Vidas inventadas e treinos de como pedir um BigMac. O grupo de espiões russos que fingiam ser americanos

Muito antes das preocupações com ataques eleitorais e esquemas de notícias falsas, o FBI em Nova Iorque estava a rastrear um tipo muito diferente de operação de espionagem: espiões russos que viviam disfarçados como americanos normais.

De acordo com o jornal britânico The Independent, entre 2000 e 2010, os agentes do FBI de Nova Iorque rastrearam um grupo de dez espiões russos que fingiam ser habitantes dos Estados Unidos normais numa tentativa de se aproximarem de norte-americanos influentes para, depois, enviar segredos para Moscovo.

Este facto é descrito no documentário da CBS News chamado “The FBI Declassified: The Spies Next Door”, que estreia na próxima terça-feira.

“Quando vêm para os Estados Unidos, estão armados apenas com uma certidão de nascimento”, disse Maria Ricci, agente do FBI, num vídeo promocional para o programa. “Eles têm de construir uma vida aqui.”

Os espiões eram treinados na Rússia, assistiam programas de televisão e filmes norte-americanos e tinham histórias de background inventadas às quais chamavam a sua “lenda”, que os ajudavam a parecer norte-americanos normais e a misturar-se com os restantes habitantes dos Estados Unidos.

De acordo com o FBI, os espiões russos viviam em locais que iam desde os subúrbios de Nova Iorque e Nova Jérsia até Cambridge, Massachusetts e Washington DC.

“Eram oficiais da inteligência russa, treinados, a viver entre americanos, a passar-se por americanos que estavam a ter acesso como americanos”, explicou Alan Kohler, supervisor do FBI, Alan Kohler.

Segundo os agentes, os espiões russos eram treinados ao ponto de pedir um Big Mac no McDonald’s e soar como um norte-americano.

Porém, por trás da sua aparência de normalidade, os agentes do FBI dizem que os espiões estavam regularmente envolvidos em atividades clandestinas e a retransmitir mensagens para Moscovo.

Os russos foram vistos a encontrar-se em locais lotados e a passar dinheiro e outros objetos de valor nas estações ferroviárias. Um russo foi apanhado a desenterrar um esconderijo de dinheiro perto de uma paragem de descanso de uma rodovia fora da cidade de Nova Iorque.

Alguns agentes retransmitem mensagens criptografadas por rádio de ondas curtas, enquanto outros ocultam mensagens secretas em metadados de imagens publicadas na Internet.

À medida que o caso crescia ao longo de uma década, os agentes começaram a monitorizar os seus telemóveis e e-mails, além de plantar microfones secretos e fazer buscas clandestinas nas suas casas.

Em 2010, o grupo foi preso e acusado de conspiração e lavagem de dinheiro, mas não de obtenção de material classificado.

Todos foram repatriados para a Rússia sem julgamento em troca da libertação de quatro agentes de inteligência ocidentais detidos em prisões russas, a maior troca de espiões entre os dois países desde a Guerra Fria.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …