Vieira prometeu a Rangel a Fundação Benfica em troca da resolução de dívida do filho

(E:D) António Cotrim / Lusa

A Operação Lex investiga, entre outras coisas, uma cunha que o presidente do Benfica terá metido ao juíz Rangel para que este intercedesse a favor do filho, Tiago Vieira.

Segundo o Correio da Manhã, quando Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, o presidente do Benfica terá recorrido a Rui Rangel, juiz desembargador, para que intercedesse por ele.

Em troca, Vieira terá prometido a Rangel cargos remunerados no clube, nomeadamente, a presidência da Fundação Benfica e tornar-se responsável pela universidade a criar pelo clube no Seixal.

De acordo com aquele jornal, as informações foram reveladas através de escutas telefónicas.

No âmbito da Operação Lex, foi preso o advogado Jorge Barroso, que trata das questões ligadas ao imobiliário de Filipe Vieira. A este, juntam-se Santos Martins e o filho, que seriam os testas de ferro de rui Rangel. Uma ex-mulher de Rangel, Rita Figueira, e Octávio Correia, oficial de justiça, que viciava os sorteios no Tribunal da Relação para atribuir determinados processos a Rangel, também foram presos no âmbito da mega-operação conduzida pela Polícia Judiciária.

Luís Filipe Vieira é ou não arguido?

Um comunicado divulgado pela procuradoria-geral da República esclarece que entre as seis pessoas constituídas arguidas estão dois juízes desembargadores – que serão Rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante – e um dirigente desportivo – que, segundo a Lusa, trata-se de Luís Filipe Vieira.

No entanto, o comunicado não divulga qualquer nome e, ao contrário do que tem sido avançado pela imprensa, Luís Filipe Vieira pode não ter sido constituído arguido, segundo a TSF, que diz que esta última informação foi confirmada por fonte oficial do Benfica e pelo advogado do clube.

João Correia, o advogado do clube, confirma que até ao momento Vieira não foi constituído arguido, voltando a lembrar que o presidente do Benfica ainda pode vir a ser.

Por outro lado, o Observador assegura que tem a “informação confirmada por várias fontes” de que Luís Filipe Vieira foi efetivamente constituído arguido e que lhe foi aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

Ainda segundo o mesmo jornal, Luís Filipe Vieira recusou-se a assinar a notificação do mandado de busca judicial assinado por um juiz de instrução criminal que legitimou buscas à sua residência e ao seu gabinete de trabalho e dos restantes documentos judiciais. Mas isso não impede que alguém seja constituído arguido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. E as máscaras continuam a cair! LINDO!
    E não se vai ficar por aqui, muita podridão vai ser posta à luz para todos verem!

    • A simples tentativa de corrupção é punível em Portugal meu caro.
      Só interessaria ao Rangel. No entanto e para haver tantos arguidos e presos é porque alguém deverá ter aceite qualquer coisa.

  2. Se se verificar a veracidade dos factos, Vieira de pedir a demissão de todos os cargos que desempenha no Benfica. Estas situações têm tendência a acontecer quando as pessoas tendem a eternizar-se no poder. Provavelmente, seria saudável para qualquer clube de futebol que os presidentes não pudessem cumprir mais do que dois mandatos consecutivos. Embora isso não resolvesse a possibilidade de ocorrência deste tipo de situações (não confirmadas, refira-se e sublinhe-se), mas talvez o atenuasse. Quanto ao Benfica, se Vieira vier a ser considerado culpado, já começa a ser sina!

  3. Tudo normal!
    .
    Cunhas, favorzinhos, jeitos, amiguinhos, prendinhas, etc… é a cultura do mérito e da transparência “à Portuguesa”
    .
    Não é o clube que melhor representa o sentir do povo Português?! É
    .
    O povo não é maioritariamente – dizem que são 60% – adepto desse clube? É
    .
    Desde que o clube ganhe….. então que s F$%&/()= a razão, o governo e a sensatez e o os políticos podem continuar a ser incompetentes e a escravizarem-nos com impostos – vivendo eles com grandes mordomias, pelas dívidas que contrairam em nosso nome.
    .
    Se por acaso esse políticos até forem do clube então perdoa-se tudo porque “é dos nossos”, dizem eles, eles os adeptos desse clube!
    .
    Pobre povo idiota que se deixa enrolar tão facilmente num manto vermelho cada vez mais sujo.

  4. Isto é simplesmente a descoberta do tal polvo vermelho com tentáculos por tudo que seja poder e segundo os cientistas é altamente venenoso!

  5. “Vieira prometeu a Rangel a Fundação Benfica em troca da resolução de dívida do filho”. “Segundo o Correio da Manhã, quando Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, o presidente do Benfica terá recorrido a Rui Rangel, juiz desembargador, para que intercedesse por ele.” Em que ficamos? Terá ou fez? Parece que, quando om ZAP parece estar a “equlibrar-se” naquilo que eu chamo de “JORNALISMO”, lá vem uma que me faz mudar de ideias. Mais um título para chamar. É pena…

RESPONDER

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …