Equipa da OMS diz que vírus já estaria a circular em Wuhan em dezembro de 2019

Roman Pilipey / EPA

A equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que esteve quatro semanas em Wuhan, encontrou sinais de que o vírus já pudesse estar a circular de forma mais ampla na cidade do que se pensava quando o primeiro caso foi detetado, em dezembro de 2019.

Numa entrevista à CNN, Peter Ben Embarek, especialista da OMS e um dos membros da equipa enviada a Wuhan, revela que a evidência recolhida aponta para a possibilidade de, já em dezembro de 2019, circularem na cidade 13 variantes do vírus. “O vírus estava a circular de forma ampla em Wuhan em dezembro, o que é uma nova descoberta”, conclui.

Tendo em conta os dados divulgados de infeção em dezembro de 2019, em Wuhan e nos arredores, Embarek estima que o número de infetados pudesse ser, na altura, muito superior: em dezembro, cerca de 1.000 pessoas já teriam tido a doença.

Numa conferência de imprensa de divulgação dos primeiros resultados realizada na semana passada, Peter Ben Embarek já tinha dito que, além do cluster identificado no mercado, a evidência científica mostra que o vírus também já circulava “fora do mercado”.

“Ainda estamos a trabalhar na hipótese de que [o vírus] poderia ter sido introduzido por uma pessoa infetada e depois propagado para outras pessoas no mercado. Mas também pode ter sido através da introdução de um produto. Entre os produtos mais interessantes estavam animais selvagens congelados de criação. Algumas dessas espécies são conhecidas por serem suscetíveis a estes tipos de vírus”, explicou.

À CNN, acrescenta que, através de amostras genéticas, a equipa conseguiu identificar 13 sequências genéticas diferentes do SARS-CoV-2, que estariam a circular em dezembro. Só que as alterações genéticas do vírus são comuns, pelo que o investigador recusa que daí se possa concluir que o vírus já circulasse, dentro ou fora de Wuhan, antes do final de 2019.

Liang Wannian, responsável da Comissão Nacional de Saúde da China, também adiantou que foram identificadas amostras que apontam para a possibilidade de o vírus já circular noutras regiões, fora de Wuhan antes de o primeiro caso ter sido detetado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …