Vieira prometeu a Rangel a Fundação Benfica em troca da resolução de dívida do filho

(E:D) António Cotrim / Lusa

A Operação Lex investiga, entre outras coisas, uma cunha que o presidente do Benfica terá metido ao juíz Rangel para que este intercedesse a favor do filho, Tiago Vieira.

Segundo o Correio da Manhã, quando Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, o presidente do Benfica terá recorrido a Rui Rangel, juiz desembargador, para que intercedesse por ele.

Em troca, Vieira terá prometido a Rangel cargos remunerados no clube, nomeadamente, a presidência da Fundação Benfica e tornar-se responsável pela universidade a criar pelo clube no Seixal.

De acordo com aquele jornal, as informações foram reveladas através de escutas telefónicas.

No âmbito da Operação Lex, foi preso o advogado Jorge Barroso, que trata das questões ligadas ao imobiliário de Filipe Vieira. A este, juntam-se Santos Martins e o filho, que seriam os testas de ferro de rui Rangel. Uma ex-mulher de Rangel, Rita Figueira, e Octávio Correia, oficial de justiça, que viciava os sorteios no Tribunal da Relação para atribuir determinados processos a Rangel, também foram presos no âmbito da mega-operação conduzida pela Polícia Judiciária.

Luís Filipe Vieira é ou não arguido?

Um comunicado divulgado pela procuradoria-geral da República esclarece que entre as seis pessoas constituídas arguidas estão dois juízes desembargadores – que serão Rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante – e um dirigente desportivo – que, segundo a Lusa, trata-se de Luís Filipe Vieira.

No entanto, o comunicado não divulga qualquer nome e, ao contrário do que tem sido avançado pela imprensa, Luís Filipe Vieira pode não ter sido constituído arguido, segundo a TSF, que diz que esta última informação foi confirmada por fonte oficial do Benfica e pelo advogado do clube.

João Correia, o advogado do clube, confirma que até ao momento Vieira não foi constituído arguido, voltando a lembrar que o presidente do Benfica ainda pode vir a ser.

Por outro lado, o Observador assegura que tem a “informação confirmada por várias fontes” de que Luís Filipe Vieira foi efetivamente constituído arguido e que lhe foi aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

Ainda segundo o mesmo jornal, Luís Filipe Vieira recusou-se a assinar a notificação do mandado de busca judicial assinado por um juiz de instrução criminal que legitimou buscas à sua residência e ao seu gabinete de trabalho e dos restantes documentos judiciais. Mas isso não impede que alguém seja constituído arguido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. E as máscaras continuam a cair! LINDO!
    E não se vai ficar por aqui, muita podridão vai ser posta à luz para todos verem!

    • A simples tentativa de corrupção é punível em Portugal meu caro.
      Só interessaria ao Rangel. No entanto e para haver tantos arguidos e presos é porque alguém deverá ter aceite qualquer coisa.

  2. Se se verificar a veracidade dos factos, Vieira de pedir a demissão de todos os cargos que desempenha no Benfica. Estas situações têm tendência a acontecer quando as pessoas tendem a eternizar-se no poder. Provavelmente, seria saudável para qualquer clube de futebol que os presidentes não pudessem cumprir mais do que dois mandatos consecutivos. Embora isso não resolvesse a possibilidade de ocorrência deste tipo de situações (não confirmadas, refira-se e sublinhe-se), mas talvez o atenuasse. Quanto ao Benfica, se Vieira vier a ser considerado culpado, já começa a ser sina!

  3. Tudo normal!
    .
    Cunhas, favorzinhos, jeitos, amiguinhos, prendinhas, etc… é a cultura do mérito e da transparência “à Portuguesa”
    .
    Não é o clube que melhor representa o sentir do povo Português?! É
    .
    O povo não é maioritariamente – dizem que são 60% – adepto desse clube? É
    .
    Desde que o clube ganhe….. então que s F$%&/()= a razão, o governo e a sensatez e o os políticos podem continuar a ser incompetentes e a escravizarem-nos com impostos – vivendo eles com grandes mordomias, pelas dívidas que contrairam em nosso nome.
    .
    Se por acaso esse políticos até forem do clube então perdoa-se tudo porque “é dos nossos”, dizem eles, eles os adeptos desse clube!
    .
    Pobre povo idiota que se deixa enrolar tão facilmente num manto vermelho cada vez mais sujo.

  4. Isto é simplesmente a descoberta do tal polvo vermelho com tentáculos por tudo que seja poder e segundo os cientistas é altamente venenoso!

  5. “Vieira prometeu a Rangel a Fundação Benfica em troca da resolução de dívida do filho”. “Segundo o Correio da Manhã, quando Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, o presidente do Benfica terá recorrido a Rui Rangel, juiz desembargador, para que intercedesse por ele.” Em que ficamos? Terá ou fez? Parece que, quando om ZAP parece estar a “equlibrar-se” naquilo que eu chamo de “JORNALISMO”, lá vem uma que me faz mudar de ideias. Mais um título para chamar. É pena…

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …