Equipa da OMS diz que vírus já estaria a circular em Wuhan em dezembro de 2019

Roman Pilipey / EPA

A equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que esteve quatro semanas em Wuhan, encontrou sinais de que o vírus já pudesse estar a circular de forma mais ampla na cidade do que se pensava quando o primeiro caso foi detetado, em dezembro de 2019.

Numa entrevista à CNN, Peter Ben Embarek, especialista da OMS e um dos membros da equipa enviada a Wuhan, revela que a evidência recolhida aponta para a possibilidade de, já em dezembro de 2019, circularem na cidade 13 variantes do vírus. “O vírus estava a circular de forma ampla em Wuhan em dezembro, o que é uma nova descoberta”, conclui.

Tendo em conta os dados divulgados de infeção em dezembro de 2019, em Wuhan e nos arredores, Embarek estima que o número de infetados pudesse ser, na altura, muito superior: em dezembro, cerca de 1.000 pessoas já teriam tido a doença.

Numa conferência de imprensa de divulgação dos primeiros resultados realizada na semana passada, Peter Ben Embarek já tinha dito que, além do cluster identificado no mercado, a evidência científica mostra que o vírus também já circulava “fora do mercado”.

“Ainda estamos a trabalhar na hipótese de que [o vírus] poderia ter sido introduzido por uma pessoa infetada e depois propagado para outras pessoas no mercado. Mas também pode ter sido através da introdução de um produto. Entre os produtos mais interessantes estavam animais selvagens congelados de criação. Algumas dessas espécies são conhecidas por serem suscetíveis a estes tipos de vírus”, explicou.

À CNN, acrescenta que, através de amostras genéticas, a equipa conseguiu identificar 13 sequências genéticas diferentes do SARS-CoV-2, que estariam a circular em dezembro. Só que as alterações genéticas do vírus são comuns, pelo que o investigador recusa que daí se possa concluir que o vírus já circulasse, dentro ou fora de Wuhan, antes do final de 2019.

Liang Wannian, responsável da Comissão Nacional de Saúde da China, também adiantou que foram identificadas amostras que apontam para a possibilidade de o vírus já circular noutras regiões, fora de Wuhan antes de o primeiro caso ter sido detetado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …