Mais uma violação coletiva em Bilbau. Grupo detido por violar uma mulher durante três dias

JSM / APAV

Mais um caso de violação coletiva em Bilbau, no País Basco: três homens, com idades compreendidas entre os 33 e os 36 anos, foram detidos, por suspeitas de terem violado uma mulher durante três dias, num apartamento, no bairro de Atxuri. Um outro homem foi levado para a esquadra, mas acabou libertado.

A mulher de 25 anos, de nacionalidade brasileira, foi convidada para uma festa numa casa, na sexta-feira à noite, onde acabou por ser sequestrada e violada durante três dias, noticiou esta terça-feira o Diário de Notícias.

A vítima, que não conhecia os suspeitos, contou que foi-lhe dada uma bebida quando chegou à referida casa, que deveria conter alguma droga, uma vez que terá perdido a consciência ao fim de pouco tempo.

Entre sexta-feira e domingo, a mulher foi mantida em cativeiro pelos quatro homens e violada, tendo apresentado queixa no Hospital de Basurto, onde foi assistida, depois de ter sido resgata do apartamento por conhecidos da família.

Segundo o El País, a mulher terá conseguido entrar em contacto com o irmão, que vive no Brasil, através do telefone de um dos sequestradores. Terá sido o irmão a estabelecer o contacto com conhecidos que residem em Bilbau, e que acabaram por libertar a mulher.

De acordo com a polícia do País Basco, a mulher terá conseguido sair do cativeiro com o apoio dessas pessoas, depois de prometer não denunciar os agressores. Não terão existido incidentes durante a negociação, mas a vítima diz que se recorda de ver armas de fogo dentro de casa.

Os quatro suspeitos foram detidos por sequestro e agressões sexuais, tendo um deles saído em liberdade.

Em agosto, seis homens, de origem magrebina e com idades entre os 18 e os 36 anos, foram detidos pela polícia basca, acusados da violação em grupo de outra jovem, no Parque Etxebarria, em Bilbau.

Kai Foersterling / EPA

Milhares de pessoas protestaram em várias cidades espanholas contra a sentença do caso “La Manada”

Nesse caso, a jovem tinha marcado através das redes sociais um encontro com apenas um dos homens e, quando viu que se tratava de um grupo, tentou fugir. Um dos indivíduos correu atrás dela e obrigou-a a ir com ele até ao sítio onde estava o resto do grupo.

Quase 150 violações coletivas em Espanha

Desde 2016, registaram-se 147 casos de agressões sexuais ou violação em grupo em Espanha, de acordo com o Geo Violencia Sexual. Nos últimos dois anos, assistiu-se a um aumento brutal destas situações no país: 18 em 2016, 14 em 2017, 60 em 2018 e 55 em 2019 (até à data).

Entretanto, o Ajuntamento de Bilbau já manifestou “máxima condenação” e “profunda indignação” pelo ataque deste fim de semana. Numa declaração conjunta com outras entidades, referiu o seu “mais sincero apoio à mulher vítima de sequestro e agressão”, destacando que o crime envolve “um ataque à integridade física e moral e, consequentemente, uma violação grave e intolerável dos direitos humanos”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nomeiam os magrebinos para levarem os leitores a pensarem que foram magrebinos os agressores desta jovem brasileira? Isso tem nome Racismo.

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …