Coronavírus. Veterano da II Guerra Mundial angaria 9 milhões a caminhar no seu jardim

Tom Moore

Tom Moore

Tom Moore combateu na Segunda Guerra Mundial e, agora com 99 anos de idade, conseguiu angariar 9 milhões de dólares na luta contra a pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 afeta-nos a todos, um pouco por todo o mundo. E há quem não consiga ficar parado sem fazer nada para ajudar. Esse é o caso de Tom Moore, ex-combatente britânico na II Guerra Mundial que, aos 99 anos de idade, decidiu tentar angariar dinheiro para ajudar no combate do surto.

Perto de completar 100 anos de vida, no dia 30 de abril, o seu objetivo era bastante humilde: angariar 1.250 dólares para o NHS Charities Together, que apoia hospitais, profissionais de saúde e pacientes afetados pelo novo coronavírus no Reino Unido.

Mesmo que tenha de recorrer a um andarilho para caminhar, nada travou Tom. O veterano de guerra propôs o objetivo de dar 100 voltas ao jardim de sua casa, em Bedfordshire, conta o All That’s Interesting.

A iniciativa era emocionante, mas nada fazia prever o sucesso que teve. Em apenas 24 horas, Tom já tinha angariado mais de 1 milhão de dólares e, apenas alguns dias depois, chegou aos 9 milhões de dólares. Ao fazer dez voltas por dia, está perto de chegar às 100 voltas que se tinha predisposto a fazer.

“Quando você pensa para quem é isto tudo – todos aqueles bravos e super médicos e enfermeiros que temos – acho que eles merecem cada centavo, e espero que também consigamos um pouco mais”, disse Moore.

A sua filha, Hannah Ingram-Moore, conta que Tom está em recuperação de uma recente substituição parcial da anca. O veterano andava a fazer exercício diariamente e partiu daí a sugestão da filha para que o pai usasse isso como pretexto para angariar fundos.

Tom era engenheiro civil antes de se alistar no exército britânico durante a II Guerra Mundial. Esteve na Índia, Mianmar e Indonésia, tendo chegado ao posto de Capitão.

“Ele é estoico, bem-humorado, firme como uma rocha e otimista”, revelou a filha. “Ele sempre acredita que amanhã é um dia melhor, que é a sua nova hashtag no Twitter, e é assim que fomos criados”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …