Veterano que angariou milhões para o NHS vai ser ordenado cavaleiro pela Rainha Isabel

Vickie Flores / EPA

O veterano inglês Tom Moore tornou-se um verdadeiro herói nacional

O veterano britânico vai ser ordenado cavaleiro pela Rainha Isabel II, depois dos seus esforços para angariar dinheiro para o serviço nacional de saúde (NHS) para ajudar no combate à pandemia de covid-19.

Tom Moore, veterano da II Guerra Mundial, tornou-se um verdadeiro herói nacional quando, no mês de abril, conseguiu angariar 33 milhões de libras, cerca de 37 milhões de euros, para o serviço nacional de saúde britânico (NHS), ao dar 100 voltas no jardim de sua casa, em Bedfordshire.

O ex-combatente da II Guerra Mundial, que completou recentemente 100 anos de vida, vai agora ser ordenado cavaleiro pela Rainha Isabel II, noticia a BBC, depois de uma indicação especial do primeiro-ministro.

Em comunicado, Boris Johnson afirmou que o centenário, que tinha como objetivo inicial angariar mil libras, “quebrou recordes e inspirou todo o país”, tendo sido “um farol de luz através da névoa do coronavírus”.

“Em nome de todos os que se emocionaram com a sua incrível história, quero muito agradecer-lhe. Tom é um verdadeiro tesouro nacional“, disse ainda Johnson, citado pela emissora britânica.

De acordo com o Diário de Notícias, as doações do povo britânico chegaram aos 33 milhões de libras no dia em que o veterano comemorou 100 anos, tendo recebido algumas honras, como o voo de dois aviões da Royal Air Force e a chegada de 140 mil cartões de aniversário vindos de todo o mundo.

Entretanto, Moore viu o seu nome ser dado a um comboio de alta velocidade, o serviço postal britânico criou um selo especial em sua homenagem e foi nomeado membro honorário da seleção de críquete inglesa.

O veterano era engenheiro civil antes de se ter alistado no Exército britânico durante a II Guerra. Esteve na Índia, no Myanmar e na Indonésia, tendo chegado ao posto de Capitão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.