Veterano que angariou milhões para o NHS vai ser ordenado cavaleiro pela Rainha Isabel

Vickie Flores / EPA

O veterano inglês Tom Moore tornou-se um verdadeiro herói nacional

O veterano britânico vai ser ordenado cavaleiro pela Rainha Isabel II, depois dos seus esforços para angariar dinheiro para o serviço nacional de saúde (NHS) para ajudar no combate à pandemia de covid-19.

Tom Moore, veterano da II Guerra Mundial, tornou-se um verdadeiro herói nacional quando, no mês de abril, conseguiu angariar 33 milhões de libras, cerca de 37 milhões de euros, para o serviço nacional de saúde britânico (NHS), ao dar 100 voltas no jardim de sua casa, em Bedfordshire.

O ex-combatente da II Guerra Mundial, que completou recentemente 100 anos de vida, vai agora ser ordenado cavaleiro pela Rainha Isabel II, noticia a BBC, depois de uma indicação especial do primeiro-ministro.

Em comunicado, Boris Johnson afirmou que o centenário, que tinha como objetivo inicial angariar mil libras, “quebrou recordes e inspirou todo o país”, tendo sido “um farol de luz através da névoa do coronavírus”.

“Em nome de todos os que se emocionaram com a sua incrível história, quero muito agradecer-lhe. Tom é um verdadeiro tesouro nacional“, disse ainda Johnson, citado pela emissora britânica.

De acordo com o Diário de Notícias, as doações do povo britânico chegaram aos 33 milhões de libras no dia em que o veterano comemorou 100 anos, tendo recebido algumas honras, como o voo de dois aviões da Royal Air Force e a chegada de 140 mil cartões de aniversário vindos de todo o mundo.

Entretanto, Moore viu o seu nome ser dado a um comboio de alta velocidade, o serviço postal britânico criou um selo especial em sua homenagem e foi nomeado membro honorário da seleção de críquete inglesa.

O veterano era engenheiro civil antes de se ter alistado no Exército britânico durante a II Guerra. Esteve na Índia, no Myanmar e na Indonésia, tendo chegado ao posto de Capitão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …

Ana Gomes doa 31 mil euros que sobraram das Presidenciais para apoiar jornalismo independente

A ex-candidata à Presidência da República informou, esta sexta-feira, que decidiu entregar os donativos que sobraram da campanha à Associação "Continuar para Começar", para promover o jornalismo de investigação independente. Numa carta dirigida aos presidentes da …

Mais 14 mortes e 2595 casos de covid-19. País saiu da zona vermelha

Portugal registou, esta sexta-feira, mais 14 mortes e 2595 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2595 novos …

Madeira não segue passos do continente. Adoção de medidas menos restritivas posta de lado

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, sublinhou que vai manter as medidas atualmente em vigor, "que são analisadas e monitorizadas semanalmente". O presidente do Governo da Madeira disse, esta quinta-feira, que a região …

Uma esplanada em Lisboa.

Economia cresce 15,5% no segundo trimestre. É o maior aumento desde 1978

No segundo trimestre de 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 15,5% quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicada esta sexta-feira. Em termos …

Nova lei do PAEL. PSD considera PS e PCP "descarados", mas os autarcas em causa defendem-se

A nova lei do PAEL permite a munícipios que integrem o programa não cobrar a taxa máxima de IMI, que a adesão exigia. O PSD acusou o PS e PSP, que aprovaram a proposta, de …

Bolsonaro acusa tribunal de cometer crime ao endossar medidas na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reforçou esta quinta-feira os seus ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) ao afirmar que o tribunal “cometeu um crime” ao endossar as medidas sanitárias impostas pelas autoridades locais para …