/

Coronavírus. Veterano da II Guerra Mundial angaria 9 milhões a caminhar no seu jardim

Tom Moore

Tom Moore

Tom Moore combateu na Segunda Guerra Mundial e, agora com 99 anos de idade, conseguiu angariar 9 milhões de dólares na luta contra a pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 afeta-nos a todos, um pouco por todo o mundo. E há quem não consiga ficar parado sem fazer nada para ajudar. Esse é o caso de Tom Moore, ex-combatente britânico na II Guerra Mundial que, aos 99 anos de idade, decidiu tentar angariar dinheiro para ajudar no combate do surto.

Perto de completar 100 anos de vida, no dia 30 de abril, o seu objetivo era bastante humilde: angariar 1.250 dólares para o NHS Charities Together, que apoia hospitais, profissionais de saúde e pacientes afetados pelo novo coronavírus no Reino Unido.

Mesmo que tenha de recorrer a um andarilho para caminhar, nada travou Tom. O veterano de guerra propôs o objetivo de dar 100 voltas ao jardim de sua casa, em Bedfordshire, conta o All That’s Interesting.

A iniciativa era emocionante, mas nada fazia prever o sucesso que teve. Em apenas 24 horas, Tom já tinha angariado mais de 1 milhão de dólares e, apenas alguns dias depois, chegou aos 9 milhões de dólares. Ao fazer dez voltas por dia, está perto de chegar às 100 voltas que se tinha predisposto a fazer.

“Quando você pensa para quem é isto tudo – todos aqueles bravos e super médicos e enfermeiros que temos – acho que eles merecem cada centavo, e espero que também consigamos um pouco mais”, disse Moore.

A sua filha, Hannah Ingram-Moore, conta que Tom está em recuperação de uma recente substituição parcial da anca. O veterano andava a fazer exercício diariamente e partiu daí a sugestão da filha para que o pai usasse isso como pretexto para angariar fundos.

Tom era engenheiro civil antes de se alistar no exército britânico durante a II Guerra Mundial. Esteve na Índia, Mianmar e Indonésia, tendo chegado ao posto de Capitão.

“Ele é estoico, bem-humorado, firme como uma rocha e otimista”, revelou a filha. “Ele sempre acredita que amanhã é um dia melhor, que é a sua nova hashtag no Twitter, e é assim que fomos criados”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.