Coronavírus. Veterano da II Guerra Mundial angaria 9 milhões a caminhar no seu jardim

Tom Moore

Tom Moore

Tom Moore combateu na Segunda Guerra Mundial e, agora com 99 anos de idade, conseguiu angariar 9 milhões de dólares na luta contra a pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 afeta-nos a todos, um pouco por todo o mundo. E há quem não consiga ficar parado sem fazer nada para ajudar. Esse é o caso de Tom Moore, ex-combatente britânico na II Guerra Mundial que, aos 99 anos de idade, decidiu tentar angariar dinheiro para ajudar no combate do surto.

Perto de completar 100 anos de vida, no dia 30 de abril, o seu objetivo era bastante humilde: angariar 1.250 dólares para o NHS Charities Together, que apoia hospitais, profissionais de saúde e pacientes afetados pelo novo coronavírus no Reino Unido.

Mesmo que tenha de recorrer a um andarilho para caminhar, nada travou Tom. O veterano de guerra propôs o objetivo de dar 100 voltas ao jardim de sua casa, em Bedfordshire, conta o All That’s Interesting.

A iniciativa era emocionante, mas nada fazia prever o sucesso que teve. Em apenas 24 horas, Tom já tinha angariado mais de 1 milhão de dólares e, apenas alguns dias depois, chegou aos 9 milhões de dólares. Ao fazer dez voltas por dia, está perto de chegar às 100 voltas que se tinha predisposto a fazer.

“Quando você pensa para quem é isto tudo – todos aqueles bravos e super médicos e enfermeiros que temos – acho que eles merecem cada centavo, e espero que também consigamos um pouco mais”, disse Moore.

A sua filha, Hannah Ingram-Moore, conta que Tom está em recuperação de uma recente substituição parcial da anca. O veterano andava a fazer exercício diariamente e partiu daí a sugestão da filha para que o pai usasse isso como pretexto para angariar fundos.

Tom era engenheiro civil antes de se alistar no exército britânico durante a II Guerra Mundial. Esteve na Índia, Mianmar e Indonésia, tendo chegado ao posto de Capitão.

“Ele é estoico, bem-humorado, firme como uma rocha e otimista”, revelou a filha. “Ele sempre acredita que amanhã é um dia melhor, que é a sua nova hashtag no Twitter, e é assim que fomos criados”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …

Pirâmide Maia foi construída em resposta a uma erupção vulcânica

Uma equipa de arqueólogos que estava a fazer escavações perto da enorme pirâmide Maia no Vale Zapotitán, em El Salvador, descobriu algo impressionante. Os investigadores descobriram que a pirâmide Maia de San Andrés começou a ser …

Inédito: competição vai juntar todas as equipas de dois campeonatos

Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX. Será um "capítulo monumental para o futebol norte-americano", seguindo palavras …