Visita cancelada. Conflito entre Holanda e Turquia alastrou à Dinamarca

venstredk / Flickr

O primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen

O primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen

O primeiro-ministro dinamarquês Lars Løkke Rasmussen propôes este domingo ao seu homólogo turco, Binali Yildirim, que adie a visita à Dinamarca, prevista para este mês, por causa da “escalada” de tensão entre Ancara e a Holanda.

“Essa visita não poderia acontecer abstraindo-se dos atuais ataques por parte da Turquia contra a Holanda. Então, propus ao meu colega turco adiar o nosso encontro“, disse em comunicado o chefe do governo dinamarquês.

O governante disse que, “em tempos normais”, será um prazer receber o primeiro-ministro da Turquia com a qual teve “um diálogo franco e construtivo” a 10 de dezembro em Ancara, mas que “vê com grande preocupação os desenvolvimentos na Turquia“, onde considerou que “os princípios democráticos estão sob forte pressão“.

Segundo Rasmussen, a visita do governante turco poderia ser visto como uma manifestação de “uma visão complacente” da Dinamarca para com os desenvolvimentos políticos na Turquia, “o que está longe de ser o caso”, assegurou.

A participação de ministros turcos em reuniões para promover o voto dos imigrantes turscos em países europeus tem provocado tensão nas últimas semanas entre Ancara e várias capitais europeias.

O objetivo dos governantes da Turquia é que os seus cidadãos na diáspora votem, no referendo de 16 de abril,  “sim” ao reforço dos poderes do presidente do país

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou o governo holandês de um comportamento “nazi e fascista” depois da expulsão de uma ministra turca que pretendia realizar uma reunião política na Holanda, afirmando que a Holanda “vai pagá-las”, exigindo um pedido de desculpas do governo holandês.

Em resposta, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, considerou as palavras do presidente turco totalmente inaceitáveis, lembrando que o povo holandês foi bombardeado pelos nazis durante a II Guerra Mundial, e assegurou que está completamente fora de questão apresentar um pedido de desculpas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E os outros é que são nazis? Estes trucos nunca me enganaram. São matreiros e traiçoeiros, não são fiáveis.
    Nunca poderão fazer parte da UE senão está o caldo entornado de vez. De democratas NADA têm.

RESPONDER

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …