Vieira prometeu a Rangel a Fundação Benfica em troca da resolução de dívida do filho

(E:D) António Cotrim / Lusa

A Operação Lex investiga, entre outras coisas, uma cunha que o presidente do Benfica terá metido ao juíz Rangel para que este intercedesse a favor do filho, Tiago Vieira.

Segundo o Correio da Manhã, quando Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, o presidente do Benfica terá recorrido a Rui Rangel, juiz desembargador, para que intercedesse por ele.

Em troca, Vieira terá prometido a Rangel cargos remunerados no clube, nomeadamente, a presidência da Fundação Benfica e tornar-se responsável pela universidade a criar pelo clube no Seixal.

De acordo com aquele jornal, as informações foram reveladas através de escutas telefónicas.

No âmbito da Operação Lex, foi preso o advogado Jorge Barroso, que trata das questões ligadas ao imobiliário de Filipe Vieira. A este, juntam-se Santos Martins e o filho, que seriam os testas de ferro de rui Rangel. Uma ex-mulher de Rangel, Rita Figueira, e Octávio Correia, oficial de justiça, que viciava os sorteios no Tribunal da Relação para atribuir determinados processos a Rangel, também foram presos no âmbito da mega-operação conduzida pela Polícia Judiciária.

Luís Filipe Vieira é ou não arguido?

Um comunicado divulgado pela procuradoria-geral da República esclarece que entre as seis pessoas constituídas arguidas estão dois juízes desembargadores – que serão Rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante – e um dirigente desportivo – que, segundo a Lusa, trata-se de Luís Filipe Vieira.

No entanto, o comunicado não divulga qualquer nome e, ao contrário do que tem sido avançado pela imprensa, Luís Filipe Vieira pode não ter sido constituído arguido, segundo a TSF, que diz que esta última informação foi confirmada por fonte oficial do Benfica e pelo advogado do clube.

João Correia, o advogado do clube, confirma que até ao momento Vieira não foi constituído arguido, voltando a lembrar que o presidente do Benfica ainda pode vir a ser.

Por outro lado, o Observador assegura que tem a “informação confirmada por várias fontes” de que Luís Filipe Vieira foi efetivamente constituído arguido e que lhe foi aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

Ainda segundo o mesmo jornal, Luís Filipe Vieira recusou-se a assinar a notificação do mandado de busca judicial assinado por um juiz de instrução criminal que legitimou buscas à sua residência e ao seu gabinete de trabalho e dos restantes documentos judiciais. Mas isso não impede que alguém seja constituído arguido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. E as máscaras continuam a cair! LINDO!
    E não se vai ficar por aqui, muita podridão vai ser posta à luz para todos verem!

    • A simples tentativa de corrupção é punível em Portugal meu caro.
      Só interessaria ao Rangel. No entanto e para haver tantos arguidos e presos é porque alguém deverá ter aceite qualquer coisa.

  2. Se se verificar a veracidade dos factos, Vieira de pedir a demissão de todos os cargos que desempenha no Benfica. Estas situações têm tendência a acontecer quando as pessoas tendem a eternizar-se no poder. Provavelmente, seria saudável para qualquer clube de futebol que os presidentes não pudessem cumprir mais do que dois mandatos consecutivos. Embora isso não resolvesse a possibilidade de ocorrência deste tipo de situações (não confirmadas, refira-se e sublinhe-se), mas talvez o atenuasse. Quanto ao Benfica, se Vieira vier a ser considerado culpado, já começa a ser sina!

  3. Tudo normal!
    .
    Cunhas, favorzinhos, jeitos, amiguinhos, prendinhas, etc… é a cultura do mérito e da transparência “à Portuguesa”
    .
    Não é o clube que melhor representa o sentir do povo Português?! É
    .
    O povo não é maioritariamente – dizem que são 60% – adepto desse clube? É
    .
    Desde que o clube ganhe….. então que s F$%&/()= a razão, o governo e a sensatez e o os políticos podem continuar a ser incompetentes e a escravizarem-nos com impostos – vivendo eles com grandes mordomias, pelas dívidas que contrairam em nosso nome.
    .
    Se por acaso esse políticos até forem do clube então perdoa-se tudo porque “é dos nossos”, dizem eles, eles os adeptos desse clube!
    .
    Pobre povo idiota que se deixa enrolar tão facilmente num manto vermelho cada vez mais sujo.

  4. Isto é simplesmente a descoberta do tal polvo vermelho com tentáculos por tudo que seja poder e segundo os cientistas é altamente venenoso!

  5. “Vieira prometeu a Rangel a Fundação Benfica em troca da resolução de dívida do filho”. “Segundo o Correio da Manhã, quando Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, o presidente do Benfica terá recorrido a Rui Rangel, juiz desembargador, para que intercedesse por ele.” Em que ficamos? Terá ou fez? Parece que, quando om ZAP parece estar a “equlibrar-se” naquilo que eu chamo de “JORNALISMO”, lá vem uma que me faz mudar de ideias. Mais um título para chamar. É pena…

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …