Vieira prometeu a Rangel a Fundação Benfica em troca da resolução de dívida do filho

(E:D) António Cotrim / Lusa

A Operação Lex investiga, entre outras coisas, uma cunha que o presidente do Benfica terá metido ao juíz Rangel para que este intercedesse a favor do filho, Tiago Vieira.

Segundo o Correio da Manhã, quando Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, o presidente do Benfica terá recorrido a Rui Rangel, juiz desembargador, para que intercedesse por ele.

Em troca, Vieira terá prometido a Rangel cargos remunerados no clube, nomeadamente, a presidência da Fundação Benfica e tornar-se responsável pela universidade a criar pelo clube no Seixal.

De acordo com aquele jornal, as informações foram reveladas através de escutas telefónicas.

No âmbito da Operação Lex, foi preso o advogado Jorge Barroso, que trata das questões ligadas ao imobiliário de Filipe Vieira. A este, juntam-se Santos Martins e o filho, que seriam os testas de ferro de rui Rangel. Uma ex-mulher de Rangel, Rita Figueira, e Octávio Correia, oficial de justiça, que viciava os sorteios no Tribunal da Relação para atribuir determinados processos a Rangel, também foram presos no âmbito da mega-operação conduzida pela Polícia Judiciária.

Luís Filipe Vieira é ou não arguido?

Um comunicado divulgado pela procuradoria-geral da República esclarece que entre as seis pessoas constituídas arguidas estão dois juízes desembargadores – que serão Rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante – e um dirigente desportivo – que, segundo a Lusa, trata-se de Luís Filipe Vieira.

No entanto, o comunicado não divulga qualquer nome e, ao contrário do que tem sido avançado pela imprensa, Luís Filipe Vieira pode não ter sido constituído arguido, segundo a TSF, que diz que esta última informação foi confirmada por fonte oficial do Benfica e pelo advogado do clube.

João Correia, o advogado do clube, confirma que até ao momento Vieira não foi constituído arguido, voltando a lembrar que o presidente do Benfica ainda pode vir a ser.

Por outro lado, o Observador assegura que tem a “informação confirmada por várias fontes” de que Luís Filipe Vieira foi efetivamente constituído arguido e que lhe foi aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

Ainda segundo o mesmo jornal, Luís Filipe Vieira recusou-se a assinar a notificação do mandado de busca judicial assinado por um juiz de instrução criminal que legitimou buscas à sua residência e ao seu gabinete de trabalho e dos restantes documentos judiciais. Mas isso não impede que alguém seja constituído arguido.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. E as máscaras continuam a cair! LINDO!
    E não se vai ficar por aqui, muita podridão vai ser posta à luz para todos verem!

  2. Para os lados da Luz….. Para todos os lados….. isto é como a politica, não há inocentes… vamos a ver quem vai ser condenado

  3. O artigo refere que L.F. Vieira fez um pedido/proposta ao juiz, mas o que eu gostaria mesmo de saber é se este a aceitou ou não.

    • A simples tentativa de corrupção é punível em Portugal meu caro.
      Só interessaria ao Rangel. No entanto e para haver tantos arguidos e presos é porque alguém deverá ter aceite qualquer coisa.

  4. Se se verificar a veracidade dos factos, Vieira de pedir a demissão de todos os cargos que desempenha no Benfica. Estas situações têm tendência a acontecer quando as pessoas tendem a eternizar-se no poder. Provavelmente, seria saudável para qualquer clube de futebol que os presidentes não pudessem cumprir mais do que dois mandatos consecutivos. Embora isso não resolvesse a possibilidade de ocorrência deste tipo de situações (não confirmadas, refira-se e sublinhe-se), mas talvez o atenuasse. Quanto ao Benfica, se Vieira vier a ser considerado culpado, já começa a ser sina!

  5. Tudo normal!
    .
    Cunhas, favorzinhos, jeitos, amiguinhos, prendinhas, etc… é a cultura do mérito e da transparência “à Portuguesa”
    .
    Não é o clube que melhor representa o sentir do povo Português?! É
    .
    O povo não é maioritariamente – dizem que são 60% – adepto desse clube? É
    .
    Desde que o clube ganhe….. então que s F$%&/()= a razão, o governo e a sensatez e o os políticos podem continuar a ser incompetentes e a escravizarem-nos com impostos – vivendo eles com grandes mordomias, pelas dívidas que contrairam em nosso nome.
    .
    Se por acaso esse políticos até forem do clube então perdoa-se tudo porque “é dos nossos”, dizem eles, eles os adeptos desse clube!
    .
    Pobre povo idiota que se deixa enrolar tão facilmente num manto vermelho cada vez mais sujo.

  6. Isto é simplesmente a descoberta do tal polvo vermelho com tentáculos por tudo que seja poder e segundo os cientistas é altamente venenoso!

  7. “Vieira prometeu a Rangel a Fundação Benfica em troca da resolução de dívida do filho”. “Segundo o Correio da Manhã, quando Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra, o presidente do Benfica terá recorrido a Rui Rangel, juiz desembargador, para que intercedesse por ele.” Em que ficamos? Terá ou fez? Parece que, quando om ZAP parece estar a “equlibrar-se” naquilo que eu chamo de “JORNALISMO”, lá vem uma que me faz mudar de ideias. Mais um título para chamar. É pena…

RESPONDER

Jesus responde a Pepe por causa da expulsão de Eustáquio: "Grande moral"

O treinador encarnado recuou, esta sexta-feira, na opinião sobre o lance que ditou a expulsão de Eustáquio no confronto com o Paços de Ferreira, e foi curto na resposta às palavras de Pepe sobre as …

França aprova lei que reforça proteção de menores contra violência sexual

O Parlamento francês aprovou na quinta-feira, por unanimidade, uma lei que reforça a proteção de menores contra a violência sexual cometida por adultos, estabelecendo um limite de idade para o consentimento em 15 anos, e …

Eduardo Cabrita diz que SIRESP vai continuar a funcionar após 30 de junho

O ministro da Administração Interna disse esta sexta-feira que a rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, vai continuar a funcionar, após 30 de junho, segundo um modelo que "o Governo tem neste momento …

Eis os segredos de Taiwan, que "passou ao lado" da covid-19 sem confinar

Um novo estudo procurou perceber os segredos para o sucesso de Taiwan a combater a pandemia de covid-19. O país nunca chegou a confinar. Taiwan foi amplamente aplaudido pela sua gestão da pandemia, com uma das …

Paquistão. Protestos violentos levam governo a ordenar bloqueio das redes sociais

O Governo do Paquistão ordenou o bloqueio temporário das redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas esta sexta-feira, após vários dias de protestos violentos contra a França, avançou a agência AFP. Numa notificação enviada à Autoridade …

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'. Telma alcançou o seu sexto título …

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …