encontros que visarão a "normalização" das relações entre os dois países, degradadas após vários anos de tensão. "Na sequência do convite dirigido pelo Egito à Turquia, …

Estão a chegar poemas às caixas de correio. A ideia é combater a solidão

“Palavras Vizinhas” é um projeto que pretende contribuir para o combate à solidão e desenvolvimento do sentido de comunidade, através da poesia. Os envelopes sem remetente nem destinatário trazem poemas manuscritos lá dentro. Tudo começou quando …

Ministra da Cultura francesa promete reabertura de Notre-Dame em 2024

A catedral de Notre-Dame, em Paris, vai reabrir em 2024, prometeu, esta quarta-feira, a ministra da Cultura francesa, na véspera de se completarem dois anos desde que um incêndio devastou o mundialmente famoso monumento. A promessa …

“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia. Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é …

"Tirámos Trump de lá". Funcionário da CNN admite que canal quis ajudar Biden a vencer eleições

Um funcionário da CNN falou abertamente com um jornalista disfarçado sobre as motivações políticas que a emissora teve durante a eleição presidencial de 2020. A investigação foi divulgada pela Fox News, que relatou que o funcionário …

Cem mil famílias vão receber 1.300 euros para melhorar conforto térmico de casa

Cerca de 100 mil famílias carenciadas vão receber vouchers no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas casas. Parte do dinheiro da “bazuca europeia” vai destinar-se a melhorar a eficiência energética. O …

Juventude Popular defende que corrupção deve prescrever apenas ao fim de 20 anos

A Juventude Popular (JP) preparou um conjunto de "propostas contra a corrupção" e defende que crimes como corrupção ativa e passiva devem prescrever ao fim de 20 anos. A Juventude Popular (JP) defende que crimes como …

EUA abrem "a cada 10 horas" uma nova investigação contra a China

O Departamento Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos tem mais de duas mil investigações abertas relacionadas com o governo chinês e abre uma nova “a cada 10 horas”, disse o diretor da instituição ao …

São Miguel em Alto Risco a partir das 00h00 de sexta-feira

A ilha de São Miguel, nos Açores, entra oficialmente em situação de Alto Risco de contágio a partir da meia noite desta sexta-feira. A ilha de São Miguel, nos Açores, vai passar para o nível de …