Coronavírus. Veterano da II Guerra Mundial angaria 9 milhões a caminhar no seu jardim

Tom Moore

Tom Moore

Tom Moore combateu na Segunda Guerra Mundial e, agora com 99 anos de idade, conseguiu angariar 9 milhões de dólares na luta contra a pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 afeta-nos a todos, um pouco por todo o mundo. E há quem não consiga ficar parado sem fazer nada para ajudar. Esse é o caso de Tom Moore, ex-combatente britânico na II Guerra Mundial que, aos 99 anos de idade, decidiu tentar angariar dinheiro para ajudar no combate do surto.

Perto de completar 100 anos de vida, no dia 30 de abril, o seu objetivo era bastante humilde: angariar 1.250 dólares para o NHS Charities Together, que apoia hospitais, profissionais de saúde e pacientes afetados pelo novo coronavírus no Reino Unido.

Mesmo que tenha de recorrer a um andarilho para caminhar, nada travou Tom. O veterano de guerra propôs o objetivo de dar 100 voltas ao jardim de sua casa, em Bedfordshire, conta o All That’s Interesting.

A iniciativa era emocionante, mas nada fazia prever o sucesso que teve. Em apenas 24 horas, Tom já tinha angariado mais de 1 milhão de dólares e, apenas alguns dias depois, chegou aos 9 milhões de dólares. Ao fazer dez voltas por dia, está perto de chegar às 100 voltas que se tinha predisposto a fazer.

“Quando você pensa para quem é isto tudo – todos aqueles bravos e super médicos e enfermeiros que temos – acho que eles merecem cada centavo, e espero que também consigamos um pouco mais”, disse Moore.

A sua filha, Hannah Ingram-Moore, conta que Tom está em recuperação de uma recente substituição parcial da anca. O veterano andava a fazer exercício diariamente e partiu daí a sugestão da filha para que o pai usasse isso como pretexto para angariar fundos.

Tom era engenheiro civil antes de se alistar no exército britânico durante a II Guerra Mundial. Esteve na Índia, Mianmar e Indonésia, tendo chegado ao posto de Capitão.

“Ele é estoico, bem-humorado, firme como uma rocha e otimista”, revelou a filha. “Ele sempre acredita que amanhã é um dia melhor, que é a sua nova hashtag no Twitter, e é assim que fomos criados”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …