/

Vírus misterioso oriundo da China. OMS pede a hospitais de todo o mundo para se prepararem

7

(dr) Hospital de São João

Hospitais de todo o mundo estão a ser preparados para lidar com um novo grupo de vírus, anunciou esta terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS), que não afasta um cenário de contágio em massa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou esta terça-feira que todos os hospitais do mundo estão a ser preparados para um novo grupo de vírus que já provocou pelo menos um morto na China e mais de 40 casos registados.

“Estamos a preparar-nos para a hipótese de contágios em massa, pelo que estão a ser tomadas medidas de prevenção e controlo de infeções para que todos os hospitais do mundo apliquem as precauções habituais”, disse a diretora interina do departamento de doenças emergentes da OMS, Maria Van Kerkhove.

A especialista admitiu a possibilidade de haver casos de contágio entre humanos, especialmente entre membros da mesma família (embora a possibilidade não tenha sido ainda testada), e enfatizou que o novo coronavírus [grande família viral que causa infeções respiratórias em seres humanos e em animais] é semelhante a outros que surgiram nos últimos anos, como a síndrome respiratória aguda e grave (SARS) ou a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS).

“A experiência com a SARS e a MERS preparou-nos para esta situação, a comunidade global está a tomar medidas preventivas e todos os sistemas estão preparados para serem ativados”, garantiu em conferência de imprensa, esta terça-feira realizada.

O alerta para o novo vírus, que aparentemente teve origem num mercado de peixe da cidade chinesa de Wuhan, tornou-se mais grave quando foi conhecido um primeiro caso fora da China (um tailandês que tinha viajado para aquela cidade).

Ainda assim, a OMS não emitiu nenhum alerta para quem visita a cidade nem estabeleceu qualquer comité de emergência. Dos 41 casos confirmados na China, seis estão em estado grave, mas outros sete já tiveram alta, disse a porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic.

A porta-voz explicou que os laboratórios chineses já sequenciaram o genoma do coronavírus e forneceram os dados à comunidade global de saúde para ajudar a diagnosticar possíveis casos fora do país.

As autoridades de saúde chinesas também estão a vigiar a saúde de mais de 700 pessoas que podem ter estado em contacto com os doentes registados, incluindo funcionários de hospitais e outros centros de saúde, embora nenhum novo caso tenha sido detetado desde 3 de janeiro, exceto o diagnosticado na Tailândia.

Os sintomas do novo coronavírus são, em muitos casos, semelhantes aos de uma constipação, mas podem ser acompanhados de febre e fadiga, tosse seca e dispneia (falta de ar).

ZAP // Lusa

7 Comments

  1. O Coronavirus anda de carona, é já está aqui na Europa, ai Portugal Portugal….. Dá vistos gold a torto e a direito é depois temos cá epidemias

  2. Já oiço falar neste assunto há semanas e o balanço é: 1 morto e 40 registados, em um país que é líder em população por m2 a nível mundial , lá vem o alarmismo para incutir o medo…
    Ou é coisa seria ou então é para fazer mexer provavelmente economia farmacêutica, a ver vamos!

    • Claro, porque as informações oficiais da China são mesmo de fiar!…
      .
      A China não é, nem de perto, o país com mais densidade populacional do mundo!
      Boa parte dos países europeus tem mais habitantes por m2 do que a China – por exemplo: Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália, Reino Unido, Suíça, etc!…

      • Ó que carvalho… até a Suíça deverá ter maior densidade populacional…
        Este gajo sai-se com cada uma. É óbivo que a Albertina não queria dizer “à letra” o que disse. Queria passar a ideia que eles são mais do que as mães (em Português de tasca).

      • Tu também andas a dormir… é que, só por acaso, eu referi a Suíça!…
        “em um país que é líder em população por m2 a nível mundial”
        Não queria dizer mas escreveu e, escreveu asneira!!
        Claro que os chinocas são “mais do que as mães”, mas não tem acesso a informação livre e nem sabem o que se passa!
        Só sabem o que o regime quer que saibam, portanto, antes de “fazer filmes”, convém raciocinar!
        Percebido?

    • “China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena a 33 milhões de pessoas”
      zap.aeiou.pt/china-26a-vitima-mortal-coronavirus-304353

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.